Buscar

Questionário TGE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário TGE
Apresente uma definição para TGE (Teoria Geral do Estado)
É a disciplina que estuda os fenômenos do Estado, compreendendo-se no seu âmbito tudo que considera existindo no Estado ou sobre ele influindo.
Apresente uma definição para Ciência Política
É o ramo das ciências sociais e trata-se de um método metodologicamente enquadrado que estuda as estruturas, relações e dinâmicas entre pessoas ou entes, dentro de um contexto político.
Com base nas definições anteriores apresente as diferenciações entre a TGE e a Ciência Política
A Ciência Política estuda as ações políticas do Estado, já a TGE é uma teoria já existente formada do Estado. 
Existem três características predominantes para que um agrupamento humano possa ser reconhecido como uma sociedade. Quais são elas? Explique cada uma
São elas: a organização, a finalidade social e o poder social. 
Para que exista a organização são atos realizados para a existência da ação harmônica dos membros da sociedade. E para que isso aconteça a organização subdivide-se em três: 
A reiteração onde os indivíduos devem se manifestar como conjunto reiteradamente;
A ordem é onde os atos praticados isoladamente formam um conjunto harmônico, compreendendo as leis que se referem ao agir humano; 
A adequação é gerada através da liberdade de manifestação e expansão de cada membro da sociedade se adequando ao bem comum. 
A finalidade social é o bem comum em que as condições de vida social consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana e permitam a cada homem e grupo social a realização de seus respectivos fins particulares. 
O poder social são as normas de conduta expressas como um fenômeno social, ele é bilateral, havendo sempre uma ideia que predomina. 
Três teorias que embasam a vida política em sociedade. Cite-as exemplificando.
São elas: Teoria Monística ou Estatismo Jurídico, Teoria Dualista / Pluralista e Teoria do Paralelismo
Teoria Monística ou Estatismo Jurídico: defendia que o Estado e o Direito confundem-se em uma só realidade. 
Teoria Dualista / Pluralista: defendia que o Estado e o Direito são organismos distintos, inconfundíveis e independentes um do outro. 
Teoria do Paralelismo: defendia que apesar de o Estado e o Direito serem realidades distintas, eles eram interdependentes entre si. 
Quais são os elementos constitutivos do Estado? Cite-os explicando cada um. 
São eles: o território, que é a base física, o âmbito geográfico da nação, onde vai sua jurisdição; a soberania, que é o poder de organizar-se juridicamente e de fazer valer dentro de seu território a universalidade de suas decisões nos limites dos fins éticos de convivência; e povo, que é um conjunto dos indivíduos que se unem para constituir o Estado, 
Trace a diferença entre povo e cidadão.
Cidadão inclui tanto o nato como o naturalizado, já o povo somente o que é nato. A cidadania acompanha o cidadão por onde quer que ele vá (mesmo fora do território nacional) já o fato de ser povo não, para ser povo é preciso estar no território do Estado. 
Porque se diz que: ESTADO SEM TERRITÓRIO NÃO É ESTADO? Explique.
Porque o território é a base física onde ocorre a validade da ordem jurídica do Estado, ou seja, o Estado precisa de uma área onde faça cumprir suas leis, então é preciso esse território delimitando tal área. 
O território, sobre o qual se estende poder de jurisdição do Estado, representa-se como uma grandeza a três dimensões: o supra - solo, o subsolo, e o mar territorial. Explique cada uma dessas dimensões.
O supra-solo é o que está ilimitadamente acima do solo “usque ad sidera” (até o céu), o subsolo é o que está ilimitadamente abaixo do solo “usque ad ínferos” (até o inferno), e o mar territorial que são as águas que banham as costas brasileiras, no limite atual de 200 milhas marítimas.
Qual a diferença entre limite e fronteira?
A diferença mais clara é que o limite contém no mapa, é onde está delimitado a divisão é imaginário, não é possível vê-la estando lá onde ela constaria. A fronteira é o espaço onde existiria a linha, onde é possível ver a coisa do outro lado. Como estar no Estado brasileiro e conseguir ver a Bolívia, a fronteira.

Outros materiais