Buscar

Irrigação no Mamão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mestrando: Alex Leonardo Tosta
Profº: Eli Regina
EFEITO DE DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO NA CULTURA DO MAMÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos
Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal
REFERÊNCIA
FRANCISCO S. S. DOS SANTOS, THALES V. A. VIANA, BENITO M. DE AZEVEDO, CARLOS W. OLIVEIRA, ANTONIO E. C. SOUSA;
Eng. Agríc., Jaboticabal, v.28,n.4, p.673-680, out./dez. 2008
INTRODUÇÃO
O mamoeiro (Carica papaya L.) é uma das fruteiras mais comuns em quase todos os países da América Tropical;
Segundo dados da FAO, no período de 1990/1999, houve incremento de 41%, passando de 3,5 para 5 milhões de toneladas. Analisando o mesmo período, no Brasil, o umento foi de 154% (BRASIL, 2000);
O Estado do Ceará é o 3º produtor do Brasil, teve sua área colhida acrescida em mais de 570% no período de 1990/2002 (IBGE, 2006);
O emprego da irrigação pode viabilizar a produção na entressafra.
INTRODUÇÃO
A importância da água para o mamoeiro relaciona-se tanto à falta quanto ao excesso. A restrição hídrica, além de reduzir o crescimento da planta, favorece a produção de flores masculinas e estéreis, reduzindo a produção de frutos. 
Por outro lado, o excesso de água na região em torno da raiz da planta diminui a aeração e afeta a absorção de nutrientes, aumentando o aparecimento de doenças.
3,33 km de mangueira de irrigação por ha
GOTEJAMENTO
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Para o mamoeiro, a escolha do sistema de irrigação está na dependência, dentre outros fatores de: 	
tipo de solo;
topografia da área;
custo de implantação;
disponibilidade de água;
financiamento disponível;
custo de energia necessária.
OBJETIVO
Estudar o efeito de diferentes lâminas de irrigação sobre os aspectos produtivos do mamão e as possíveis influências no teor de sólidos solúveis totais, nas condições edafoclimáticas de Limoeiro do Norte - CE.
MATERIAL E MÉTODOS
O experimento foi desenvolvido no Distrito de Irrigação Jaguaribe-Apodi (DIJA), na área experimental da agroempresa Frutacor, localizada na Chapada do Apodi, Limoeiro do Norte, Ceará. 
A região apresenta os seguintes valores médios anuais: precipitação de 772 mm, temperatura de 28,5 °C; umidade relativa de 62%.
MATERIAL E MÉTODOS
Variedade utilizada:
Grupo Formosa, variedade ‘Tainung Nº 1’
MATERIAL E MÉTODOS
As sementes foram semeadas em bandejas, em células, e o transplantio das mudas realizado quando as mesmas tinham em torno de 27 dias.
Foram plantadas duas mudas por cova a fim de obter maior número de plantas hermafroditas na área.
MATERIAL E MÉTODOS
A seleção das plantas hermafroditas (sexagem) iniciou-se 63 dias após o transplantio (DAT), quando a maior parte das plantas apresentava flores definidas.
MATERIAL E MÉTODOS
O experimento foi irrigado utilizando um sistema de irrigação por gotejamento, composto por fitas gotejadoras com diâmetro nominal de 16 mm, emissores espaçados de 0,80 m, com vazão de 4 L h-1
MATERIAL E MÉTODOS
A eficiência de aplicação foi determinada utilizando-se as equações abaixo, conforme metodologia de MERRIAN & KELLER (1978):
O coeficiente de transmissividade, função do clima, da profundidade do sistema radicular e da textura do solo, foi estabelecido como 1,0.
MATERIAL E MÉTODOS
O tempo de irrigação (T) foi calculado pela equação:
O fator de cobertura representa a relação entre a área molhada e a área ocupada pela cultura, que deve ser de, no mínimo, 30% (0,3) para frutíferas. 
MATERIAL E MÉTODOS
O delineamento experimental foi de blocos completos casualizados com três repetições, 12 plantas úteis por tratamento.
Foram empregados cinco tratamentos, que se distinguiram pela lâmina de água aplicada, da evaporação do tanque Classe “A” (ECA). : 
50%;
75%; 
100%; 
125%; 
150%, 
As lâminas aplicadas nos diferentes tratamentos foram controladas por meio de registro instalado no início de cada linha lateral
MATERIAL E MÉTODOS
A colheita iniciou-se aos 225 DAT, sendo realizada em intervalos de dez dias, aproximadamente, até os 282 DAT. Em cada colheita, selecionou-se um fruto representativo por planta para medir o teor de sólidos solúveis (em °Brix), sete dias após. 
Foram analisadas as seguintes variáveis: 
massa média (g);
teor de sólidos solúveis dos frutos (°Brix);
produtividade (Mg ha-1).
MATERIAL E MÉTODOS
De posse dos dados, foi realizada a análise de variância para cada variável. Para as variáveis que mostraram efeito significativo dos tratamentos pelo teste F, procedeu-se à análise de regressão.
Foi utilizado o software “SAEG/UFV 9.0”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Aplicando lâminas superiores às estudadas neste ensaio, COELHO et al. (2003) verificaram declínio na curva de produtividade do mamoeiro com máximo para 290% de ETo, em condições semiáridas.
CONCLUSÕES
Os resultados obtidos demonstraram que a utilização das maiores lâminas de irrigação não promoveu alteração do teor de sólidos solúveis totais. Entretanto, a produtividade da cultura cresceu linearmente com a elevação dos valores de lâmina aplicada.
OBRIGADO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando