Buscar

Direito Civil II Semana 2 ( Doutrina e Jusrisprudencia )


Continue navegando


Prévia do material em texto

Direito Civil II – Semana 2 
Caso Concreto 1 
(CESPE  TJ-CE  2012  adaptada) Marina comprometeu-se com Carla a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro quando esta terminasse o curso superior. Ao perceber que Carla havia entregue a monografia de conclusão do curso, Marina entregou-lhe o valor prometido. Um mês depois, ela descobriu que Carla ainda não havia terminado o curso. Com base nessa situação hipotética, Marina poderia pedir a restituição do valor? Justifique sua resposta.
R: Trata-se de obrigação condicional Maria poderá pedir a restituição da quantia individualmente paga demonstrando apenas ainda não ter havido o inadimplemento da condição. Art 876° 
Jurisprudência : Obrigação Condicional 
TJ-RS - Recurso Cível 71004940029 RS (TJ-RS)
Ementa: CONSUMIDOR. INDENIZATÓRIA. CONTRATAÇÃO DE PASSEIO TURÍSTICO EM VIAGEM DE LUA DE MEL. PASSEIO NÃO REALIZADO.OBRIGAÇÃO CONDICIONAL, PERFEITAMENTE INFORMADA AOS CONSUMIDORES. AUSENTE A VEROSSIMILHANÇA DO RELATO. DANO MORAL INOCORRENTE. RECURSO PROVIDO. (Recurso Cível Nº 71004940029, Terceira Turma Recursal Cível, Turmas Recursais, Relator: Cleber Augusto Tonial, Julgado em 27/11/2014).
Doutrina: “ São condicionais as obrigações cujo efeito esta subordinado a um evento futuro incerto”
CARLOS ROBERTO GONÇALVES/Direito Civil Brasileiro 2/ Teoria Geral das Obrigações/ 11° edição/2° tiragem 2014/Editora Saraiva.
Caso Concreto 2 
Considere que no último sábado à noite você foi a um bar com seus amigos para realizar um happy hour. No momento de pagar a conta, voluntariamente, você destinou 10% (dez por cento) de gorjeta ao garçom que lhes atendeu. No entanto, durante a aula de Direito Civil na segunda-feira seguinte, você descobriu que a gorjeta não é devida e não pode ser cobrada. Você, então, pergunta ao seu professor se pode retornar ao bar e pedir ao garçon a restituição dos valores a esse título pagos. O que o seu professor lhe respondeu? Justifique sua resposta explicando a que tipo de obrigação se refere.
Não A gorjeta é considerada uma obrigação natural. Portanto a gorjeta voluntariamente paga não gera direito de restituição. Art 884°
Jurisprudencia: Obrigação Natural TJ-MG –Apelação Civil A 10024120748803301 MG ( TJ MG) 
Ementa: COBRANÇA - HONORÁRIOS - PROFISSIONAL NOMEADO COMO DEFENSOR DATIVO - VALORES DEVIDOS E FIXADOS JUDICIALMENTE - APLICAÇÃO DAS DOUTRINAS DO NÃO-LOCUPLETAMENTO À CUSTA ALHEIA E DA OBRIGAÇÃO NATURAL - MORALIDADE - SENTENÇA MANTIDA. Os valores buscados a título de honorários, referentes aos serviços profissionais prestados pelo advogado como Defensor Dativo, ante a inexistência de Defensor Público local e atendendo à nomeação judicial, são devidos, também por aplicação das doutrinas do não-locupletamento à custa alheia e da obrigação natural, que evoluíram para o princípio da moralidade administrativa
Doutrina:” Assevera Washington de Barros Monteiro que a obrigação natural não constituição relação de direito, mas relação de fato.” 
CARLOS ROBERTO GONÇALVES/Direito Civil Brasileiro 2/ Teoria Geral das Obrigações/ 11° edição/2° tiragem 2014/Editora Saraiva.
Questão Objetiva 1 
(CEPERJ 2012 ? PROCON RJ) No Direito Civil, podem ser classificadas as obrigações sob ótica diversa. Assim, quanto ao modo de execução, elas podem ser consideradas:
Alternativa ( C ) – Cumulativa 
Questão Objetiva 2 
(TRT 20a. Região 2004) No tocante à obrigação natural é correto afirmar que:
Alternativa ( e ) É inexigível, entretanto, depois de validamente cumprida não enseja repetição.