Buscar

Política: Conceitos e Realidade Brasileira

Prévia do material em texto

1-Qual a importância da política na nossa vida? Pq o homem e um ser político (Aristóteles) o homem e um ser que precisa viver em sociedade, por isso tem q seguir normas; a política se interessa pelo que e publico, pelo bem comum.
2- o que e política? É um campo de conhecimento filosófico e cientifico, e ao mesmo tempo um campo de ação prática a respeito da(s): organização coletiva; normas, regras e leis da sociedade; relações de poder; formas e sistemas de governo; relações entre grupos sociais; relações entre povos/países.
3-como e a política no Brasil? No Brasil como em outros países da America latina, de passado colonial, há pouco interesse e participação política por grande parte da sociedade, o que prejudica o desenvolvimento do processo democrático.
4- fale sobre autocracia e totalitarismo: é a antítese da democracia, quando o poder político se concentra no governante, sem a participação da sociedade e das demais instituições. Centralização do poder, controle total do estado, cerceamento das liberdades, impedimento da oposição política e forte ideologia (de direita ou de esquerda).
5-como é o sistema de governo liberalismo? Sistema típico do capitalismo, que privilegia os interesse dos grupos economicamente dominantes, a acumulação privada de capitais, a propriedade privada e a não participação do estado na economia (livre-mercado e privatização de estatais). Embora garanta as liberdades, acentua as desigualdades socioeconômicas.
6-Fale sobre a social-democracia: surge no final do século XIX e no inicio do século XX em alguns países europeus, por partidários do socialismo. Transformação da sociedade capitalista sem revoluções armadas, mas sim através da democracia. O estado deve regular o mercado. No século XX, evolui para o estado do bem-estar social (walfare state).
7- o que e o estado de bem-estar social? Trata-se de uma construção institucional-legal dos países capitalistas, que tem como foco harmonizar os conflitos históricos entre capital e trabalho. O welfare state e tanto defendido quanto criticado na atualidade, por não estar conseguindo assegurar o crescimento econômico com desenvolvimento social.
8-fale sobre democracia: democracia=demos (grego), significa povo. O povo detém o poder soberano. Suas necessidades e interesses devem ser atendidos pelos governantes. Quem elege os governantes e a maioria dos eleitores, o que permite a alternância do poder, governa-se para o bem comum.
9-porque a democracia? É uma forma de governo que se pauta pelo principio do estado de direito; garantia institucional de direitos políticos, civis, sociais e econômicos; universalidade das leis (direitos e deveres); participação política da sociedade; alternância do poder político; liberdades individuais e coletivas; promoção da igualdade e da justiça social; defesa do direito as diversidades.
10-fale sobre cidadania e participação política: cidadania=ação, participação política, luta por direitos por parte da sociedade, responsabilidade quanto aos deveres constitucionais. E, portanto um meio de expressão e afirmação da democracia.
11-De exemplos de formas de expressão da cidadania: no nível individual, o voto, no coletivo, movimentos sociais.
12-o que e ser cidadão? E aquele que possui direitos e deveres reconhecidos pelo estado e pela sociedade; toda ação verdadeiramente cidadã exige, ao mesmo tempo, conhecimento dos direitos e deveres, e luta por sua afirmação.
13-fale sobre o presidencialismo: o presidente da republica acumula os cargos de chefe de estado e chefe de governo, e possui poderes administrativos e decisórios (poder executivo autônomo). Tem poder de veto sobre projetos e leis do legislativo (parlamento). O presidente nomeia ministros e juízes do STF, mas depende do apoio da maioria do poder legislativo (senado e câmara dos deputados). Há muita centralização do poder na pessoa do presidente.
14-o que o parlamentarismo? O parlamento é o órgão máximo das decisões políticas, e reúne os representantes dos partidos políticos, o chefe de governo e o chefe de estado. O chefe de governo tem poderes administrativos, mas as decisões são tomadas pelo parlamento. O chefe de estado pode ser escolhido tanto pelo parlamento quanto pelo povo, representa a nação, mas não tem o poder administrativo.
15- fale sobre a redemocratização e corrupção no poder político: o processo de redemocratização do Brasil e marcado por constantes denúncias publicas de corrupção política, abuso de poder, desvio de dinheiro publico, lavagem de dinheiro, fraudes, vantagens pessoais, impunidade, etc. o poder publico não atua satisfatoriamente no combate a corrupção.
16-corrupção: ameaça a democracia, a sociedade brasileira se indigna, mas pouco se mobiliza. De modo geral, os brasileiros preferem se distanciar da ação política. Isto favorece a manutenção de um sistema corrompido.
17-lei da ficha limpa - lei complementar nº 135/2010: são inelegíveis: ... os que perderam o mandato, os que foram condenados por abuso do poder econômico ou político, pelos crimes contra a economia popular, a fé publica, a administração publica, o patrimônio publico, o mercado financeiro, pelo trafico de entorpecentes e por crimes eleitorais...
18- mas, na inelegibilidade conferida por meio da lei ficha limpa, cabe recurso: a inelegibilidade e o excepcional; a elegibilidade e o ordinário e constitui importante traço facial do espírito das eleições que e a alma filha do estado de direito. Permitir-se sempre a aceitação de decisão, apenas porque colegiada, implica conceder foros de excelência a decisões judiciais que ainda podem ser atacadas. ... inocente é, ate o transito em julgado da sentença condenatória.
19-partido político: instituição formal e legal, aberta a participação voluntaria dos indivíduos (filiados) e que tem como objetivo influenciar ou ocupar o poder político. Possui uma linha ideológica e um programa partidário, que deve ser de domínio publico. No Brasil hoje a 30 partidos registrados no TSE. 
20-comportamento político da sociedade brasileira: pouca consciência coletiva e participação política, desinteresse pelo “bem comum”; modelo atual centrado na consciência individual e na vida privada; proliferação de candidatos, políticos e partidos oportunistas, com plataformas de trabalho superficiais e ilusórias, convincentes para o publico e pouco produtivas para as instituições.
21-comportamentos dos políticos no Brasil: os políticos para ganhar vantagens competitivas nas campanhas, buscam: aliados políticos, apoiadores financeiros e alianças partidárias; conhecer o potencial de votos em cada região; estudar o perfil dos eleitores(necessidades e interesses); acompanhar a situação dos seus concorrentes e enfraquecer os adversários mais fortes; estabelecer um programa de campanha(promessas); construir uma imagem, um slogan e um discurso político(marketing político); utilizar propagandas políticas e canais de divulgação.
22- fale sobre a maquina eleitoral: a propaganda política serve principalmente aos interesses dos partidos e candidatos; o político é um “salvador da pátria”; a propaganda política tende a ser manipuladora e enganosa; as pessoas dificilmente conseguem escolher os governantes sem serem influenciadas.

Continue navegando