Buscar

Direito Civil III_2013_1 (1)

Prévia do material em texto

�
	PLANO DE ENSINO 2013
	CURSO: DIREITO
	DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III – OBRIGAÇÕES I
	CÓDIGO:
	POSIÇÃO NA GRADE DO CURSO: 3º
	CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80 h
	EMENTA 1. Introdução ao Direito das Obrigações. 2. Noções Gerais de Obrigação. 3. Das modalidades das Obrigações..
	OBJETIVOS:
1) Geral: contribuir para que, ao longo do curso, o aluno apreenda as 03 (três) abordagens cognoscitivas mínimas dos conteúdos programáticos: domínio conceitual (doutrinas diversas), lógico (dialética formal e material) e comunicacional (verbalização escrita e oral, técnica redacional argumentativa e noções de oratória).
2) Específicos: possibilitar ao discente aprofundar sua formação em direito privado, com ênfase nas obrigações civis e seus reflexos, motivando o contato com os conceitos disciplinadores do tema, a firmar o conhecimento e conduta do discente para operar o direito..
	CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PLANOGRAMA
	
	1
	Apresentação da matéria, do programa e da bibliografia Introdução ao Direito das Obrigações. Conceito de Direito das Obrigações. Natureza dos direitos creditórios. Distinção entre direitos reais e pessoais. Estrutura da relação obrigacional.
	
	2
	Obrigações: civil, empresarial, moral, natural, de meio, de resultado, de garantia, líquidas e ilíquidas. Obrigações "propter rem". Fontes das obrigações. Distinção entre obrigação e responsabilidade.
	
	3
	Das modalidades das Obrigações. Das obrigações de dar coisa certa. Das obrigações de dar coisa incerta. Das obrigações pecuniárias.
	
	4
	Das obrigações de fazer. Das obrigações de não fazer. A multa diária do art. 461 do Código de Processo Civil.
	
	5
	Das obrigações alternativas.
	
	6
	Das obrigações divisíveis e indivisíveis
	
	7
	Das obrigações solidárias. Solidariedade ativa
	
	8
	Das obrigações solidárias. Solidariedade passiva
	
	9
	Extinção das obrigações. Pagamento. Importância. Terminologia. Princípios orientadores do pagamento: pontualidade e boa-fé objetiva
	
	10
	AVALIAÇÃO. 
	
	11
	Pagamento direto: Sujeitos (solvens e accipiens)
	
	12
	Pagamento direto: Objeto, Prova, Tempo e Lugar.
	
	13
	Pagamento indireto: Consignação. Noções gerais procedimentais do art. 890 do Código de Processo Civil.
	
	14
	Pagamento indireto: Imputação
	
	15
	Pagamento indireto: Sub-rogação
	
	16
	Pagamento indireto: Dação.
	
	17
	AVALIAÇÃO.
	
	BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil. 11ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 2
GONÇALVES, Carlos Roberto Gonçalves. Direito civil brasileiro. 6ª Ed., São Paulo: Saraiva, 2009, v.2.
VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. v.2 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AZEVEDO, Álvaro Villaça. Teoria geral das obrigações: responsabilidade civil. 11ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. (Curso de direito civil) 
DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. 23ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2009. v.2
GOMES, Orlando. Obrigações. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.
MARTINS-COSTA, Judith. Comentários ao novo código civil. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006. v.5
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009. v.2
	METODOLOGIA DE ENSINO: 
Quanto à exposição de aula - o professor substitui a aula-monólogo por exposições dialógicas, construindo conceitos teóricos, promovendo as reflexões de interpretação das fontes do direito, produzindo conclusões, com a consequente análise de casos concretos, fomentando a pesquisa de jurisprudência e a leitura de obras doutrinárias recomendadas. 
Quanto ao registro da matéria ensinada - o conteúdo é resumido em quadros sinópticos ou mapas conceituais, que estimulem a memorização visual do discente e a retenção de informações, de forma que o discente construa o seu conhecimento a respeito dos temas ministrados.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
O instrumento avaliativo denominado AV1 deve se dar de forma individual e deve contemplar o conteúdo ministrado em aula, na forma de casos práticos, facultando-se ao professor regente da disciplina deliberar a respeito da possibilidade de consulta à legislação, doutrina e jurisprudência. Vedada a aplicação de avaliação exclusivamente de natureza objetiva (múltipla escolha). 
O instrumento avaliativo denominado AV2 corresponderá a Avaliação Integrada e deverá contemplar a totalidade do conteúdo programático ministrado no semestre letivo, refletindo a interdisciplinaridade do curso, exclusivamente com consulta à legislação, doutrina e jurisprudência.
O instrumento avaliativo denominado AV3 será composto por questões de múltipla escolha e deverá contemplar o conteúdo programático de todos os semestres cursados pelo discente, refletindo a interdisciplinaridade do curso, em caráter cumulativo, sendo vedada a consulta à legislação, doutrina, jurisprudência e demais materiais de apoio.
ELABORAÇÃO: PROFESSOR (ES) RESPONSÁVEL (EIS):
Profa.: Tatiana de Cássia Gimenes
Data 
Aprovação

Continue navegando