Buscar

A Arquitetura Barroca

Prévia do material em texto

A Arquitetura Barroca
O estilo barroco foi precedido pelo renascimento e pelo maneirismo. Com isso inicia-se a partir do século XVII. A palavra portuguesa "barroco", significa uma pérola de formato irregular (Perola imperfeita.
É diretamente ligado à Contra-Reforma, um movimento dentro da Igreja Católica a reformar-se, em resposta à Reforma Protestante. Eles reagiram com a se fortalecendo e fazendo belas composições arquitetônicas, principalmente as igrejas. 
Em termos de conceito O barroco é libertação espacial, é libertação mental das regras dos tratadistas, das convenções, da geometria elementar. É libertação da simetria e da antítese entre espaço interior e exterior.
As principais características do barroco definem-se como uma reação à simetria e às formas rígidas do Renascimento: buscando efeitos impactantes e teatrais, uma preferência por plantas axiais ou centralizadas, pelo uso de contrastes entre cheios e vazios, entre formas convexas e côncavas, pela exploração de efeitos dramáticos de luz e sombra, e pela integração entre a arquitetura e a pintura, a escultura e as artes decorativas em geral. Também utilizam o dinamismo plástico, a suntuosidade e a imponência, reforçados por intensa emotividade conseguida através de sinuosidades, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos perspéticos e ilusórios, tanto nas fachadas quanto no desenho das plantas e dos interiores das edificações. A intenção da criação de ilusão do movimento; combinação e abundância de linhas opostas que reforçam o efeito cénico;[1] o uso de jogos de claro-escuro pela construção de massas salientes e reentrantes (sinuosas ou lisas). Os elementos construtivos usados como elementos puramente decorativos: uso de colunas torsas, helicoidais, duplas ou triplas e escalonadas; os frontões são compostos ou interrompidos, que reforçam o movimento ascencional das fachadas; o uso de decorações naturalistas convertem-se em elementos característicos do estilo.[1]
Dessa maneira, na arquitetura barroca o que prevalecia era a teatralidade e as obras monumentais, provocando distintos resultados visuais, tanto no exterior, quanto no interior das construções.
 Urbanismo Barroco
 
O traçado das cidades barrocas em nada difere do traçado das cidades clássicas, porém, ganha mais riqueza e movimento. Continua a existir o monumentalismo das praças e jardins e dos traçados radiais.
No traçado urbano a escala humana continua esquecida. Na arquitetura, a cidade barroca tende para a pomposidade das formas, enquanto que no aspecto socioeconômico ela é burguesa.
Na concepção do espaço urbano barroco são utilizados três princípios fundamentais: a perspectiva, a linha recta e a uniformidade.
 nível urbanístico, durante o período barroco, dá-se uma aplicação dos princípios do racionalismo  ao desenho das cidades. Os racionalistas consideram que a produção urbana do passado é fruto do acaso e que as intervenções urbanísticas devem obedecer a princípios geométricos e artísticos. Nasce a cidade como arte.
Em 1600 o papa propôs uma reforma urbana, onde seriam resolvidos de organização urbana. E com isso foi possível que a igreja se tornasse o centro da cidade, fortalecendo assim, o conceito de contra-reforma. E partindo disso, houve a implantação de praças que destacam-se a igreja, e grandes vias que trazem dinamismo para a cidade.
A obra da arquitetura barroca em questão, trata-se da  Igreja da Ordem Terceira de São Francisco  da cidade brasileira de Salvador, Bahia. 
 A fachada possui características marcantes do período barroco, como:  O nível térreo é vazado por três portas em arco redondo, sendo a central mais larga e alta, ou seja, as portas e janelas possuem decoração. As pilastras assumem uma forma de quartelões (pilastras misuladas), com capitéis que ostentam mascarões e são coroados por volutas jônicas. Possui esculturas e estatuais como elementos decorativos. Todos elementos são salientes, e volumosos, trazendo a sensação de movimento e decoração excessiva. Outro aspecto importante a ser destacado, é o uso da cor dourada, como elemento de impacto e grandiosidade. E a grande maioria dos elementos possuem curvas e contra-curvas, reforçando a sensação de movimento. 
A Basílica de São Pedro é uma basílica no Estado do Vaticano, localizada Roma, na Itália. E em seu entorno é possível indicar aspectos característicos do urbanismo barroco. A principal característica a se indicar, é o fato da igreja ser o “centro” da cidade, reforçando o conceito de contra reforma da época. É possível observar que as colunas da praça, simbolizam o acolhimento da igreja com relação a cidade, em forma de “braços”, isso é uma forte característica do período, onde a intensão era fortalecer novamente a igreja.
 Os elementos da cidade convergem na igreja, demonstrando sua importância. E também podemos observar a utilização de elementos esculturais de docorativos, como o obelisco no centro da praça. E para trazer dinamismo para a cidade, podemos indicar as amplas vias no entorno da igreja, partindo a partir da praça. 
Podemos concluir que a cidade barroca se estabeleceu no entorno das igrejas, que por sua vez eram o centro principal.

Continue navegando