Buscar

Avaliando aprendizando - Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0001_SM_201602116202 V.1 
	
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	
	 1a Questão (Ref.: 201602251663)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"... Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar nossa gratidão concordamos que os nobres de Virginia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles, homens". Nesse trecho de uma carta resposta ao Governo americano os indígenas mostram que:
		
	 
	educar é transmitir os valores, os conhecimentos, as técnicas e o modo de viver do grupo.
	
	a sociedade transmite as novas gerações a valorização pela cultura de outros povos.
	
	são agradecidos ao Governo e valoram a cultura americana.
	
	a cultura aprendida por outros povos é mais significativa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602728713)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para que serve a cultura organizacional? ¿No fundo é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização¿ (CHIAVENATO, 2005). A Cultura precisa ser alinhada a outros aspectos das decisões e ações da organização como: liderança, planejamento, organização, direção e controle para que se possa conhecer e agir melhor nas empresas. Sobre o conceito de CULTURA é correto afirmar que: I. Cultura é um sistema desordenado de significados e símbolos II. A partir da sua cultura, os indivíduos definem seu mundo, revelam seus achados e fazem seus julgamentos. III. Cultura é um padrão de significados, transmitidos historicamente, incorporados em formas simbólicas. IV. Através da sua cultura, os homens comunicam-se, perpetuam-se, desenvolvem conhecimentos sobre a vida. V. Cultura é um conjunto de dispositivos genéticos que atua no controle do comportamento do homem. Estão corretas:
		
	
	Somente as alternativas I, II e III.
	
	Somente as alternativas IV e V .
	 
	Somente as alternativas II, IV e V .
	
	Somente as alternativas III e IV .
	 
	Somente as alternativas II, III e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602722187)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Gramsci menciona que ¿todo indivíduo tem uma prática, mas não tem uma clara consciência teórica desta prática que, no entanto, é um conhecimento do mundo, na medida em que transforma o mundo¿. Identifique o tipo específico de conhecimento que NÃO se relaciona ao que foi mencionado pelo autor:
		
	
	conhecimento popular que expressa um juízo de valor coletivo.
	 
	conhecimento sistematizado, reunido metodologicamente, de base cartesiana ou científica;
	 
	conheciemnto baseado no senso comum, metódiso.
	
	conhecimento do senso comum, assistemático;
	
	conhecimento assistemático identificado como conhecimento do mundo;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602779919)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a Socialização, são corretas as assertivas abaixo, com exceção de : (MOURA, 2013, p.24)
		
	 
	Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, fazendo o ser individual se impor sobre o ser social.
	 
	É o processo pelo qual o indivíduo é integrado numa sociedade desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
	
	Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte doa pessoa.
	
	É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
	
	Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, fazendo o ser social se impor sobre o ser individual.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602885102)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Eu odeio o Cairo, mas jamais seria capaz de sair daqui", afirma Sonallah Ibrahim, um respeitado escritor egípcio que nasceu há 73 anos nessa megacidade que é a capital do Egito, um lugar que, segundo ele, é fácil desenvolver uma relação de amor e ódio. "Eu já morei na Alemanha, na Rússia e nos Estados Unidos", diz ele. "Mas eu não era feliz, aqui eu me sinto à vontade, eu sei encarar a vida." (Fantástico, 09/05/2010). O texto acima reflete, de acordo com a perspectiva socioantropológica, a relação entre o indivíduo e o meio no qual foi socializado. È por esse processo de socialização que se pode explicar que este indivíduo:
		
	 
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar uma forma de linguagem expressa nos hábitos, costumes, crenças, tradições, valores e símbolos adquiridos na convivência com outras pessoas.
	
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar os mesmos hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram herdados geneticamente.
	
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram determinados pelo meio geográfico.
	
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram determinados por intervenção divina.
	
	Sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores e símbolos que são a-históricos e lhe proporcionam um sentimento de pertencimento e identidade a um lugar.

Outros materiais