Buscar

gestão ambiental 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Gestão Sustentável
Aula 3 – Normas Ambientais 
Profª Renata Mendes
Objetivos da aula:
1. Compreender o fundamento das normas ambientais ;
2. Compreender a regulação do Licenciamento Ambiental;
3. Mapear alguns Programas Nacionais ligados ao Meio Ambiente;
4. Conhecer as políticas ambientais;
5. Identificar órgãos governamentais de controle e fomento. 
Norma Ambiental
- Princípio fundamental: a proteção e o direito à vida, às condições que permitam o equilíbrio ecológico, com garantia à dignidade da pessoa e sadia qualidade de vida.
Norma Ambiental
- aplicação preventiva e corretiva.
Deve se harmonizar com a afirmação da liberdade de iniciativa econômica privada (2)
Objetiva evitar o dano social (1)
O que é dano social?
 - "refere-se ao impacto negativo causado ao bem-estar da coletividade pela degradação do meio ambiente e pela impossibilidade de fruição dos bens ambientais durante o tempo necessário para que a integral restauração ambiental se perfaça, com o retorno à situação em que se encontra antes da ocorrência do fato danoso, de modo que possa voltar a ser fruído por todos" ( Sampaio apud Guimarães, 2006 )
Atividade privada – garantia constitucional 
 -... que deverá visar o desenvolvimento social sustentável que se sobrepõe aos interesses privados do particular.
sobre a iniciativa econômica privada 
Orientador e propulsor: o campo da proteção ao meio ambiente para um desenvolvimento sustentável. (art. 2o da Lei 6938/81)
Meio ambiente: bem de todas as pessoas***
Portanto todas as pessoas*** tem "o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". 
O controle da outorga, da concessão, da permissão e da autorização refletida nas leis ambientais deve ter como parâmetro a vida, o risco ambiental e o interesse econômico que advém do empreendimento.
Deve dosar a intervenção estatal com o objetivo de se permitir um controle não só na implementação do empreendimento, mas de toda a cadeia produtiva.
Licenciamento Ambiental
Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras; ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.(Cartilha de Licenciamento Ambiental – TCU)
Licenciamento Ambiental
- A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão de prévio licenciamento por órgão estadual competente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - Ibama, em caráter supletivo, sem prejuízo de outras licenças exigíveis. (Lei 6.938/81)
Licenciamento Ambiental
Visa a encontrar o convívio equilibrado entre a ação econômica do homem e o meio ambiente onde se insere.
 Busca-se a compatibilidade do desenvolvimento econômico e da livre iniciativa com o meio ambiente, dentro de sua capacidade de regeneração e permanência.
(Cartilha de Licenciamento Ambiental – TCU)
Licenciamento Ambiental
Tipos de licença:
 prévia - atestará a viabilidade ambiental do empreendimento, aprovará sua localização e concepção e definirá as medidas mitigadoras e compensatórias dos impactos negativos do projeto.
 de instalação - verificará se o projeto é compatível com o meio ambiente afetado. Dá validade à estratégia proposta para o trato das questões ambientais durante a fase de construção.
de operação - autoriza o interessado a iniciar suas atividades. Sujeita à renovação.
(Cartilha de Licenciamento Ambiental – TCU)
Licenciamento Ambiental
Não eximem o empreendedor da obtenção de outras autorizações ambientais específicas junto aos órgãos competentes, a depender da natureza do empreendimento e dos recursos ambientais envolvidos. 
(Cartilha de Licenciamento Ambiental – TCU)
Licenciamento Ambiental
E se não cumprir? 
 Não obtém financiamento junto a entidades e órgãos;
 Não consegue incentivos governamentais para o empreendimento;
Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98): Art. 60. Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes:
Pena: detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. 
Programas Nacionais ligados ao Meio Ambiente
Órgãos de controle e fomento
Livre iniciativa x Controle estatal
Ideia do Estado mínimo (atuação indireta)
Intervenção estatal direta: "quando necessário aos imperativos da segurança nacional ou o relevante interesse coletivo, conforme definido em lei" (CF 88 – princípios gerais da atividade econômica)
Órgãos de controle e fomento
Ministério do Meio Ambiente - promover a adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável na formulação e na implementação de políticas públicas, de forma transversal e compartilhada, participativa e democrática, em todos os níveis e instâncias de governo e sociedade.
Órgãos de controle e fomento
Agência Nacional de Águas (ANA) – implementar, em sua esfera de atribuições, a Política Nacional de Recursos Hídricos.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - Proteger o meio ambiente e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, visando promover a qualidade ambiental propícia à vida. 
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – executa ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União. Fomenta e executa programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exerce o poder de polícia ambiental para a proteção das UCs federais.
Falando nisso...
Unidades de conservação: "espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei" (art. 1º, I).
Unidades de Proteção Integral:preserva a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais (não envolve consumo, coleta ou dano aos recursos naturais).
Unidades de Uso Sustentável: compatibiliza a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos, conciliando a presença humana nas áreas protegidas. 
(TRF 5ª - Analista Judiciário/ 2012) Desenvolvimento Sustentável 
(A) envolve iniciativas que concebem o meio ambiente de modo articulado com as questões sociais, tais como: saúde, habitação e educação, e que estimulem uma visão acrítica da população acerca das questões ambientais. 
(B) e crescimento econômico são sinônimos, significando atividades de incentivo ao desenvolvimento do país, seguindo modelos de avanço tecnológico e científico. 
(C) significa crescimento da economia, demonstrado pelo aumento anual do Produto Nacional Bruto (PNB) combinado com melhorias tecnológicas e ganhos sociais relevantes. 
(D) pode ser alcançado somente através de políticas e diretrizes governamentais de estímulo à redução do crescimento populacional do país, tendo em vista que a dinâmica demográfica exerce forte impacto sobre o meio ambiente em geral
e os recursos naturais em particular. 
(E) significa crescimento econômico com utilização dos recursos naturais, porém com respeito ao meio ambiente, à preservação das espécies e à dignidade humana, de modo a garantir a satisfação das necessidades das presentes e futuras gerações. 
(IBAMA - Analista Ambiental/ 2012) 
A efetividade do princípio do desenvolvimento sustentável na gestão ambiental está relacionada à responsabilidade ambiental entre as gerações, mas não à solidariedade perante as necessidades das gerações futuras, pois a livre iniciativa de mercado orienta a ordem econômica brasileira.
Certo ou Errado?
Estudo dirigido: legislação ambiental 
- Política Nacional do Meio Ambiente (6938/81)
Política Nacional de Recursos Hídricos (9433/97)
Política Nacional de Educação Ambiental (9795/99)
 Lei de Crimes Ambientais (9605/98)
 Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (9985/2000)
1- termos principais, 
2 – definições 
3 - em quais casos será aplicada a legislação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando