Buscar

Divisão de enxames

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIVISÃO DE ENXAME
- MÉTODO 1
Transporte à colméia populosa para novo ponto, distante pelo menos cinco metros do
local original;
Instale, no local original onde estava à colméia populosa, uma nova caixa;
Transfira da colméia populosa para a nova caixa todos os quadros com cria nova (alvéolos não operculados) e ovos, um ou dois favos com cria madura (alvéolos operculados) e metade dos favos com mel. Complete com quadros contendo cera alveolada, e transfira algumas abelhas nutrizes da colméia populosa para a nova;
Existindo quadros com realeiras, transfira-os para a nova caixa. Isto vai auxiliar o desenvolvimento da nova família.
Feita à divisão, na caixa forte, que foi transferida de lugar, ficarão a rainha as abelhas novas, nutrizes, faxineiras e engenheiras, os quadros com cria madura e quadros com mel. Completando a caixa, coloque os quadros contendo cera alveolada.
A nova colméia receberá todas as abelhas campeiras que, com a ajuda das nutrizes, vão criar nova rainha, aproveitando a existência de realeiras ou, na falta destas, das larvas e ovos.
- MÉTODO 2
Repartir igualmente o número de quadros contendo favos de cria e alimento nas duas colméias, deixando o maior número de ovos (crias abertas) para a colônia que for ficar sem rainha, uma vez que eles serão necessários para a formação de uma nova rainha. As operárias também devem ser divididas e o espaço vazio das caixas deve ser preenchido com quadros com cera alveolada. O enxame que ficar com a rainha deve ser removido para uma distância mínima de 2 m (Fig.).

Continue navegando