Buscar

Administração de Sistemas II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segundo um estudo que fora realizado pela Universidade de Melbourne, Austrália, ter a liberdade para navegar na internet durante a jornada de trabalho, pode sim, vir a aumentar o desempenho e o rendimento profissional dos trabalhadores. Segundo o pesquisador Brent Coker “pessoas que navegam por diversão no trabalho são 9% mais produtivas do que as outras”. Coker inventou um conceito para isso: “WILB”, que são as iniciais de “Workplace Internet Leisure Browsing” que significa “navegar na web por lazer no ambiente de trabalho”.
 Coker chegou a explicar que “Wilbear” cumpre o mesmo papel da saída para um cafezinho, por exemplo: arejar a cabeça ajuda a retomar a concentração após uma tarefa difícil, isso acontece, segundo o pesquisador , por que as pessoas tem uma concentração imperfeita.
 Nesta pesquisa, que foram realizadas com mais ou menos 300 trabalhadores australianos, 71% admitiram que usam a internet por lazer durante sua jornada de trabalho, porém, as empresas australianas não admitem essa prática,sendo que, as empresas em si gastam muito dinheiro com mecanismos de controle e punição, sendo que, nem sempre essa prática venha ser a melhor solução. Segundo Coker ‘os empregados que são autorizados a navegar livremente sentem que têm liberdade e autonomia no ambiente de trabalho, e os trabalhadores que têm esse senso de autonomia são mais leais e trabalham mais duro do que aqueles que não têm’, diz o pesquisador.
 As atividades mais comuns de “WILB” são: ler noticias, acessar e-mails, jogar games e principalmente entrar nas redes sociais. Atividades pessoais como organizar as finanças, checar o resultado da loteria e fazer compras também vem a ser consideradas “WILB”. 
 Todos conhecem o lado positivo da internet, a rede facilita o acesso ás informações, aproxima as pessoas, aperfeiçoa a comunicação, entre diversas outras vantagens. Porem, o uso inadequado da internet no ambiente de trabalho pode gerar riscos á segurança da informação, como exposição da rede corporativa a malwares, roubo ou extravio de informações. Uma dica que nunca falha, é usar o “bom senso” para não ultrapassar os limites e fazer da internet uma aliada, não uma inimiga.

Continue navegando