Buscar

1 º AVALIANDO O APRENDIZADO FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O CARÁTER ETNOCÊNTRICO DAS ATITUDES COTIDIANAS: UM DEBATE INICIAL: O presente trabalho é o resultado das notas de aula e das observações do comportamento social dos estudantes a respeito de temas polêmicos como a homossexualidade, inserção da mulher no mundo do trabalho, a questão indígena, a questão das cotas sociais e afros descendentes. Trata-se de um modelo de agir que compreende uma forma de representação histórica social que se relaciona com o que se denomina de Etnocentrismo. O termo etnocentrismo indica um padrão de comportamento considerado correto por determinado grupo que passa a ser a medida no julgamento do comportamento dos outros. Cada um age de acordo com padrão cultural estabelecido no seu meio e consequentemente o que estiver fora desse padrão, serve como julgamento negativo de povos considerados diferentes. Tudo o que for diferente é errado e rejeitado. Apenas o seu modo de ser é certo. Este estranhamento em relação a outras culturas torna-se preconceituosa quando se considera um modo de vida superior a outro. Ocorre que a criança na socialização na primeira infância apreende o mundo social e o interioriza como verdadeiro e poderá questionar tais verdades por meio da socialização denominada secundária daí a importância de um aprendizado pautado na valorização de todas as manifestações culturais. O etnocentrismo como centro da discussão expressa a razão de entendermos as causas do comportamos do homem ao avaliar a vida daqueles que são diferentes e quais os mecanismos utilizados para tal julgamento. (Cleuza Proetti Yurassek, Valdair da Silva) Tomando como referencia o texto acima, analise as assertivas abaixo: I. Negar o etnocentrismo significa posicionar-se contra a atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas. II. A afirmação do princípio de alteridade é a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa, então, fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, na alteridade. III. O nacionalismo exacerbado é uma via para o etnocentrismo principalmente quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade. IV. A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus. V. Uma avaliação dos padrões culturais de um determinado povo que não é feita em relação ao contexto cultural desse próprio povo, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura daquele que avalia, caracteriza-se como uma atitude etnocêntrica. 
		
	
	Somente as alternativas III e V estão corretas
	
	Todas as alternativas estão incorretas 
	
	Todas as alternativas estão corretas 
	
	Somente as alternativas I e V estão corretas 
	
	Somente as alternativas II e IV estão corretas 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602813198)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A construção de um olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de noções preconcebidas e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade. Identifique, nas opções apresentadas, a que corresponde ao conhecimento sociológico. 
		
	
	Fazer diferentes leituras, tomando por base o senso comum.
	
	Buscar nas próprias experiências a explicação naturalizante dos comportamentos humanos.
	
	Tomar decisões fundamentadas no conhecimento de adágios e ditados.
	
	Aceitar as explicações biológicas para as ações humanas em sociedade.
	
	Estudar a realidade observada, segundo critérios científicos e metodológicos próprios.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602265512)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Considere as afirmativas a seguir:
 I - O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir.
 II - Tudo o que for expressivo no corpo cumpre funções unicamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica.
 III - O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade fisiológica, sofrendo pouca interferência de práticas culturais.
 IV - É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial. Marque a letra a seguir que corresponda às afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas do ponto de vista antropológico: 
		
	
	I, II e IV
	
	I e III 
	
	I e II 
	
	I e IV 
	
	II e IV 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602732970)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na obra OPensador, de Auguste Rodin qual das características constitutivas dos seres humanos é apresentada e pode ser discutida?
		
	
	A Estrutura e a função da sociedade capitalista
	
	A capacidade de analisar a arte como fenômeno arquitetônico
	
	A habilidade de refletir sobre as experiências vividas
	
	A interpretação da construção social da arquitetura
	
	A função da arte na infraestrutura social 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602738800)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa correta: ¿Fifa cria cartilha polêmica para estrangeiros e acaba criticando o Brasil (...)Entre elas está a falta de pontualidade para os compromissos e a flexibilidade dos horários no País. Dessa forma, a Fifa também faz críticas aos atrasos nas obras dos estádios do Mundial. "No Brasil é muito comum fazer as coisas no último minuto. A recomendação aos turistas é que tenham muita paciência. No final, tudo estará pronto a tempo. Isso pode ser aplicado aos estádios", diz o texto. Os costumes dos brasileiros no trânsito, nas filas e nas casas noturnas também fazem parte da cartilha de Joseph Blatter. Dos dez tópicos, apenas um é positivo, quando a Fifa sugere aos turistas experimentar o açaí¿ (texto extraído do site do jornal O Estado de São Paulo). 
		
	
	Pode-se afirmar que o texto revela comportamento etnocêntrico já que faz juízo de valor em relação aos brasileiros, sem procurar entender o contexto em que tais comportamentos ocorrem
	
	Pode-se afirmar que o texto é um exemplo de relativismo cultural já que revela preconceito com a nossa cultura.
	
	Pode-se afirmar que o texto revela um comportamento etnocêntrico já que mostra=-se bastante simpático aos brasileiros. 
	
	Pode-se afirmar que o texto não traz juízos de valor, apenas mostra a realidade do País
	
	Pode-se afirmar que o texto é um exemplo de relativismo cultura já que procura mostrar as diferenças entre nossa cultura e as demais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes