Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Quando ocorrem mudanças nas estimativas contábeis, que estrutura patrimonial deve ser alterada? R: Elas devem ser sempre refletidas no resultado do exercício, não alterando nenhum período passado.
2-O objetivo da IAS 28 - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto ... Defina as sociedades controladas e sociedades coligadas. R: Controlada – sociedade no qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. Coligada - é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa.
2-O objetivo da IAS 28... Explique o que vem a ser o Método da Equivalência Patrimonial. R: método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida.
3-O objetivo da IAS 2 - Estoques é estabelecer o tratamento contábil para os estoques... Nesse caso, explique o que vem a ser valor justo. R: é a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, por duas partes dispostas a isso e independentes entre si. O preço pelo qual possam ser repostos, mediante compra no mercado, ou seja, o custo de reposição de cada material.
4-Normalmente, como são aplicadas as provisões pelos profissionais de contabilidade do Brasil? R: Referem-se a obrigações no Passivo ou reduções de valores para um Ativo, desde que esta avaliação seja advinda de estimativas. 
5-Quais são os três critérios de avaliação dos custos permitidos pela legislação do Imposto de Renda? R: O preço específico, o PEPS e a média ponderada móvel.
6-Explique porque houve a necessidade de criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), criado em 2005 pela resolução do CFC ¿ 1.055/05. R: Devido a divergências de pronunciamentos entre as entidades normativas brasileiras (CFC / IBRACON /CVM).
7-O que vem a ser, conceitualmente, o chamado impairment de ativos? R: É um teste que avalia se um ativo está apresentado nas demonstrações contábeis por um valor superior ao seu respectivo valor recuperável.
8-Quais são os objetivos principais da norma internacional IAS 1, editada pelo IASB? R: Determinar a maneira de serem apresentadas as demonstrações contábeis seguindo as normas internacionais de contabilidade (IFRS) para fins gerais, incluindo diretrizes e conteúdo mínimo necessário a ser apresentado.
9-Quando ocorrem mudanças nas estimativas contábeis, que estrutura patrimonial deve ser alterada? R: Elas devem ser sempre refletidas no resultado do exercício, não alterando nenhum período passado.
10-Qual é o organismo de harmonização internacional mais influente na contabilidade? R: IASB.
11-Qual é a principal razão das normas brasileiras e internacionais divergirem em se tratando de arrendamentos? R: No Brasil, as normas respeitam, basicamente, a legislação tributária, ditando todas as normas nacionais pertinentes às operações de arrendamento.
12-Em que grupo do Balanço Patrimonial devem ser classificadas as obrigações de capital de giro que devem ser pagar em um período maior que 12 meses, se forem consideradas as normas internacionais de contabilidade? R: Devem ser classificados como passivo corrente, mesmo que o prazo de liquidação seja superior a 12 meses.
13-O que significa, em contabilidade, a sigla GAAP? R: Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos.
14-Conceitue a harmonização e padronização contábil, considerando-as no contexto da contabilidade internacional. R: A harmonização contábil é o processo que tem o objetivo de manter as particularidades de cada país, mas que permite readequar os sistemas contábeis existentes com os de outros países, com o fim claro de melhorar a troca de informações a serem interpretadas e compreendidas, enquanto que a padronização é um processo de uniformização dos critérios existentes, não permitindo qualquer flexibilização.
15-Considerando o pronunciamento IAS 33, quais são as empresas mais suscetíveis à regulamentação dos lucros por ação? R: Aquelas com ações listadas em bolsas de valores ou em processo de abertura de capital para captação de recursos e, ainda, aquelas que apresentem, de maneira espontânea, o resultado de lucro por ação.
16-Qual é o objetivo do Comitê de Pronunciamentos Contábeis? R: buscar a unificação para realizar a convergência das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais.
17-Qual o conceito de Joint Venture? R: é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.
18-Por que o IAS 37 separa as provisões dos outros passivos? R: Porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para sua liquidação.
