Buscar

06 ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401862700)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O caráter normativo ético é aplicável para os profissionais de enfermagem e para os estudantes de enfermagem de nível técnico e de graduação. Tanto que esses últimos possuem uma norma, que é representada pela:
		
	
	Lei nº 7.498/86.
	 
	Resolução COFEN nº 299/2005.
	
	Resolução COFEN nº 1456/2014.
	
	Resolução COREN/DF nº 299/2000.
	
	Resolução COFEN nº 358/2009.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401746901)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde onde não conste a assinatura dos mesmos.
		
	 
	Através de radio, telefone, celular ou meios eletrônicos.
	
	Exceto por Meio eletrônico ou radio.
	
	Exceto por radio, telefone, celular ou meios eletrônicos.
	
	Somente por telefone ou celular
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401862699)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre a Resolução COFEN nº 1456/2014, temos artigos que se complementem entre si quando pensamentos em um atendimento de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Quais são estes artigos?
		
	
	Art. 1º e Art 7º.
	
	Art.1º e Art.4º.
	
	Art.1º e Art.3º.
	
	Art. 3º e Art 5º.
	 
	Art. 1º e Art.2º.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401747076)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Uma cliente deu entrada na emergência trazida por familiares desacordada ou inconsciente. Segundo o protocolo do ACLS - CABDE enfermeiro chamou pela consciência e a paciente não respondeu, em seguida C - verificou o pulso carotídeo - constatou ausência do pulso- chamou o médico - trouxe o carrinho de parada - iniciou imediatamente massagem cardíaca 30X 2 ventilações com ambú e O2 - realizou punção venosa - e o médico pediu que se administrasse 3ml de adrenalina endovenosa- como o enfermeiro estava ventilando o técnico que preparou a medicação - neste caso o enfermeiro deve aplicar a medicação preparado por outro profissional:
		
	
	nenhumas das anteriores
	
	É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	 
	Não se aplica ao artigo anterior as situações de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente.
	
	Quando não conste a assinatura do responsável médico não se deve aplicar a medicação;
	
	Por não concordar com a medicação prescrita no caso da parada cardíaca - deve-se administrar adrenalina, atropina e gluconato de Na;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401862698)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Tendo como base o Art. 1º da Resolução COFEN nº 1456/2014, assinale a alternativa correta:
		
	
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através somente de rádio, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas somente do profissional médico, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	 
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	Art. 1Oº - É liberado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através somente de rádio, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	Art. 1º - É vedado ao profissional de Medicina aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401860266)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Deu entrada em uma maternidade uma gestante com 24 anos, G2P1A0, DUM: 22/12/2011 queixa-se de dores na região pélvica irradiando-se para região lombar. Ao realizar uma cardiotocografia, BCF com linha de base de 140 bpm e 3 contrações no período de 20 minutos. Diante da Resolução do Cofen que dispõe a afirmativa abaixo para atuação do enfermeiro na assistência à mulher no ciclo gravídico perperal.
		
	 
	Resolução Cofen 223/99.
	
	Resolução Cofen 225/99.
	
	Resolução Cofen 233/99.
	
	Resolução Cofen 245/99.
	
	Resolução cofen 224/99.

Outros materiais