Buscar

Sistema Urinário (3)

Prévia do material em texto

Questões sistema urinário
Descreva a situação anatômica dos rins no que diz respeito às suas relações anteriores e posteriores.
Os rins situam-se em posição retroperitoneal, estando o rim direito um pouco inferior ao rim esquerdo. Os rins relacionam-se posteriormente com o diafragma, a 12ª costela, e os músculos quadrado lombar e psoas (formam a parede posterior do abdome). Anteriormente, o rim direito relaciona-se com o fígado, o duodeno e a flexura hepática, enquanto o esquerdo relaciona-se com o estomago, o baço, o pâncreas e a flexura esplênica.
 
2. O que é o fáscia renal e qual a sua importäncia clínica em infecções perirrenais (abcesso perinefrético, por exemplo) ?
 	
O que é o seio renal e quais os elementos integrantes do hilo renal ? 
Por seio renal compreende-se um cavidade no bordo medial do rim, por onde localizamos o hilo renal e verificamos o fim do sistema coletor. O hilo renal, que ocupa parte do seio renal, é composto pela artéria e veia renal, pelve renal, nervos e linfáticos. 
 
Como se dá a irrigação arterial, a drenagem venosa e a drenagem linfática dos rins ? 
Artéria renal (ramos segmentares, suprarrenais e uretrais), veia renal (anterior à artéria). Drenagem linfática acompanha a artéria renal, drenando para os linfonodos lombares (aórticos). Inervação (autonômica) pelo plexo renal (gânglios para-vertebrais = simpático / nervo vago = parassimpático).
 
O que são as pirâmides e as papilas renais e qual a sua relação com os cálices renais ?
Entende-se como papila renal a protuberância pela qual o túbulo coletor despejará o conteúdo absorvido para o chamado sistema coletor. A zona medular é constituída por estruturas triangulares, as pirâmides, que formam saliências (papilas) ao convergirem para formar os pequenos cálices. Na sequencia temos os grandes cálices, a pelve renal e o ureter, que constituindo assim o sistema coletor.
 
Qual a situação anatômica das glândulas suprarrenais ?
São glândulas endócrinas. Situam-se na face supero-medial dos rins, no interior da capsula renal adiposa.
 7. Quais as partes da glândula suprarrenal , suas respectivas origens e funções ?
 
Córtex (secreção de hormônios esteroides e cortisol) e medula (secreção de adrenalina e noradrenalina).
8. Qual o trajeto dos ureteres desde os rins até a bexiga ? Como se dá sua inserção nesta e qual sua importância na prevenção do refluxo de urina ?
São constituídos de musculatura lisa e realizam movimentos peristálticos. Possuem um trajeto vertical, anterior ao músculo psoas maior, inserindo-se obliquamente na bexiga urinária.
 
9. Quais as consequências clínicas da presença de cálculos no sistema urinário ?
 
10. Qual a situação anatômica da bexiga urinária em relação ao púbis e estruturas vizinhas.
Situa-se na pelve, posterior ao púbis e anterior ao reto.
 
11. Quais as partes da bexiga ?
Fundo, corpo, trígono (região delimitada pelos dois meatos ureterais e o colo, onde se inicia a uretra) e colo. Trata-se de um reservatório muscular liso, cujo principal musculo de suas paredes é o detrusor (possui uma dilatação próxima ao colo que caracteriza o esfíncter urinário interno).
12. Qual a situação da bexiga urinária em relação ao peritônio ?
É revestida superiormente por peritônio. 
 
13. Quais os elementos que compõem o trígono vesical ?
Meatos ureterais e colo da bexiga.
 
14. Como se dá a irrigação arterial, drenagem venosa e linfática da bexiga ?
Artérias vesicais superiores e inferiores (ramo da ilíaca interna). Plexos venosos tributários das veias ilíacas internas (homem – relação com o plexo prostático e mulher – relação com o plexo periuretal).
A drenagem linfática é feita para os linfonodos ilíacos externos e internos (parte superior e inferior, respectivamente), seguindo para os linfonodos periaórticos. A inervação é feita pelo plexo nervoso vesical.
 
15. Quais as partes da uretra masculina ?
Prostática, membranosa e peniana/esponjosa. Longo tubo muscular (15-20 cm).
 
16. Quais os elementos que se abrem na uretra prostática ?
Ductos ejaculatórios (ducto seminal + ducto deferente), ductos prostáticos, utrículo prostático (tubo de fundo cego, sem função conhecida).
 
17. Qual a extensão da uretra feminina ?
Tubo muscular curto revestido por mucosa – 4cm.

Continue navegando