Buscar

Av1 Gest. Ambiental Química Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Gest. Ambiental - Química Ambiental
1)Os micronutrientes são elementos que são essenciais apenas em níveis muito baixos e, geralmente, são necessários para o funcionamento essencial das enzimas. Esses elementos incluem o cloro, boro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco. Esses elementos são necessários para as plantas apenas em níveis muito baixos e muitas vezes são tóxicos em níveis mais elevados. Com relação aos micronutrientes presentes nos solos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)O molibdênio é isomorficamente substituído por Fe ou Al em óxidos, piroxênios, anfibólios e micas.
b)O zinco está presente como resultado de substituição isomórfica de Mg, Fe e Mn em óxidos, anfibólios, olivinas e piroxenas e, em nível traço como sulfeto de zinco em silicatos.
c)O vanádio é substituído isomorficamente por outros feldspatos, anfibólios, olivinas piroxenas e micas, pode apresentar-se também em nível traço como sulfetos de cobre em silicatos.
d)O cobre está presente na molibdenita (MoS2).
2)Analise os itens de I a III e depois escolha a alternativa que apresenta uma afirmativa verdadeira:
I-Os fertilizantes orgânicos, como esterco deve passar por biodegradação para liberar espécies inorgânicas.
II-O produto amônia anidra (NH3) tem um teor de nitrogênio muito elevado e pode ser adicionado diretamente ao solo, pois apresenta uma forte afinidade pela água por causa de sua solubilidade.
III- O Nitrato de amônio, NH4NO3, é um fertilizante de nitrogênio líquido, seu processo de fabricação e armazenamento exige bastante cuidado, pois forma gás amônio.
Alternativas:
a)Apenas os itens I e II apresentam afirmativas verdadeiras.
b)Apenas o item III apresenta afirmativa verdadeira.
c)Apenas os itens II e III apresentam afirmativas verdadeiras.
d)Todos os itens (I a III) apresentam afirmativas verdadeiras.
3)O solo é uma mistura variável de minerais, matéria orgânica e água capaz de sustentar a vida das plantas na superfície da Terra. É o produto final do intemperismo, ação de processos químicos, físicos e biológicos sobre as rochas, que em grande parte produzem minerais de argila. Com relação a composição sólida dos solos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)A fração sólida de um solo produtivo é composta somente de matéria orgânica.
b)A fração mineral da fase sólida é composta pela decomposição de folhas, galhos, frutos, restos de animais e seus excrementos.
c)A fração orgânica dos solos é originada pela degradação física das rochas com composição química igual a da rocha mãe.
d)A fração mineral dos solos é composta pela degradação das rochas decorrente do intemperismo, no qual pode ter ações não somente físicas, mas também químicas e em menor proporção, biológicas.
4)Analise os itens de I a III e depois escolha a alternativa que apresenta uma afirmativa verdadeira:
I-O nitrato de sódio consiste em sais de potássio, porém o problema relacionado a este fertilizante é que algumas culturas absorvem mais potássio do que o necessário para seu crescimento.
II-O ácido fluorídrico (HF) produzido como um subproduto da produção de superfosfato pode gerar problemas de poluição do ar.
III-Minerais de fosfato são ricos em oligoelementos necessários para o crescimento das plantas, tais como boro, cobre, manganês, molibdênio e zinco.
Alternativas:
a)Apenas os itens I e II apresentam afirmativas verdadeiras.
b)Apenas os itens II e III apresentam afirmativas verdadeiras.
c)Apenas o item III apresenta afirmativa verdadeira.
d)Todos os itens (I a III) apresentam afirmativas verdadeiras.
5)A fração líquida representa a água contida nos solos proveniente da chuva, neblina, sereno, orvalho, que esteja em solução. Esta possui diversos íons orgânicos e inorgânicos que foram trazidos da fase sólida. Com relação a fase líquida dos solos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)A água também expande as camadas das argilas e o solo torna-se alagado, porém este alagamento não altera as propriedades químicas, físicas dos solos.
b)O excesso de água nos solos não é prejudicial porque é o meio para que os nutrientes seja enviado as plantas.
c)A fase líquida dos solos representada pela água tem uma forte interação com as argilas presentes nos solos fazendo com que seja absorvida na superfície pelas partículas de argila.
d)Os minerais presentes nos solos fazem com que o oxigênio seja rapidamente consumido pelos microrganismos para degradar a matéria orgânica.

Outros materiais