19-Os gastos em ativos intangíveis que são gerados internamente, como o caso de pesquisas, são reconhecidos em que parte da estrutura patrimonial? R: São levados diretamente para o resultado do exercício, com consequente registro na conta de despesas.
20-Quando há a intenção de permanência na estrutura da empresa, como podem ser avaliados os investimentos? R: Pelo método do custo de aquisição ou pelo método de equivalência patrimonial.
21-Segundo a norma internacional IAS 37, como podem ser caracterizadas as provisões? R: por passivos que possuem prazo ou valor incerto.
22-A Indústria Modelo está realizando uma análise dos custos apurados em seus estoques e levantou os seguintes dados:... R: Valor Realizável Líquido: 20,00--Ajuste ao Valor Realizável Líquido: 2,00.
23-A IFRS 10 - Demonstrações Consolidadas tem como objetivo...Descreva os procedimentos a serem adotados na elaboração das demonstrações consolidadas. R: I- combinar itens similares de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora com os de suas controladas; II- compensar (eliminar) o valor contábil do investimento da controladora em cada controlada e a parcela da controladora no patrimônio líquido de cada controlada; III- eliminar integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo.
24-Um ativo que tenha custado $ 150 está com o valor contábil de $ 60... R: Depreciação Contábil = 90 --Depreciação Fiscal = 50 --Diferença Temporária = 40. A entidade deve reconhecer um ativo fiscal diferido de $ 10 ($ 40 a 25%) representando o tributo que ela poderá deduzir em uma data futura.
25-Considerando uma empresa financeira e uma empresa financeira, de acordo com o IAS 7, qual é a diferença principal com relação à classificação das atividades classificáveis na estrutura da DFC? R: Os adiantamentos de caixa e empréstimos feitos por instituições financeiras são usualmente classificados como atividades operacionais, uma vez que se referem à principal atividade geradora de receita daquela empresa. Já para empresas não financeiras, estas operações são classificadas como atividades de investimento, por não ser atividade-fim de uma empresa não financeira.
26-Descreva os objetivos do CPC. R: Convergência internacional das normas contábeis;
Centralização na emissão de normas; Representação das instituições nacionais em eventos internacionais.
27-Considerando empresas consideradas pequenas ou médias e as normas internacionais de contabilidade comentem sobre a utilização das normas internacionais por estas empresas. R: Elas podem utilizar as normas gerais do IASB, assim como também podem utilizar as normas mais simplificadas do IAS SME, mas devem atentar para o ritmo de crescimento das atividades e os planos futuros.
28-Descreva os objetivos do IASB. R: Estabelecer o conjunto de normas contábeis globais; Promover seu uso e aplicação; Promover a convergência entre as normas locais e internacionais.
29- De acordo com a Lei da S/A (Lei 6.404/1976), o lucro líquido do exercício... Descrevaexemplos erros contábeis. R: despesa lançada a menor do que a efetivamente paga ou incorrida; receita lançada a maior ou manutenção na contabilidade de valor de receita, cuja Nota Fiscal já foi objeto de cancelamento; falta de registro referente a baixa de bens do ativo permanente.
30-Qual foi o motivo da internacionalização da contabilidade? R: Internacionalização dos mercados de capitais proporcionada por investimentos estrangeiros e formação do bloco econômico; Necessidade de um conjunto de padrões contábeis internacionais que permitem a comparação de informações entre companhias; Busca de informações por parte de grandes grupos que realizam operações comerciais internacionais.
31-Quais são os conjuntos de normas e interpretações que se conhece como Normas Internacionais de Contabilidade. R: International Financial Reporting Standards (IFRS); International Accounting Standards (IAS); Interpretations originated from the International Financial Reporting; Interpretations Committee (IFRIC); Standing Interpretations Committee (SIC).
32-A empresa Alfa adquiriu uma Máquina por $ 320.000... R: Legislação Fiscal: $ 32.000--Legislação Societária: $ 40.000.

Outros materiais