Buscar

psi comunitária 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os grupos de pressão são organizações e instituições sociais que, a partir de seus interesses ou mesmo com base no interesse coletivo, intervém ou influenciam nas atividades e ações de partidos políticos, no governo ou no parlamento, com objetivo de obter ganhos políticos, aumentar seu campo de influência, interceder em relação a uma decisão importante ou modificar determinada ação política. Assim, a disputa política está também condicionada pelos grupos de pressão. São exemplos de grupos de pressão, exceto:
	
	
	
	Movimentos de Direitos Humanos
	
	
	Movimentos ambientalistas
	
	
	Coligações partidárias
	
	
	Sindicatos empresariais
	
	
	Família de classe média
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Das formas e ações mais expressivas dos grupos de pressão estudados nesta disciplina, não se aplica:
	
	
	
	Boicote: dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural.
	
	
	Ação indireta: a intenção não é necessariamente clara, é subentendida. Utiliza principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Além da manipulação direta, conseguem o controle da opinião pública. A imprensa sobre pressão sobre si mesma e exerce pressão sobre seus destinatários (pressão em cadeia).
	
	
	Acordo: quando ambas as partes deliberam sobre o assunto em pauta e a parte responsável pela pressão cede aos argumentos do poder oficial ou representativo.
	
	
	Sabotagem: manejar coisas ou pessoas muito importantes para a vítima.
	
	
	Ação direta: quando a fase de pedido ou ameaça é feita diretamente pelo grupo interessado contra o poder oficial (opressor e oprimido).
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Dentro de uma organização, os indivíduos relacionam-se entre si e participam de grupos sociais, mantendo interações profissionais, funcionais ou de afinidade. A compreensão dessas relações contribui para que o trabalho de comunicação seja capaz de:
	
	
	
	usar essas interações a favor da harmonização de interesses dentro da organização e obter melhores resultados dos indivíduos.
	
	
	dissolver focos de interações para que as equipes se dediquem à atividade fim da organização.
	
	
	redirecionar o interesse dos indivíduos da interação para a tecnologia e o método de trabalho.
	
	
	elaborar estratégias de comunicação interna que resultem na capitalização desses interesses e obtenção de vantagens financeiras para a organização.
	
	
	redefinir os objetivos da organização em função do que indicam as demandas apresentadas como resultado das interações.
	
Explicação: As relações da organização com colaboradores e com grupos sociais deve servir para orientar a estratégia empresarial.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre grupos de interesse e grupos de pressão, respectivamente, é incorreto afirmar:
	
	
	
	compartilham interesses, aspirações ou direitos divisíveis de outros grupos / segmentos | possui vontade de utilizar recursos ativamente para atingir seus propósitos.
	
	
	grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas formal ou informalmente ligadas por propósitos | dotados de meios humanos e materiais necessários para promover seus objetivos.
	
	
	não raro, converte-se em grupo de pressão | categoria interposta entre o cidadão e o Estado.
	
	
	podem ser profissionais, econômicos ou religiosos | permanente ou transitório, que, para satisfazer interesses próprios, procura obter medidas do Estado.
	
	
	obrigatoriamente possui caráter associativo dos partidos | trata-se de uma partição, uma organização e representação do pluralismo partidário.
	
Explicação: O grupo de interesse não possui caráter associativo a partidos e os grupos de pressão podem ou não representar algum partido.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os grupos sociais que interferem na sociedade são: ______________: partidos, coligações e movimentos dentro dos partidos. ______________: grandes empresas, multinacionais etc. ______________: defesa de direitos, classes ou a grupos excluídos socialmente. ______________: tem sua base nos princípios religiosos.
	
	
	
	Políticos, Empresariais, Minoritários, Cristãos
	
	
	Políticos, Econômicos, Sociais, Espirituais
	
	
	Doutrinários, Empresariais, Minoritários, Cristãos
	
	
	Políticos, Econômicos, Sociais, Ateístas
	
	
	Doutrinários, Econômicos, Minoritários, Espirituais
	
Explicação:
Em  uma sociedade democrática,  a comunicação social também é  um  lugar em que os  interesses de toda ordem se cruzam e buscam voz e espaço de intervenção. Logo,  alguns setores, como o econômico, o religioso, e outros, vão fazer pressão para serem ouvidos e terem poder de decisão nas questões  cruciais da vida em sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinalar a questão assertiva:
	
	
	
	Os grupos sociais, podem ser categorizados como partidos, pois não são grupos de pessoas, objetivando benefício próprios.
	
	
	Os partidos não são grupos de pessoas estavelmente organizados com a finalidade de alcançar o Poder e conservá-lo em benefício de seus dirigentes.
	
	
	Os grupos sociais, podem ser categorizados como políticos e econômicos, excluindo os sociais e religiosos.
	
	
	Os grupos de pressão não governam, mas se interessam pelo governo, se preocupando com uma questão de cada vez, como por exemplo: obter a aprovação ou a não-aprovação de uma lei.
	
	
	Os grupos de pressão podem acontecer somente quando um partido de menor importância se submeta a serviço de um grupo de interesse, pois este partido não tocará a função de ser somente um aliado.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a comunicação voltada à comunidade, podemos dizer:
	
	
	
	Nenhuma das respostas.
	
	
	Utiliza a linguagem mais adequada à comunidade, adequando as formas de se comunicar aos veículos utilizados. Utiliza jornais e comunicados comunitários, rádios locais e formas de comunicação que sirvam aos interesses locais.
	
	
	Atende aos interesses comunitários, mas se sustentam unicamente pela renda dos grandes conglomerados de comunicação.
	
	
	Utiliza a linguagem mais adequada à comunidade, adequando as formas de se comunicar aos veículos utilizados. Utiliza os grandes veículos de comunicação de massa.
	
	
	Utiliza a linguagem mais adequada à comunidade, adequando as formas de se comunicar aos veículos utilizados. Utiliza formas particulares de comunicação.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a alternativa que contém a classificação dos grupos sociais.
	
	
	
	políticos, econômicos, sociais e espirituais
	
	
	políticos, econômicos, sociais e de repressão
	
	
	De direita, de esquerda, sociais e econômicos
	
	
	políticos liberais, políticos de direita, políticos de esquerda, meio de campo

Outros materiais