Buscar

Texto estudo de caso 1

Prévia do material em texto

Estudo de caso
 O desenvolvimento de programas e Políticas Públicas têm se tornado uma das estratégias adotadas pelos governos no combate a pobreza e à desigualdade social. O maior desafio, no entanto, é direcionar o acesso aos indivíduos que realmente precisam de usufruir das tais iniciativas.
 Acompanhando tendências mundiais, as políticas públicas no Brasil têm avançado no sentido de focalizar o público para o qual os programas foram criados, como forma de qualificar e aperfeiçoar os seus resultados. Para tanto, o Governo Federal têm investido na criação e no uso adequado de instrumentos que permitem identificar, localizar, classificar e selecionar as famílias com perfil para ingresso em suas políticas públicas cito aqui O Programa Bolsa Família (PBF) criado na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje é o maior. Publicado pelo Portal Brasil em 17/09/2015 O Programa Bolsa Família complementará a renda de 13,9 milhões de famílias no mês de setembro. No total, o Ministério do Desenvolvimento Social E Combate a Fome (MDS) está transferindo R$ 2,3 bilhões, com valor médio do beneficio por família de R$ 164,86. O Programa que contribui para o combate a pobreza também acompanha, nas áreas de saúde e educação, as crianças, os adolescentes e as mulheres grávidas que fazem parte do programa.
Segundo o Coordenador de Campanhas e Políticas de ONG Internacional ActionAid, Ben Phillips, acredita que o Brasil é um exemplo internacional no combate à pobreza, mas precisa ir além do Bolsa Família se quiser avançar na redução da desigualdade por um caminho sustentável. Ele diz Programas de transferência de renda, devem ser apenas parte de um pacote de medidas. Mas elogiou o esforço do Brasil nos últimos anos e disse que os trabalhos que foi feito no país, tirou 36 milhões de pessoas da pobreza em dez anos. A ActionAid é uma organização não governamental internacional que luta contra pobreza, tem programas de patrocínio em vários países, incluindo Brasil.
Embora O Brasil seja uma inspiração para o resto do mundo tem uma longa história de desigualdade, e é um dos poucos países que conseguiram diminuir a desigualdade através de políticas públicas nos últimos anos, o tempo passa e o problema só aumenta. Existem pessoas no mundo entre sete a dez em países onde a desigualdade está crescendo. Exemplo Brasil, o governo tem a opção de fazer. Fazer política pública de interesse público.
Especialistas afirmam que "o Brasil não é um país pobre, mas extremamente injusto, desigual e com muitos pobres", concluindo que “a origem da pobreza do Brasil não está na falta de recursos, mas na má distribuição dos recursos existentes” (BARROS, 2001). 
http://www.brasil.gov.br/planos-e-programas Brasil Portal
 
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150430_action_aid_entrevista_jc_lg

Continue navegando