Buscar

A Declaração Universal dos Direitos Humanos e Sua Aplicabilidade Na Constituição Federal Brasileira (Artigos 26 e 27)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Discentes: Alex Sandro Vasconcelos de Araújo
 Adriel de Araújo Lobato Júnior
 Pedro Borges
 Rodrigo Farias
Professora: Bianca avila Morais de Mendonça 
Curso: Direito - 4º NA / Noturno
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e Sua Aplicabilidade Na Constituição Federal Brasileira (Artigos 26 e 27)
INTRODUÇÃO
Conforme a da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, conseguiu-se desencadear um processo comportamental mundial na esfera social e a produção de instrumentos e mecanismos internacionais de direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico dos países signatários. Esse processo resultou na base dos atuais sistemas globais e regionais de proteção dos direitos humanos.
Assim, o preâmbulo da DUDH é cristalina demonstrando-nos a preocupação em não haver atrocidades e barbáries cometidas que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem. 
CONSTITUIÇÃO DE 1988 E SUA IMPORTÂNCIA PARA DUDH 
Portanto, com o advento da constituição de 1988, houve um movimento expressivo, que formalmente consagrou o Estado Democrático de Direito e reconheceu, entre seus fundamentos, a dignidade da pessoa humana e os direitos ampliados da cidadania (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais).0 Brasil passou a ratificar os mais importantes tratados internacionais (globais e regionais) de proteção dos direitos humanos, além de reconhecer a jurisdição da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Estatuto do Tribunal Penal Internacional.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 TUTELANDO OS DIRREITOS PRIMORDIAIS AO SER HUMANO ( EDUCAÇÃO)
Nesta seara, da educação O Estado brasileiro tem como princípio a afirmação dos direitos humanos como universais, indivisíveis e interdependentes e, para sua efetivação, todas as políticas públicas devem considerá-los na perspectiva da construção de uma sociedade baseada na promoção da igualdade de oportunidades e da equidade, no respeito à diversidade e na consolidação de uma cultura democrática e cidadã.
O direito à educação, previsto no artigo 6º da Constituição Federal de 1988 como um direito fundamental de natureza social, vem detalhado no Título VIII, Da Ordem Social, especialmente nos artigos 205 a 214,
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIRETOS HUMANOS (PNEDH)
Este plano entende a educação em direitos humanos como instrumento estratégico no âmbito de políticas de segurança e justiça, para assegurar a consonância entre uma cultura de promoção e de defesa dos direitos humanos e os princípios democráticos. Divididos em duas fases, sendo a primeira fase concentra suas ações em metodologias que contribuem para a inserção da educação em direitos humanos nos níveis de ensino primário e secundário, a Segunda Fase aborda a temática pelo prisma da educação superior e da formação de quadros do funcionalismo público, em particular docentes, servidores públicos, forças de segurança, agentes policiais e militares.
ARTIGO (26) X CONSTITUIÇÃO
No entanto, com nossas pesquisas e estudos conseguiu-se observar que o artigo 26 encontra-se inserido nos artigos e incisos da nossa Carta Magna, corroborados a seguir:
Artigo 5º LXXVIII a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.
§ 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.
§ 2º - Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
§ 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. 
§ 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.
ARTIGO (26) X CONSTITUIÇÃO
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia e etc... 
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; entre outros(II,III,IV,V,VI,VII e VIII da CF/88)
Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria
ARTIGO (27) X CONSTITUIÇÃO
O artigo 27 expressa o direito a cultura livre, e tudo que refere-se a proteção aos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística previstos em nossa constituição. Na parte da cultura e da ciência e tecnologia:
Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológicas.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.(Art. 5º;IX,XXVII,XXVIII,XXIX e Art. 208,V Da CF/88).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O direito a educação, juridicamente, é reconhecido tanto no cenário internacional como no nacional. No plano internacional, no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais estando ratificada em nosso ordenamento jurídico em especial a Constituição federal de 1988, onde tiveram artigos que tratam da educação, cultura, ciência e tecnologia, demonstrando que nosso país está tentando seguir os princípios norteadores humanísticos baseados em não cometer os erros e atrocidades cometidos na baixa idade média e segunda guerra mundial resguardando desta maneira os direitos inerentes à pessoa humana bem como a educação como prioridade em todas as nações.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Desta feita, a comunidade internacional vem refletindo e entrado em consenso o de que a educação em direitos humanos contribui decisivamente para a realização desses direitos. A educação em direitos humanos tem como objetivo promover o entendimento comum de que as pessoas são responsáveis para que os direitos humanos sejam realidade em todas as comunidades e na sociedade como um todo.
Por fim, o Brasil através de sua constituição federal e legislação aplicável vêm corroborando para um melhor desenvolvimento na educação, cultura, ciência e tecnologia de nosso país, fazendo jus aos tratados internacionais e direitos objetivos e subjetivos que tratam da dignidade da pessoa humana, tutelando direitos igualitários com justiça para os cidadãos brasileiros e estrangeiros que residem no estado brasileiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.unesco.org
http://www.dhnet.org.br
http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/plano-nacional-educacao-direitos-humanos.htm
planoedh@sedh.gov.br
Constituição Federal
Declaração universal dos Direitos Humanos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais