Buscar

TGP FONTES DA NORMA PROCESSUAL 2012

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FONTES DA NORMA PROCESSUAL:
 -Norma jurídica: É um juízo descritivo da conduta permitida, devida ou vedada, como padrão de licitude ou explícita contida no texto da lei;
 - Lei é o meio gráfico indicativo ou narrativo da norma criado para sua fixação em um ordenamento jurídico.
NORMA DE DIREITO PROCESSUAL:
 - Disciplina a imposição da regra jurídica específica e concreta pertinente a determinada situação litigiosa. (Pellegrini Grinover)
 - As normas de direito processual, pela sua característica instrumental, são aquelas que disciplinam a aplicação das normas substanciais(materiais), seja regulando os meios de tornar estas efetivas e ainda as vias adequadas para provocar o seu cumprimento e efetivação.(Frederico Marques)
OBJETO DA NORMA PROCESSUAL:
 - É a disciplina do modo processual de resolver os conflitos e controvérsias mediante a atribuição ao juiz dos poderes necessários para resolvê-los e, às partes, de faculdades e poderes destinados à eficiente defesa de seus direitos, além da correlativa sujeição à autoridade exercida pelo juiz.
CARACTERÍSTICAS DA NORMA PROCESSUAL:
 - Índole Pública;
 - Cunho cogente;
 - Natureza técnica/instrumental
 ÍNDOLE PÚBLICA:
 a) incide sobre a atividade estatal, através da qual se desenvolve a função jurisdicional como conseqüência, a norma processual integra-se no direito público;
 b)A relação jurídica que se estabelece não é uma mera relação de coordenação, mas uma relação de poder e sujeição, predominando sobre os interesses divergentes dos litigantes o interesse público na resolução dos conflitos.
 Cunho cogente:
 - via de regra a incidência da norma processual é imperativa e independe da vontade das partes;
 -existem, contudo, algumas situações nas quais, excepcionalmente, a aplicação da norma processual depende da vontade da parte;(ex. art. 62 e 63, NCPC)
 Natureza técnica/instrumental:
 
 - como conseqüência de sua instrumentalidade ao direito material, as normas processuais apresentam, geralmente, natureza eminentemente técnica;
 - o caráter técnico da norma processual fica subordinado à sua adequação à finalidade geral do processo;
FONTES:
 - Atividade legiferante: 
 *processo legislativo stricto sensu(Art. 22, I, CF; art. 24, XI, art. 125, §1º CF)
 *Convenções e tratados internacionais. Art. 5, LXXVIII, §2º, CF
 *processo normativo do Poder Judiciário(medidas provisórias) *OBS!!! Art. 62, §1º, I, b.
 *processo normativo dos Tribunais(Regimentos Internos. Art. 96,I,a; I, d e inc. II)
 
 - Atividade jurisprudencial dos tribunais:(Jurisprudência: é aquele reiterado pronunciamento dos órgãos jurisdicionais sobre casos idênticos. Há quem conteste a força criadora da decisão judicial, mas a doutrina majoritária a concebe como tal fonte indireta do direito.)
 *súmulas
 *súmulas vinculantes. Ex. SV.nº 3, nº5, nº14, nº21, nº27, 
 - Atividade consuetudinária;
 * uso e costumes
 * praxe forense(Audiências unas)
 - Atividade negocial;
 individual
 coletiva. Ex. normas internas de processo administrativo sindical
 
9
PRINCIPAIS NORMAS PROCESSUAIS:
a) CF
b) Leis Federais: CPC, CPP, CLT, CPPmilitar, JEC
 Leis extravagantes: Lei do MS, ACP, AP.
 c) Constituições Estaduais 
 LOJE
 Regimentos Internos dos Tribunais 
EFICÁCIA DA LEI PROCESSUAL NO ESPAÇO E NO TEMPO
 - Dimensões da norma processual - A norma jurídica processual tem eficácia limitada no espaço e no tempo, ou seja, aplica-se apenas dentro de dado território e por um certo tempo. Caso seja revogada expressamente perde a validade.
 
