Buscar

RESUMO HISTO - PRÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECIDO EPITELIAL
SIMPLES (Núcleos Nivelados):
CÚBICO- Altura proporcional a base com núcleo esferóide;
CILÍNDRICO- Altura maior que a base com núcleo ovalado;
*Com Planura Estriada (Nota-se uma linha rosa, formada pelos microvilos que só serão visíveis no microscópio eletrônico)
*Com células caliciforme (Nota-se células pálidas entremeadas ao epitélio, tendo um formato mais abaulado dependendo de por onde é vista)
PAVIMENTOSO- Núcleo achatado, acompanhando o formato da célula.
PSEUDO-ESTRATIFICADO (Núcleos em diferentes alturas apresentando um paralelismo entre a superfície do epitélio e o limite basal (epitélio/conjuntivo)):
CILÍNDRICO- Células colunares com núcleo ovalado.
*Com Estereocílios (Diferente dos cílios, não apresentam uma forma específica. Característico do epidídimo para o auxílio do transporte de espermatozóides, que estarão passando pelo túbulo)
*Com células caliciforme
 
ESTRATIFICADO (Núcleos em diferentes alturas apresentando um não-paralelismo entre a superfície do epitélio e o limite basal, devido as papilas conjuntivas projetadas para a nutrição das células da camada mais superficial do epitélio)
PAVIMENTOSO QUERATINIZADO- Células com núcleos achatadas na camada mais superficial do epitélio. Notamos também, a presença da camada córnea, composta por células anucleadas que conforme foram se superficializando acumularam queratina; 
PAVIMENTOSO NÃO-QUERATINIZADO- Núcleos achatados na camada mais superficial do epitélio, não apresentando a presença da camada córnea;
CÚBICO E CILÍNDRICO- Mais comuns em embriões e feto. Ambos contém duas ou mais camadas de células.
DE TRANSIÇÃO ou UROTÉLIO (Restrito a partes inferiores do trato urinário. Apresenta os núcleos em diferentes alturas e um paralelismo entre a superfície e o limite basal. O que o distinguirá do Pseudo-Estratificado Comum (Cilíndrico), será a presença das células em raquete ou em guarda-chuva)
TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO
FROUXO (Ampla matriz extra-celular nucleada com a presença de poucas fibras, se comparado ao denso)
DENSO MODELADO (Presença de muitas fibras, que o deixa expesso. Possui um direcionamento específico de suas fibras)
DENSO NÃO-MODELADO (Apresenta um aspecto expesso, devido as muitas fibras presentes nas matriz extra-celular. Diferente do modelado, suas fibras não seguem uma direção específica, dando uma impressão de estar desorganizado (bagunçado))
ELÁSTICO (com fibras elásticas) (Nota-se na matriz extra-celular a presença de lâminas elásticas com fibras elásticas num aspecto ondulado, seguindo uma direção)
RETICULAR (com fibras reticulares) (Vemos a matriz extra-celular com as fibras reticulares negras, pois em sua preparação, utiliza-se impregnação por sais de prata que a deixa com essa coloração. Essas fibras tem um aspecto delgado (fino) e estão espalhadas pela matriz)
TECIDO ADIPOSO (uma das formas especializadas do tecido conjuntivo)
UNILOCULAR (Apresenta UM ÚNICO compartimento para armazenar gotículas de lipídeos, que durante o processo de preparação da lâmina foram removidas pelo xilol, nos fazendo ver somente o "negativo" das gotículas. Devido ao citoplasma da célula estar ocupado por este compartimento, resultou na deslocação do núcleo para a periferia da célula)
MULTILOCULAR (Apresenta MAIS DE UM compartimento para armazenar gotículas de lipídeos. Como há essa distribuição de compartimentos, o núcleo se encontra centralizado, distinguindo-se do unilocular)

Outros materiais