Buscar

Extended Abstratc - Máquinas Síncronas e Assíncronas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Extended Abstract: Máquinas Síncronas e Assíncronas
	
	Silas Martins de Souza
Universidade Estácio de Sá Avenida Presidente Vargas 2560
silas.martins18@gmail.com
	
Abstract - Electric motors are the types most used engines in the industry because of the ease of transport and cleaning, commando simplicity, simple construction, adaptation versatility loads, not polluting and low cost of electricity. Approximately 80% of the electricity consumed by industry is used by electric motors motors in mechanical power generation.
Index Terms – Electric motors, AC motors, synchronous motosr, asynchronous motosr.
Resumo - Os motores elétricos são os tipos motores mais utilizado na indústria devido à facilidade de transporte e limpeza, simplicidade de commando, construção simples, versatilidade de adaptação a cargas, não ser poluente e ao baixo custo da energia elétrica. Aproximadamente 80% da energia elétrica consumida pelas indústrias é utilizada pelos motores motores elétricos na geração de energia mecânica.
Palavras Chaves – Máquinas elétricas, motores AC motores síncronos, motores assíncronos.
Introdução Às Máquinas Elétricas
Um motor elétrico é um dispositivo destinado a converter energia elétrica em energia mecânica, onde tal energia é utilizada principalmente no acionamento de sistemas mecânicos. É o tipo de motor mais utilizado na indústria devido à facilidade de transporte e limpeza, simplicidade de commando, construção simples, versatilidade de adaptação a cargas, não ser poluente e ao baixo custo da energia elétrica. Aproximadamente 80% da energia elétrica consumida pelas indústrias é utilizada pelos motores motores elétricos na geração de energia mecânica.
I. Aspectos Construtivos
CARCAÇA: É a estrutura de suporte do conjunto de construção robusta feito de ferro fundido, aço ou alumínio e tem como funções apoiar e proteger o motor, alojar o pacote de chamas e o enrolamento do estator.
ESTATOR: É a parte fixa da máquina, montada em volta do rotor de forma que o mesmo gire em seu interior. É constituído por um pacote laminado de chapas de aço-silício de alta qualidade, com ranhuras para alojar o enrolamento do estator que, através de uma correnta alternada, atua na formação de um campo magnético girante.
ROTOR: É a parte móvel do motor, possui um pacote de laminas de um material ferromagnético que envolve um enrolamento designado enrolamento de campo que tem como função produzir um campo magnético constantepara interagir com o campo produzido pelo estator.
Os motores elétricos mais comuns são os motores de corrente continua e os motores de corrente alternada.
II. Motores de Corrente Contínua
Necessitam de uma fonte de corrente continua para o seu funcionamento. Utilizam um circuito retificador para converter a corrente alternada, fornecida pela concessionária de energia elétrica, em corrente continua. 
III. Motores de Corrente Alternada
São motores alimentados por uma fonte de corrente alternada. São os mais utilizados porque a distribuição da energia elétrica aos equipamentes é feita normalmente em corrente alternada.
Os motores de corrente alternada, objeto deste trabalho, se subdivide basicamente em dois tipos: motores síncronos e assíncronos.
Máquinas Síncronas
São máquinas elétricas cuja rotação é proporcional a frequência de sua alimentação elétrica. 
I. Princípio de Funcionamento
 Nas máquinas síncronas, como o campo magnético do rotor é independente do campo magnético do estator, quando o campo magnético proveniente do rotor tenta um alinhamento com o campo magnético proveniente do estator, o rotor adquire velocidade proporcional à frequência de alimentação do estator e acompanha o campo magnético girante estabelecido no estator. A variação da carga não afeta a velocidade mas se a carga ultrapassar os limites nominais do motor, este para definitivamente. 
II. Tipos de Máquinas Síncronas
Máquina Síncrona Convencional Com Excitatriz Interna 
Máquina Síncrona com Imã Permanente 
Máquina Síncrona de Relutância
III. Aplicações
Devido as suas características construtívas, operações com alto rendimento e adaptabilidade a praticamente todos os tipos de ambientes industriais como siderurgia, petroquímica, geração de energia elétrica, construção civil, dentre outros seguimentos industriais em equipamentos como bombas, compressores, correias transportadoras, escavadeiras dentre outros equipamentos.
Máquinas Assíncronas
São máquinas elétricas de corrente trifásica cujo rotor não é excitado pelo estator e a velocidade não é proporcional à frequência da sua alimentação.
 I. Princípio de Funcionamento
No momento em que os enrolamentos localizados nas ranhuras do estator são sujeitos a uma corrente alternada, surge um campo magnético no estator. Como consequência, surge no rotor uma força eletromotriz induzida devido ao fluxo magnético variável que atravessa o rotor. Esta força eletromotriz gera uma corrente induzida no rotor que tende a opor-se ao fenômeno que deu origem a corrente, criando assim, um movimento giratório no rotor. 
II. Tipos de Máquinas Assíncronas
Máquina Assíncrona Bobinada
Máquina Assíncrona Gaiola de Esquilo
III. Aplicações
 As máquinas assíncronas tem uma larga aplicação tanto na indústria como em uitilizações domésticas, devido a sua robustez, baixo custo, fácil arranque que pode ser realizado mesmo com motores de baixa potência, não produz faíscas e por este notivo, possui um custo de manutenção mais baixo que qualquer outro motor.
Referências
[1] C. Geraldo, Máquinas Elétricas: Teoria e Ensaios. 4. ed. São Paulo: Érica, 2011.
[2] WEG SA. [Online]. Disponível: http://www.weg.net/.
[3] Máquinas Elétricas ESTG-IPL. [Online]. Disponível: www.ufsm.br/conversao/maquinas-sincronas-assincronas.pdf.
[4] Demonstração entre motores síncronos e assíncronos [Online]. Disponível: http://poderdaspontas.blogspot.com.br/2011/09/demonstracao-entre-motores-sincronos-e.html
Sobre o Autor
Silas Martins de Souza é estudante de graduação no curso de engenharia mecânica na Universidade Estácio de Sá. É técnico em automobilística formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e possui Experiência na área de 
 inspeção técnica veicular

Continue navegando