 - Eficácia da norma processual no espaço - O critério que regula a eficácia espacial das normas de processo é o da territorialidade, que impõe sempre a aplicação da lex fori. No que concerne às leis processuais a aplicação desse princípio justifica-se por uma razão de ordem política e por outra de ordem prática.
 Vigora o princípio da territorialidade: art. 16º do NCPC, e art. 1º do CPP.
 Tal princípio tem correlação com a soberania nacional.
Território brasileiro(curiosidades):
 - o solo(superfície terrestre) e subsolo do DF e estados-membros;
 - águas territoriais;
 - plataforma submarina;
 - espaço aéreo;
 - navios e aeronaves de guerras onde quer que se encontre;
 - os navios mercantes e aeronaves particulares em alto-mar ou no espaço aéreo correspondente;
Excepcionalmente fala-se em princípio da extraterritorialidade:
 - não se admite ao juiz brasileiro aplicar leis PROCESSUAIS estrangeiras;
Eficácia da norma processual no tempo:
 - Nasce com a promulgação, porém somente vigora com a publicação no DO. 
 - Art. 3, LICC / LIDB“Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro.” LEI Nº 12.376/10.
 Aplicação instantânea e imediata da lei processual.
 - Não importando se ela é de natureza penal, civil ou trabalhista.
OBS!!!
 Deve-se observar o ato jurídico perfeito, coisa julgada e o direito adquirido.(art. 6ª, §1,§2,§3 da LICC)
Tipos de revogação de lei processual:
 - ab-rogação: revogação total da lei anterior;
 - revogação: revogação parcial da lei anterior;
Regras gerais para aplicação de lei processual nova:
- Processos encerrados: nenhuma influência;
- Processos em andamento: aplica-se a lei nova no estágio que o processo se encontrar, respeitando os atos praticados;(art. 14, 1.046 NCPC)
-Processos futuros: aplica-se integralmente os dispositivos da lei nova;
Exemplo: Processual Penal FURTO QUALIFICADO. PRELIMINAR DE NULIDADE DO PROCESSO POR FALTA DE DEFENSOR NO INTERROGATÓRIO. REJEIÇÃO. A obrigatoriedade de presença de advogado no interrogatório adveio, em nosso ordenamento jurídico, somente com a vigência da Lei n.º 10.792, de 1º de dezembro de 2003, que alterou a redação, dentre outros dispositivos, do art. 185 do Código de Processo Penal. Como norma de caráter processual , referida lei tem aplicação imediata, alcançando os processos em curso, não tendo, conduto, eficácia retroativa, de modo a desconstituir atos jurídicos perfeitos. (Apelação Crime Nº 70011787264, Oitava Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Marco Antônio Ribeiro de Oliveira, Julgado em 10/08/2005) HABEAS CORPUS. DEFENSOR PÚBLICO. APELAÇÃO. INEXISTÊNCIA DE INTIMAÇÃO PESSOAL. JULGAMENTO ANTERIOR À LEI Nº 7.871/89. LEI PROCESSUAL. IRRETROATIVIDADE. 1. A necessidade de intimação pessoal do defensor público está prevista no § 5º do artigo 5º da Lei nº 1.060/50, com a redação dada pela Lei nº 7.871/89, não sendo de se exigir que os julgamentos anteriores à sua entrada em vigor sejam anulados, já que, tratando-se de lei processual, deverá reger apenas os atos futuros, não havendo que se falar em retroação de lei, ainda que mais benéfica. 2. Ordem denegada. (STJ. HC 200201573241. 6ª Turma. DJ DATA:20/11/2006 PG:00363). 8. DIMENSÕES DA NORMA PROCESSUAL (TEMPO) Questões práticas: eficácia da norma de direito material X eficácia da norma de direito processual HABEAS CORPUS. PENAL E PROCESSO PENAL . LEI Nº 10.259/2001. DELITOS DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO. COMPETÊNCIA. PROCESSOS INICIADOS ANTES DO ADVENTO DA NOVA LEI. DIREITO MATERIAL: RETROATIVIDADE. DIREITO PROCESSUAL: TEMPUS REGIT ACTUM. 1. As normas de direto penal retroagem para beneficiar o réu. As normas de direito processual penal, entretanto, são regidas pelo princípio do tempus regit actum , nos termos do art. 2º do Código de Processo Penal. 2. É entendimento desta Corte Superior, em concordância com o Excelso Pretório, que, iniciado processo penal no Juízo Comum antes do advento da Lei nº 10.259/2001, não há falar em sua redistribuição para o Juizado Especial (art. 25 da Lei nº 10.259/2001 c/c art. 90 da Lei nº 9.099/95). 3. As regras de direito penal da Lei nº 10.259/2001 devem ser observadas nos processos de delitos de menor potencial ofensivo, inclusive naqueles em curso nos Juízos Comuns. 4. Ordem denegada. (STF. HC 200400829787. 6ª
Turma. DJ 16/10/2006, p. 432).
INTERPETRAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL:
“Interpretar é explicar, esclarecer, dar o sentido, atitude ou comportamento; reproduzindo, por suas outras palavras, um pensamento exteriorizado; mostrar o verdadeiro significado de uma expressão, assinalando o que é decisivo para a vida jurídica; extrair da norma tudo o que nela se contém, revelando seu sentido apropriado para a realidade e conducente a uma solução justa, sem conflitar com o direito positivo e com o meio social”(Helena Diniz, 2011)
Processos de interpretação:
 - Quanto aos sujeito:
 - interpretação legislativa: levada a efeito pelo próprio legislador;
 - interpretação judicial: realizada pelos próprios magistrados no momento da atividade jurisdicional. Ex. súmulas;
 - interpretação doutrinária: realizada pelos doutrinadores por meio de livros pareceres, teses, monografias, etc.
 INTEGRAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL
 - é a técnica de colmatar as lacuna da lei. Se há lei ela deve ser interpretada. Se não há, deve o aplicador valer-se da integração. 
 O legislador por mais cuidadoso que seja não tem como prever todas as condutas que venham a ocorrer na sociedade. 
 MEIOS DE INTEGRAÇÃO( art. 4, LICC e art. 140, 141 NCPC)
 - Analogia: aplicação de um princípio jurídico regulador de certo fato a outro fato não regulado mas semelhante ao primeiro(Limongi França, 1996).
 “consiste em aplicar a um caso não previsto diretamente por norma jurídica uma norma prevista para a hipótese distinta, mas semelhante ao caso não contemplado”(Helena Diniz, 2011)
 - Costumes: “é uma norma jurídica sobre determinada relação de fato e resultante de prática diurna e uniforme, que lhe dá força de lei. Ao conjunto de tais regras não escritas chama-se direito consuetudinário”(Carlos Maximiliano, 2010)
 - Princípios gerais do direito: aqueles que compreendem não apenas os princípios decorrentes do próprio ordenamento jurídico, como ainda aqueles que o informam e lhe são preexistentes e transcendentes. Ex. Art. 3º, LICC; 5º, CF, art. 422, CC
Em suma:
 Interpretação e integração comunicam-se funcionalmente e se completam mutuamente para os fins de revelação do direito. Ambas têm caráter criador, no campo jurídico, pondo em contato direto as regras de direito e a vida social e assim extraindo das fontes a norma que regem os casos submetidos a exame.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando