Buscar

PROVA DE CIENCIAS POLITICAS RESPONDIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA RESPOSTAS
Questão 1
O objeto da ciência política é a sociedade política organizada, porque? Explique.
Por que é uma ciência que visa o estudo dos fenómenos políticos, que são os acontecimentos, a manutenção, e o exercício do Poder Político. Os Partidos Políticos, o Poder Político, logo são um objeto de estudo desta ciência. E como objeto abstrato temos o Estado, relacionando-se com as outras ciências relacionadas ao homem; sociologia, História, Economia, Filosofia, Geografia, Direito. 
Questão 2
Sociedade é o conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Ou seja, a sociedade abrange os diversos grupos parciais que se formam em seu interior, como a família, as igrejas, os clubes. Os elementos necessários para que um grupo de pessoas possa ser reconhecido como sociedade são: a) ter uma finalidade social comum; b) manifestarem-se ordenadamente, em conjunto; e c) existir um poder social. Comente a afirmativa elencando quais as teorias que sustentam o nascimento e a manutenção da sociedade
I - Teoria da Sociedade Natural – É a que tem maior número de adeptos e a que exerce maior influência na vida concreta do Estado sem, contudo, excluir a participação da consciência e da vontade humana. 
II - Teoria Contratualista, que sustenta que a sociedade é tão-somente o produto de um acordo de vontades, um contrato hipotético celebrado entre os homens, onde estes transferem mutuamente direitos, que é cumprido por temor ao castigo imposto pelas normas. 
As duas correntes de pensamento explicam a vida do Homem em sociedade: a) a naturalista, que sustenta a existência de uma sociedade natural, isto é, há uma exigência da própria natureza do Homem, que o impele a viver de forma gregária, junto a seus semelhantes; e b) a contratualista que defende a posição de que o Homem vive em sociedade por vontade própria, isto é, mediante um ato consciente de vontade (um contrato).
Questão 3
Analise as afirmativas e marque a resposta INCORRETA.
a) O liberalismo na vida econômica teve por consequência o exacerbamento da livre concorrência, o que gerou a exploração da maioria, economicamente mais fraca, por uma minoria capitalista mais forte.
b) A teoria monística considera que Estado e Direito são uma única unidade, coincidindo plenamente os conceitos. A teoria dualística considera que Estado e Direito são duas realidades completamente distintas, sem relação um com o outro.
c) No Estado Antigo, a vida social e política era completamente dominada pela religião. Assim, o poder dos governantes era outorgado por uma ou mais divindades, razão pela qual o Estado antigo é denominado, também de Estado Teocrático (do grego theos = deus + kratia = domínio, poder).
d) As principais características do Estado Romano eram: a) base familiar da organização; b) sociedade política organizada, inicialmente, segundo o modelo da cidade/Estado; c) domínio sobre pequena extensão territorial; e as principais características do Estado Medieval eram: a) base religiosa cristã (cristianismo); b) inexistência de feudos (feudalismo); e c) invasões dos bárbaros.
Questão 4
Analise as afirmativas abaixo
I) No Estado Romano, a autoridade do pater família era absoluta: pontífice, censor dos costumes, juiz e senhor, com poder de vida e morte sobre todos os componentes do grupo. Um agrupamento de famílias constitui uma unidade ampla, uma gens, cujos membros estão politicamente unidos sob a autoridade do pater gentis.
II) A estrutura social Romana, reunida em famila e, depois nas gens, depois na cúria, depois na tribu e depois na civitas, não permitia a interação com a plebe, que era formada por elementos provenientes de outrem, desgarrados das famílias, ou até mesmo de patrícios decaidos, os quais não tinham família, nem pátria, nem religião.
III) A concepção de Estado para Santo Agostinho é de que ele deveria servir essencialmente para prevenir e reprimir os erros, as injustiças e os crimes. Ciente de que Deus não servia para a base da organização social, uma vez que a maioria dos homens tenderia ao pecado, e que a graça divina era inadequada à estruturação da vida social. Tal pensamento é compatível com a teoria do direito divino providencial.
IV) O feudalismo sob o aspecto social é caracterizado pela maneira como é possuída a terra, e do ponto de vista politico pela existência de uma hierarquia de poderes agindo independentemente.
ESTÃO CORRETAS:
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Todas as alternativas estão incorretas.
c) Somente a alternativa III está incorreta.
d) As alternativas II e III estão corretas
Questão 5
A respeito dos elementos do Estado, assinale a opção correta.
a) Povo, território e governo soberano são elementos indissociáveis do Estado.
b) São elementos do Estado o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e o Poder Executivo.
c) Os elementos do Estado podem se dividir em presidencialista ou parlamentarista.
d) A União, o Estado, os Municípios e o Distrito Federal são elementos do Estado brasileiro.
Questão 6 
Com relação à evolução histórica dos estados, analise as afirmativas: 
I - c que apenas começavam a definir-se entre as antigas civilizações do Oriente propriamente dito ou do Mediterrâneo. A família, a religião, o Estado, a organização econômica formavam um conjunto confuso, sem diferenciação aparente. Em consequência, não se distingue o pensamento político da religião, da moral, da filosofia ou das doutrinas econômicas. Há, entretanto, duas marcas fundamentais, características do Estado desse período: a natureza unitária e a religiosidade. 
II - Embora seja comum a referência ao Estado Grego, na verdade não se tem notícia da existência de um Estado único, englobando toda a civilização helênica. Não obstante, pode-se falar genericamente no Estado Grego pela verificação de certas características fundamentais, comuns a todos os Estados que floresceram entre os povos helênicos. Realmente, embora houvesse diferenças profundas entre os costumes adotados em Atenas e Esparta, dois dos principais Estados gregos, a concepção de ambos como sociedade política era bem semelhante, o que permite a generalização. A característica fundamental é a cidade-Estado, ou seja, a polis, como a sociedade política de maior expressão. 
III - Uma das peculiaridades mais importantes do Estado Romano é a base familiar da organização, havendo mesmo quem sustente que o primitivo Estado, a civitas, resultou da união de grupos familiares (as gens), razão pela qual sempre se concederam privilégios especiais aos membros das famílias patrícias, compostas pelos descendentes dos fundadores do Estado. Assim como no Estado Grego, também no Estado Romano, durante muitos séculos, o povo participava diretamente do governo, mas a noção de povo era muito restrita, compreendendo apenas uma faixa estreita da população. Como governantes supremos havia os magistrados, sendo certo que durante muito tempo as principais magistraturas foram reservadas às famílias patrícias. 
IV- Muita coisa já foi escrita sobre a Idade Média, classificada por alguns como a noite negra da história da Humanidade e glorificada por outros como um extraordinário período de criação, que preparou os instrumentos e abriu os caminhos para que o mundo atingisse a verdadeira noção do universal. No plano do Estado não há dúvida de que se trata de um dos períodos mais difíceis, tremendamente instável e heterogêneo, não sendo tarefa das mais simples a busca das características de um Estado Medieval. Não obstante, é possível estabelecer a configuração e os princípios informativos das sociedades políticas que, integrando novos fatores, quebraram a rígida e bem definida organização romana, revelando novas possibilidades e novas aspirações, 
V- O Estado Liberal pode ser considerado, de uma perspectiva histórico-sociológica, como aquele que sucedeu o Estado Absolutista. Enquanto este se caracterizou geralmente poruma relação autoritária entre a classe governante e o “povo”, o liberalismo, por outro lado, pregou a dissociação entre o Estado e a economia que, por sua vez, deveria ser estimulada e regulada pelo próprio mercado (e não pela elite política) 
A alternativa que está correta é: 
a) todas as alternativas estão corretas. 
b) todas as alternativas estão incorretas. 
c) as alternativas I, II, III e V estão corretas. 
d) as alternativas de I e IV estão incorretas.
Questão 7
Consideram-se como extensão do território nacional, as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como:
a) as aeronaves oficiais de chefes de Estado estrangeiro que estejam pousadas em solo nacional.
b) as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.
c) as áreas de embaixadas e consulados brasileiros, além das residências particulares de diplomatas instalados em países que mantêm relações de amizade com o Brasil.
d) as embarcações e aeronaves de guerra estrangeiras, desde que estacionadas em nosso mar territorial ou desde que sobrevoando o espaço aéreo correspondente ao território nacional.
Questão 8
Com relação a sociedade e suas teorias, leia o texto a seguir. Que seja portanto ele a considerar-se a si mesmo, que quando empreende uma viagem se arma e procura ir bem acompanhado; que quando vai dormir fecha suas portas; que mesmo quando está em casa tranca seus cofres; e isso mesmo sabendo que existem leis e funcionários públicos armados, prontos a vingar qualquer injúria que lhe possa ser feita. (HOBBES. Leviatã. Trad. J. P. onteiro e M. B. N. da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 80.) O texto de Hobbes diverge de uma ideia central da filosofia política de Aristóteles. Assinale a alternativa que identifica essa ideia aristotélica.
a) A sociabilidade se configura como natural aos seres humanos.
b) É inerente à condição humana viver segundo as condições adversas do estado de natureza.
c) Os homens, no estado civil, perdem a bondade originária do homem natural.
d) A insociável sociabilidade é característica imanente às ações humanas.
Questão 9
Analise as afirmativas abaixo no que diz respeito ao Estado e a Nação.
I) O Estado é uma pessoa jurídica territorial soberana, formada pelos elementos povo, território e governo soberano. Esses três elementos são indissociáveis e indispensáveis para a noção de um Estado independente: o povo, em um dado território, organizado segundo sua livre e soberana vontade.
II) No Brasil, a origem do poder é o Povo (soberania popular), que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes (democracia semidireta). Consequentemente, a participação do titular do poder – o povo – no governo se dá por dois modos diversos: por poder contribuir para a escolha dos governantes (votando) ou por poder ser escolhido governante (sendo votado).
III) Não existe Estado sem território. No momento de sua constituição o Estado integra num conjunto indissociável, entre outros elementos, um território de que não pode ser privado sob pena de não ser mais Estado.
IV) É muito importante assegurar a passagem inocente das aeronaves sobre o território de qualquer Estado, permitindo-se ao Estado cujo território é sobrevoado ter noticia previa da passagem e exercer controle no resguardo de seus interesses.
a) todas as alternativas estão corretas;
b) todas as alternativas estão incorretas;
c) I e III estão corretas
d) III e IV estão corretas.
Questão 10
Em um curso sobre Estado, sociedade e mercado, os participantes estudaram o conceito de Estado, e concluíram, corretamente, que se refere a:
a) conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes e que interagem entre si, constituindo uma comunidade.
b) local onde se encontram compradores e vendedores e que, por meio, de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do bem a ser transacionado ou trocado entre ambos.
c) instituição organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida, em que a lei máxima é uma Constituição escrita.
d) órgãos, serviços e agentes públicos, associados às demais pessoas coletivas, que asseguram a satisfação das necessidades políticas

Outros materiais