A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Av2   Gest. Ambiental   Seminário Interdisciplinar V

Pré-visualização | Página 1 de 1

Av2 - Gest. Ambiental - Seminário Interdisciplinar V
1)
O desenvolvimento sustentável de um país passa necessariamente pela educação. Com relação à educação ambiental no Brasil é correto afirmar:
I. A preocupação com a educação ambiental está evidenciada na Declaração de Estocolmo de 1972.
II.A Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil.
III.A Lei Federal nº 10.257 , de 10 de julho de 2001, dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil
IV.A Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil incumbe ao Poder Público "promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente" .
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) corretas é:
Alternativas:
a)
I,II e III
b)
I, II e IV
 Alternativa assinalada
c)
I, III e IV
d)
I, II , III e IV
2)
Mobilidade urbana sustentável é a capacidade de nos deslocarmos gerando o menor impacto ambiental possível. Analise as afirmativas abaixo e responda:
I. A mobilidade sustentável tem como objetivo principal a redução dos impactos ambientais e sociais da mobilidade motorizada.
II. A mobilidade urbana é ao mesmo tempo causa e efeito do desenvolvimento urbano e integra as ações dos principais agentes e fatores que afetam a forma como uma cidade se desenvolve.
III. A prioridade do transporte individual sobre o coletivo nas vias públicas contribui para a sustentabilidade da mobilidade urbana.
IV. Os congestionamentos e a ocupação desordenada dos espaços verdes por tráfego de veículos automotores poluem o ar e provocam níveis insuportáveis de ruído, prejudicando a saúde pública e a qualidade de vida das grandes cidades.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
Alternativas:
a)
I,II e III
b)
I, III e IV
c)
I, II e IV
 Alternativa assinalada
d)
I, II , III e IV
3)
Dentre as propostas contidas na Política Nacional de Mobilidade Urbana instituída pela lei federal nº 12.587/12 estão:
I.Dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e modos de transporte não motorizados.
II.Restrição e controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados.
III.Priorização de projetos de transporte público coletivo estruturadores do território e indutores do desenvolvimento urbano integrado.
IV.Prioridade dos modos de transportes motorizados sobre os não motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.
V.Integração da Política Nacional de Mobilidade Urbana com a política de desenvolvimento urbano e respectivas políticas setoriais de habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo no âmbito dos entes federativos, sendo este item de crucial importância para eliminarmos problemas futuros de mobilidade urbana.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
Alternativas:
a)
I,II , III e V
 Alternativa assinalada
b)
I, III e IV
c)
I, II , IV e V
d)
I, II , III e IV
4)
A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos:
I. a água é um bem de domínio privado;
II. a água é um recurso natural ilimitado, dotado de valor econômico;
III. em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o abastecimento das industrias;
IV. a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
Alternativas:
a)
I,II , III e IV
b)
I, II e III
c)
I e IV
d)
IV
 Alternativa assinalada
5)
A Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela lei federal nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, apresenta diretrizes para a gestão da água no Brasil. A gestão dos recursos hídricos deve considerar que:
I.Os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos assegurem a necessária disponibilidade de águas, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, à atual e às futuras gerações.
II.Adultos entre 30 a 55 anos devem ser prioridade durante a crise hídrica.
III.Toda outorga de uso da água estará condicionada às prioridades de uso estabelecidas nos Planos de Recursos Hídricos e deverá respeitar a classe em que o corpo de água estiver enquadrado.
A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é:
Alternativas:
a)
I e II
b)
I e III
 Alternativa assinalada
c)
II e III
d)
II