Buscar

resumo cpc 00

Prévia do material em texto

O IASB (International Accounting Standards Board) é uma entidade regulamentadora, que apresenta itens da Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis. O IASB juntamente com FASB está elaborando um novo documento: Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, o qual abrangerá mais informações.
As demonstrações contábeis são de acesso de todos, possuem variadas necessidades e finalidades, já que fornecem informações úteis na tomada de decisões no âmbito econômico e atingem diversos segmentos da sociedade, servindo como meio de avaliação por parte de seus usuários.
As demonstrações contábeis são principalmente baseadas no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal. Elas apresentam informações financeiras e patrimoniais de uma entidade. 
A Estrutura Conceitual possui a finalidade de: orientar, auxiliar os responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis, os auditores sobre a conformidade dessas demonstrações. Promover um maior entendimento na interpretação das informações contidas. Dar suporte à novos e já existentes pronunciamentos técnicos, órgãos reguladores nacionais e reduzir o número de tratamentos contábeis alternativos.
Esta Estrutura Conceitual não é um Pronunciamento Técnico e não o substitui, altera. Os Pronunciamentos Técnicos, Interpretações ou Orientações são baseados na Estrutura Conceitual, que é revisada periodicamente.
O relatório contábil-financeiro possui o objetivo de fornecer informações relevantes e verdadeiras sobre a estrutura financeira e patrimonial da empresa, para a tomada de decisões. É baseado em estimativas, julgamentos e modelos estabelecidos pela estrutura conceitual. É o retrato da realidade econômica da empresa, devendo conter toda a informação necessária para que o leitor entenda o que está sendo exposto, incluindo todas as descrições e explicações necessárias. 
Investidores, fornecedores, credores por empréstimo e demais credores também se baseiam nessas informações para tomada de decisões, já que serão diretamente influenciados pela situação da empresa em questão, além de estimarem o valor e a credibilidade da entidade que reporta a informação. Órgãos reguladores e membros do público também podem apresentar interesses por esses relatórios.
Os recursos econômicos e reivindicação das empresas são aspectos muito observados , já que identificam a fraqueza e o vigor financeiro da entidade.
O relatório contábil deve apresentar características qualitativas fundamentais: relevância, materialidade e representação fidedigna.
A relevância consiste em expor apenas informações úteis, que interferem diretamente no resultado final. A representação fidedigna é a representação da realidade, devendo ser neutra, completa e livre de erros. Já a materialidade é uma informação essencial, também considerada ‘‘ números grandes ’’ é um aspecto especifico de cada empresa.
As características qualitativas de melhoria possuem o objetivo de melhorar a utilidade da informação, sendo elas: Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.
A comparabilidade permite observar semelhanças e diferenças entre duas alternativas econômicas.Verificabilidade pode ser direta ou indireta. Ajuda a assegurar que as informações são verdadeiras , já que observadores diferentes chegarão a mesma conclusão sobre uma realidade econômica.Tempestividade é ter informações disponíveis para a tomada de decisões, tais podem influenciar essa tomada de decisões. Compreensibilidade é apresentar as informações de modo claro e direto. Porém, os usuários devem ter um conhecimento prévio sobre contabilidade, facilitando a compreensão das informações e fatos.
As demonstrações contábeis devem atingir um equilíbrio entre suas características,isso porque nenhuma característica qualitativa é melhor que a outra.
As demonstrações contábeis devem evidenciar : posição patrimonial e financeira, ativos, passivos, patrimônio líquido, performance e ajustes para manutenção de capital.
O custo na elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro deve ser menor que os benefícios proporcionados pela elaboração e divulgação de informação.
Referências Bibliográficas:
Aula ministrada pelo professor
www.cpc.org.br

Continue navegando