Buscar

EXERCICIO DE COMANDS ELÉTRICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO 1
Em uma indústria deseja-se que o motor, ao ser ligado sinalize com uma luz verde, quando desligado sinalize com uma luz vermelha. Construa o circuito de potência e comando. 
EXERCÍCIO 2
Em uma indústria de enlatados o proprietário deseja que o motor, que gira a esteira para frente, (MOTOR 1), seja sinalizado com uma luz azul. Quando for preciso a esteira rodará no sentido contrário por meio de um segundo motor (MOTOR 2), que ao ser ligado, não pode permitir a ligação do primeiro motor e deve ainda ser sinalizado com uma luz branca. Construa o circuito de comando.
EXERCÍCIO 3
Em um esquema de três motores, M1, M2 e M3. ao acionar o circuito através de uma botoeira M1 e M2 deve ser ligado durante 10 segundos, passado este tempo sai M1 e M2 entrando M3. 
EXERCÍCIO 4
Em um esquema de três motores M1, M2, M3 ao acionar o circuito por meio de uma botoeira M1 e M2 funcionam, após 10 segundos M2 desaciona M3 é acionado, ao pressionar uma segunda botoeira M3 e M1 sai e volta M2. 
EXERCÍCIO 5
Faça o comando de maneira que duas lâmpadas liguem e desliguem excludentemente, ou seja quando uma ligar a outra tem que, necessariamente estar desligada. Sendo que quando primeira é acionado por meio de uma botoeira, a segunda é acionada após 5 segundos , sendo acionada, dura 7 segundos acesa, passado esse tempo, ela apaga e reacende a primeira lâmpada, reiniciando o ciclo vicioso. 
EXERCÍCIO 6
Um sistema de válvulas, e uma bomba. Tem duas bomba e duas válvulas. A primeira bomba leva um fluido do reservatório 1 através da bomba 1, nesse momento, a válvula 1 deverá estar aberta. Quando o fluido enche o reservatório 2( detectado através de um fim de curso), a bomba 1 desliga, a válvula 1 fecha. Nesse instante, a bomba 2 ligará e a válvula 2 abrirá, levando o fluido para um terceiro reservatório, onde repousa. 
EXERCÍCIO 7
Em uma fazenda tem-se três áreas de irrigação, cada área possui 2 válvulas, para ter um melhor controle desse processo o proprietário gostaria que a irrigação fosse feita por etapas. Primeiro a área 1 seria irrigada durante 2 minutos. Logo após, a área 2 seria irrigada durante, também 2 minutos. Porém a área 3 ,como é menor, seria irrigada por 1 minuto. 
EXERCÍCIO 8
Faça por meio de contatores um semáforo, com as luzes, vermelha, amarela e verde. 
EXERCÍCIO 9
Em um tanque é preciso controlar a bomba que o enche, existem 2 sensores de nível, um em cima e outro em baixo, quando o tanque estiver seco a bomba ligará, até que seja acionado o sensor de cima o qual desliga a bomba.

Outros materiais