Buscar

Direito Empresarial - Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO - EMPRESARIAL I
1a Questão (Ref.: 201402731109) 	
(Ano: 2015 - Banca: FCC - Órgão: TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Prova: Juiz do Trabalho Substituto) Sobre o empresário, considere: I. Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime de comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória. II. O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real. III. É facultativa a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade. IV. Poderá o incapaz, por meio de representante ou assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor da herança. Está correto o que se afirma APENAS em:
Certo 	a) I, II e IV.
	c) I e III.
	e) II.
	d) III.
	b) IV.
2a Questão (Ref.: 201402259612) 	
Segundo o Código Civil brasileiro, que trata do Direito de Empresa, assinale a alternativa CORRETA:
	a pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, não responderá pelas obrigações contraídas.
	o empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, não pode, de forma alguma, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
Certo 	O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real.
	o empresário individual e a sociedade empresária vinculam-se ao Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
	o empresarío individual opera-se sob denominação.
3a Questão (Ref.: 201402673197) 	
Acerca da introdução ao estudo do Direito Comercial, assinale a alternativa INCORRETA:
Certo 	a) A compreensão da evolução histórica do Direito Comercial não tem importância apenas do ponto de vista histórico, pois possui relevância para o entendimento dos institutos atuais do Direito Empresarial.
 	e) A substituição de uma teoria por outra acarretou mera alteração terminológica nas expressões utilizadas pelo Direito Comercial, não resultando em mudança significativa nos institutos de tal ramo do direito.
	c) A teoria dos atos do comércio, idealizada pelo Direito Francês, propôs a bipartição do direito privado o que ensejou a edição de um código comercial e de um código civil.
	b) A teoria do comerciante foi formulada em um período no qual não havia o direito legislado, sendo muito importante, naquela ocasião, os usos e costumes da região. Este era o Direito Comercial praticado na época e aplicado pelas corporações de ofício.
	d) A teoria italiana da empresa unificou formalmente o direito privado através da edição de um único código para disciplinar tanto o direito comercial, quanto o civil.
4a Questão (Ref.: 201402124572) 	
Quanto ao direito de empresa, assinale a alternativa correta:
	A obrigatoriedade de inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede só se torna efetiva após o início de sua atividade.
	A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes. Está excluído de tais benefícios o empresário rural.
Certo 	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
	faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, ainda que tenham se casado no regime da separação obrigatória.
	faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, ainda que tenham se casado no regime da comunhão universal de bens.
5a Questão (Ref.: 201402081925) 	
A Teoria dos Atos do Comércio considerava o comerciante o elemento central do Direito Comercial. Entretanto o Código Civil considera o empresário como elemento central do Direito empresarial. Podemos afirmar que o Código Civil não considera empresário:
	A mulher casada que, com habitualidade, realiza atividade profissional de consultoria técnica em informática.
 	O menor, com mais de 16 anos e emancipado por seus pais, que exerce atividade lucrativa e profissional, organizadamente
Certo 	A pessoa que mensalmente traz aparelhos eletrônicos adquiridos no exterior para revenda por valor a maior
	A pessoa física capaz que explora profissionalmente atividade econômica organizada.
	A pessoa que com habitualidade realiza a empresa.

Continue navegando