Buscar

SEMINARIOS E PRÁTICAS DE GESTÃO PÚBLICA ATIV. 6

Prévia do material em texto

SEMINARIOS E PRÁTICAS DE GESTÃO PÚBLICA
ATIVIDADE 6
		Conceitualmente, podemos dizer que grupo de interesse ou grupo de pressão significa um grupo de pessoas organizadas voluntariamente que utiliza recursos para influenciar decisões e políticas públicas
		Segundo Secchi (2010), uma das formas de classificar os atores políticos não governamentais é:
	
	
	
	
	
	Grupos de interesse, organizações do segundo setor, partidos políticos, meios de comunicação, destinatários das políticas públicas e outros stakeholders.
	
	
	Grupos sem interesse, organizações do terceiro setor, partidos políticos, meios de comunicação, destinatários das políticas públicas e outros stakeholders.
	
	
	Grupos de interesse, organizações do terceiro setor, partidos políticos, meios de comunicação, destinatários das políticas públicas e outros stakeholders.
	
	
	Grupos de interesse, organizações do terceiro setor, partidos políticos, meios de comunicação, designados pelas políticas públicas e outros stakeholders.
	
	
	Grupos com interesse, organizações do segundo setor, partidos políticos, meios de comunicação, designados pelas políticas públicas e outros stakeholders.
 Em termos de classificação, os grupos de interesse podem ser: 
	
	
	
	
	
	Nacionais ou internacionais. 
	
	
	Ativos ou passivos.
	
	
	Públicos ou privados.
	
	
	Formais ou informais.
	
	
	Masculinos ou femininos.
		Em relação à efetivação democrática os grupos de interesse podem ser vistos de duas formas: 
De forma natural, assim como a diferença de recursos entre os diferentes grupos. Nesta forma seria injusto os interesses de um grupo prevalecer sobre o outro. 
Serem considerados um problema do sistema democrático, pois podem conseguir manipular, a seu favor, o que for decidido sobre políticas públicas. As diferenças de recursos entre grupos podem gerar conflitos e são consideradas injustas. 
De forma natural, assim como a diferença de recursos entre os diferentes grupos. Nesta forma seria justo os interesses de um grupo prevalecer sobre o outro.
Serem considerados um problema do sistema burocrático, pois podem conseguir manipular, a seu favor, o que for decidido sobre políticas públicas. As diferenças de recursos entre grupos podem gerar conflitos e são consideradas injustas. 
V. De forma cultural, assim como a diferença de recursos entre os diferentes grupos. Nesta forma seria justo os interesses de um grupo prevalecer sobre o outro. 
VI. Serem considerados um problema do sistema democrático, pois podem conseguir manipular, a seu favor, o que for decidido sobre políticas públicas. As diferenças de recursos entre grupos podem gerar conflitos e são consideradas justas. 
	
	
	
	
	
	Somente II e III estão corretos.
	
	
	Somente III e VI estão corretos. 
	
	
	Somente I e II estão corretos.
	
	
	Somente V e VI estão corretos.
	
	
	Somente IV e V estão corretos. 
		O que é tipologia? 
	
	
	
	
	
	É um esquema de implementação de análise de um fenômeno complicado por variáveis de categorias analíticas.
	
	
	É um problema de interpretação e análise de um fenômeno baseado em variáveis e categorias analíticas.
	
	
	É um esquema de interpolação da análise de um fenômeno baseado com variáveis de categorias analíticas.
	
	
	É um esquema de implementação de análise de um fenômeno baseado em várias categorias analíticas.
	
	
	É um esquema de interpretação e análise de um fenômeno baseado em variáveis e categorias analíticas.
		Segundo Secchi (2010), existem duas formas de atuação dos partidos políticos, por ocasião da articulação com a sociedade:
	
	
	
	
	
	Voz ativa e passiva.
	
	
	Proativa e reativa. 
	
	
	Aditiva e ativa.
	
	
	Voz ativa e reativa.
	
	
	Proativa e passiva. 
		A avaliação ex-ante é realizada antes da implementação do projeto político. Em relação a essa avaliação, é correto dizer-se que:
	
	
	
	
	
	Esta forma de avaliação é utilizada por órgãos financiadores de projetos e pode ter como objetivo a identificação de problemas coletivamente relevantes. 
	
	
	Esta forma de avaliação é utilizada por órgãos financiadores de projetos e pode ter como objetivo a identificação dos principais atores envolvidos.
	
	
	Esta forma de avaliação é utilizada por órgãos financiadores de projetos e pode ter como objetivo a identificação de fontes de recursos financeiros.
	
	
	Esta forma de avaliação é utilizada por órgãos financiadores de projetos e pode ter como objetivo a identificação de meios para economizar recursos.
	
	
	Esta forma de avaliação é utilizada por órgãos financiadores de projetos e pode ter como objetivo a identificação de prioridades e metas.

Continue navegando