Buscar

APOL 4

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A taxa de câmbio é uma relação de troca entre duas moedas, logo, é um preço de uma moeda cotada em outra moeda. De acordo com Ferreira (2015, p.141) os regimes cambiais podem ser o Regime de Câmbio Flutuante e Regime de Câmbio Fixo.
Em relação ao Regime de Câmbio Fixo, assinale V para a alternativa verdadeira e F para a alternativa falsa:
(   ) A grande vantagem da política de câmbio fixo é que não há oscilação na cotação das divisas internacionais; logo, os preços dos produtos importados ficam atrelados à inflação do resto do mundo apenas.
(   ) A desvantagem do câmbio fixo está associada aos problemas causados pela inflação interna, pois, quando esta é superior à inflação do resto do mundo, encarece os produtos nacionais em dólares.
(   ) A taxa de câmbio deixa de ser um preço livre e passa a ser um preço tabelado, definido em lei, que obriga o governo a comprar e vender qualquer quantidade de divisa ao preço por ele estipulado.
Marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V
	
	B
	V, V, F
	
	C
	F, F, V
	
	D
	F, V, V
	
	E
	V, V, V
As três alternativas estão corretas e correspondem a características do Regime Cambial Fixo, de acordo com FERREIRA, 2015, p. 149 -150.
Questão 2/5
Os sinais de pontuação cumprem a função de separar palavras, expressões e orações que devem ficar destacadas no texto. Servem ainda para assinalar as pausas e a entonação da voz durante a leitura.
Em relação ao uso da vírgula, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A pessoa, ficou séria porque a morte é séria, dois minutos de angústia, um trejeito arrepiante, e estava assinado o desapego.
	
	B
	A pessoa ficou séria: porque a morte é séria; dois minutos de angústia, um trejeito arrepiante, e estava assinado o desapego.
	
	C
	A pessoa ficou séria, porque a morte é séria; dois minutos de angústia, um trejeito arrepiante, e estava assinado o desapego.
A alternativa correta é “A pessoa ficou séria, porque a morte é séria; dois minutos de angústia, um trejeito arrepiante, e estava assinado o desapego”, conforme indicações de Vale (2014, capítulo 5).
	
	D
	A pessoa: ficou séria porque a morte é séria; dois minutos de angústia, um trejeito arrepiante, e estava assinado o desapego.
Questão 3/5
As sentenças a seguir apresentam um pequeno trecho de Machado de Assis, pontuado de diversos modos.
Assinale a alternativa que apresenta a pontuação de acordo com as normas gramaticais. 
	
	A
	Homem gordo, não faz revolução. O abdômen, é naturalmente amigo da ordem. O estômago pode destruir, um império: mas há de ser antes do jantar.
	
	B
	Homem gordo não faz revolução. O abdômen é naturalmente amigo da ordem; o estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar.
Você acertou!
Na alternativa “Homem gordo não faz revolução. O abdômen é naturalmente amigo da ordem; o estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar” a pontuação é empregada corretamente, conforme indicações de Vale (2014, capítulo 5).
	
	C
	Homem gordo não faz revolução, o abdômen é, naturalmente, amigo da ordem. O estômago, pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar.
	
	D
	Homem gordo não faz revolução: o abdômen e naturalmente, amigo da ordem. O estômago pode destruir um império: mas há de ser antes do jantar.
Questão 4/5
O investimento externo direto (IED) é aquele capital que ingressa nas economias com o objetivo de gerar lucros, ou seja, os donos desses capitais, ao decidirem onde realizarão seus investimentos, visam às oportunidades de montar novas unidades de produção ou comprar empresas já estabelecidas. Analise as sentenças relacionadas a seguir e marque as que correspondem a características corretas do Investimento Externo Direto:
I - Em economias com sistemas políticos frágeis, sujeitos a intervenções diretas do governo sobre a propriedade privada e sobre as regras de mercado, os fluxos de IED são maiores.
II - As melhorias nas leis e instituições que ampliem a segurança jurídica dos investimentos produtivos são benéficas para atrair esse tipo de capital para o país.
III - Esse tipo de investimento é de longo prazo, pois constituir negócios em um país, ganhar mercado e obter faturamento que cubra os custos e que gere lucros demora muito tempo.
IV - Uma das vantagens de atrair o capital externo para produzir internamente estão associadas à geração de emprego e renda no país.
Marque a alternativa correta que indica características corretas do Investimento Externo Direto:
	
	A
	Apenas as alternativas I e II.
	
	B
	Apenas as alternativas II e III.
	
	C
	Apenas as alternativas II, III e IV.
FERREIRA, 2015, Pág. 133 – 135.
A alternativa I está incorreta, pois os fluxos de IED são menores ou até inexistentes naquelas economias com sistemas políticos frágeis.
	
	D
	Apenas as alternativas I, II e IV.
	
	E
	As alternativas I, II, III e IV.
Questão 5/5
Há algumas palavras que causam confusão em sua grafia.
 
Marque a questão que apresenta todas as palavras empregadas corretamente.
	
	A
	Não sei mas aonde você mora.
	
	B
	Soube através dos amigos onde foi
	
	C
	As cidades que visitei ficam ao nível do mar e eram frias.
Você acertou!
A alternativa correta é “As cidades que visitei ficam ao nível do mar e eram frias”. A grafia correta das demais alternativas é: não sei mais onde você mora; soube por meio dos amigos onde ele foi; há duas semanas que me sinto mal de saúde (VALE, 2014, p. 233-239).
 
	
	D
	A duas semanas que me sinto muito mau de saúde.

Continue navegando