Buscar

Execicio 2 Investigação

Prévia do material em texto

1 - O que você entende por investigações “ in situ” ? Qual é a razão de alguns ensaios não serem realizados “ in situ” ?
Ensaios in situ são realizados no local do estudo através de furos de sondagens ou em porções de maciços com porção superior a 1m³. Tem por finalidade determinar a estrutura geológica do maciço, permeabilidade. Os ensaios não realizados in situ, tem por finalidade obter dados mais precisos do que os realizados in situ.
2- Alguns ensaios utilizam métodos indiretos de investigação. Explique em que eles diferem dos métodos diretos (investigação mecânica)?
Métodos diretos compreendem as escavações realizadas com o intuito de prospectar maciços, definindo características como: variações litológicas, estruturas geológicas, feições geotécnicas dos materiais.
Métodos indiretos consistem em ensaios de campo que não alteram as propriedades físicas do material pesquisado, onde se utilizam as feições topográficas, morfológicas e físicas do terreno.
3- Descreva sobre as propriedades físicas das rochas medidas nos métodos:
a) Gravimétrico
Propriedade física: densidade
Princípio: Mede aceleração da gravidade
Este se baseia na determinação da atração gravitacional num ponto na superfície terrestre, o nde é empregado equipamentos chamados gravímetros. Tem por finalidade determinar constantes de densidade em profundidade.
b) Magnetométrico
Propriedade física: Susceptibilidade magnética
Princípio: Determinação de anomalias de materiais ferromagnéticos
Constitui um dos métodos mais versáteis, tanto pela facilidade como rapidez na obtenção dos resultados. Detecta anomalias do campo magnético terrestre, consequência da magnetização diferenciada em subsuperfície, tendo grande aplicação na prospecção mineral.
c) Sísmica de refração
Consiste na instalação de receptores mais afastados da fonte, com vista em captar a onda sísmica refratada, é a onda que se propaga na interfase entre dois meios.
A sísmica de refração costuma ser usada para estudos extremos da subsuperfície: muito profundos ou muito rasos, até 30 metros de profundidade.
A análise da redução de velocidade de propagação da onda em relação à da rocha matriz pode fornecer dados quantitativos sobre a densidade de fraturas do maciço, permitindo uma classificação geomecânica do mesmo.
d).Eletrorresistividade
Dentre as principais propriedades elétricas utilizadas na investigação destaca-se a eletrorresistividade, que diz respeito à dificuldade encontrada pela corrente elétrica para se propagar num meio qualquer.
Os dados podem ser apresentados de várias formas, como perfis, seções e plantas de isovalores de resistividade aparente.
e) Potencial espontâneo e polarização induzida
Estudam a investigação da polarização, que pode ser natural (espontânea) ou induzida. Este último chamado de polarização induzida e útil para prospecção de cobre, chumbo e zinco.
Este método está relacionado as diferenças de potencial provocadas pela circulação de correntes elétricas naturais no subsolo. O mesmo é empregado na determinação das direção e sentido do fluxo dos fluidos subterrâneos.
g) Radar de penetração no solo
O GPR é um método geofísico de mapeamento da subsuperfície que utiliza pulsos elétricos para gerar ondas eletromagnéticas, na faixa de VHF/UHF, que são irradiadas por uma antena emissora transportada na superfície.
As ondas refletidas e difratadas são recebidas por uma antena receptora localizada na superfície do terreno.
Uma série de medidas é realizada ao longo de uma linha e, quando plotadas lado a lado em um
gráfico tempo vs.distância , fornecem uma imagem de alta resolução das estruturas em subsuperfície.
h)Sísmica de reflexão
Baseia-se na captação das ondas que incidem sobre um refletor em subsuperfície com inclinação menor que o ângulo crítico. Tais ondas são chamadas de reflexões subcríticas.
i) Tomografia sísmica
A tomografia sísmica consiste em obter imagens do interior da Terra. Os tempos de chegada de diferentes tipos de ondas sísmicas são medidos nos simogramas e de seguida utilizados para determinar variações na velocidade de propagação das ondas no interior da Terra.
4-Um levantamento geofísico utilizando sonar foi utilizado para registrar a profundidade de um lago. Sabendo que o tempo registrado no sensor foi 400ms, determine qual é a profundidade no local Em que foi feito o registro.
T=400=0,4
V=D/T 1500=D/0,4 M=600000 M=600/2 M=300m

Continue navegando