Buscar

CUNHA DE COQUILHAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Paraíba 25/08/2013
Centro Tecnológico
Departamento de Engenharia Mecânica 
Curso de Materiais de Construção Mecânica II turma 2
Gabriel Araújo de Albuquerque Simões 11111123
Cunha de coquilhamento
1.Introdução
Com o crescimento da utilização de ferro fundido, devido as características inerentes a esse material, introdução de elementos de liga, tratamento térmicos e criação do ferro fundido nodular, pode-se utilizar esse material num grande número de aplicações que não se podia antes. Dessa forma, engenheiros têm mais possibilidades de material, podendo escolher melhor aquele com melhores propriedades para determinada utilização.
Assim, torna-se imprescindível um bom conhecimento do material metálico a ser utilizado e, em relação aos ferros fundidos, um ensaio simples de cunha de coquilhamento pode ajudar muito em decisões a respeito do fofo (^_^). A cunha de coquilhamento é um artifício utilizado para verificar a influência da velocidade de resfriamento e do teor de silício em um ferro fundido, utilizando um pequeno corpo de prova.
A partir do simples ensaios comentado, pode-se controlar a tendência à grafitização de um ferro fundido e corrigir em tempo as cargas do forno de fundição, mediante a adição de elementos grafitizantes ou estabilizadores.
 
2.Materiais e Métodos
2.1Materiais
- Forno de fundição;
- Ferro fundido a ser estudado;
- Molde do material a ser utilizado no processo de produção, com o negativo da cunha de coquilhamento;
2.2Métodos
Inicialmente, fundi-se o ferro fundido que se deseja estudar e depois faz-se o vazamento do metal liquido no molde. Após o vazamento e a sequente solidificação do fofo, retira-se o corpo de prova do molde e verifica-se as profundidades de formação do ferro fundido branco, mesclado e cinzento. As dimensões do corpo de prova e do negativo do mesmo no molde variam conforme mostrado na figura 1:
FIGURA 201 DO LIVRO
3.Resultados
Obtém-se depois da cunha de coquilhamento uma "peça" semelhante a essa:
FIGURA 201 DO LIVRO
Os diferentes tipos de ferro fundido obtidos ocorrem, além da influência do silício, pela velocidade de resfriamento. O ferro fundido branco obtém-se com resfriamento rápido dada a baixa espessura da ponta da peça, pois não se dá tempo o suficiente para a decomposição da cementita, de modo que ocorre pouca ou nenhuma formação de grafita. O ferro fundido cinzento origina-se com resfriamento lento, no caso da cunha de coquilhamento, causado pela grande espessura, pois se dá tempo o suficiente para ocorrer a grafitização e até o crescimento dos veios de grafita. O mesclado ocorre pela transição do fofo branco e cinzento.
4.Conclusões
Todos sabem que um sucesso de um ofício vem de bons preparos e estudos. Conhecer os materiais utilizados são de suma importância, o que define suas formas de utilização e até variações que podem ser feitas no material e logo nas suas propriedades.
Dessa maneira, a cunha de coquilhamento para ferros fundidos, além de ser um processo rápido e barato, pode dar informações cruciais a respeito do metal em questão, interferindo assim nos tratamentos seguintes do material. Com a cunha de coquilhamento tem-se um meio rápido e eficiente de controlar a tendência à grafitização de um ferro fundido e corrigir em tempo as cargas do forno de fundição, mediante adição de elementos grafitizantes ou estabilizadores.
5.Bibliografia

Continue navegando