Buscar

SIMULADO DE EMBRIO & HISTO 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504900275)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Fibras proteicas formadas fundamentalmente pela proteína elastina, possuindo considerável elasticidade, com coloração amarelada, tem resistência a trações. Encontradas em ligamentos, tendões, derme, bexiga urinária, vasos sanguíneos e linfáticos e alvéolos pulmonares. O texto refere-se a fibras proteicas especificas, encontradas no tecido:
		
	 
	Conjuntivo Elástico
	
	Sanguíneo
	 
	Epitelial
	
	Ósseo
	
	Conjuntivo Reticular
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505023258)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A recepção sensorial, capacidade de receber estímulos táteis, é característica de um dos tecidos que constitui a pele. Que tipo de tecido histológico é esse?
		
	
	tecido sanguíneo
	 
	tecido epitelial
	
	tecido ósseo
	
	tecido muscular
	
	tecido adiposo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505023264)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O sangue é a denominação coloquial para o tecido sanguíneo, que possui suas células produzidas especialmente pela medula óssea. Atualmente são muitas patologias decorrentes da má produção sanguínea ou mesmo pela circulação deste tecido. Entre estas, a trombocitopenia é um quadro clínico instalado em casos idiopáticos ou ocorridos por infecções. A dengue é uma virose que em muitos casos evolui para a diminuição da quantidade de plaquetas e pode acarretar a perda sanguínea, com a e morte. Sobre as condições normais que envolve este tecido tem-se uma única resposta correta, localize-a:
		
	
	O megacariócito é uma outra denominação dada às plaquetas circulantes no sangue periférico e que possui a capacidade de defender o organismo de possíveis agressores.
	 
	Hemácias são também denominadas eritrócitos e são corpúsculos que contém uma quantidade expressiva de hemoglobina, proteína que possui a função básica de conduzir oxigênio.
	 
	A medula óssea é o único órgão capaz de produzir e amadurecer células do sangue. Situa em todos os ossos longos e esponjosos do organismo.
	
	As células do sangue estão imersas em um líquido denominado linfa, que possui também proteínas , hormônios e substâncias sinalizadoras.
	
	O leucócito de maior importância ao organismo é o neutrófilo, esse possui a capacidade de produzir uma substância defensora específica de nome anticorpo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504587732)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	01- As glândulas se originam a partir de brotamentos e invaginações de células epiteiliais, os quais abandonam a superfície onde se desenvolvem e penetram no tecido conjuntivo subjacente, produzindo uma lâmina basal ao seu redor. As unidades secretoras, juntamente com os seus ductos, formam o parênquima da glândula, enquanto o estroma da glândula é representado pelos elementos do tecido conjuntivo que invadem e sustentam o parênquima (Gartner e Hiatt, 2007). Pode-se afirmar que a alternativa abaixo correta é:
		
	 
	Dentre as glândulas endócrinas tem-se como exemplos: glândulas adrenais, hipófise, tireoide, paratireoide, além dos ovários e testículos que também produzem hormônios.
	
	As glândulas exócrinas possuem área secretora que ao produzir seus produtos lançam em ductos ou canais de eliminação. Como exemplo tem-se adrenais e sudoríparas.
	
	Uma glândula mista é aquela que poderá agir como endócrina ou exócrina dependendo da necessidade do órgão. Assim o pâncreas possui a ilhota de langerhans que age como glândula exócrina e os adenômeros pancreáticos que agem como glândula endócrina.
	
	Glândulas endócrinas produzem suas secreções hormonais que lançam em ductos, os quais tem como função a distribuição pelo organismo.
	
	Glândulas endócrinas liberam suas secreções nos vasos sanguíneos ou linfáticos para a distribuição em órgãos alvos. Entre estas tem-se as sudoríparas e a tireoide como exemplos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504922995)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica, provavelmente autoimune. Por motivos genéticos ou ambientais, na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso. A característica mais importante da esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos. Em geral, a doença acomete pessoas jovens, entre 20 e 30 anos, e provoca dificuldades motoras e sensitivas. Não se conhecem ainda as causas da doença. Sabe-se, porém, que a evolução difere de uma pessoa para outra e que é mais comum nas mulheres e nos indivíduos de pele branca que vivem em zonas temperadas. O diagnóstico é basicamente clínico, complementado por exames de imagem, por exemplo, a ressonância magnética.' [fonte: (http://drauziovarella.com.br)] Neste enunciado há referência sobre a bainha de mielina, um dos componentes do neurônio. Escolha a alternativa correta abaixo:
		
	
	O neurônio recupera a bainha de mielina a partir de células da glia como o astrócito, micróglia, oligodendrócito e células de schwann.
	 
	A bainha de mielina recobre o axônio procedendo o isolamento elétrico e evitando que a descarga se perca ao longo do eixo axônico.
	
	O impulso nervoso é obtido pela ação de neurotransmissores que são liberados nas sinapses, locais onde se formam também a bainha de mielina.
	 
	A bainha de mielina recobre todo o neurônio, evitanto que o potencial elétrico também chamado de potencial de ação se perca ao longo do trajeto.
	
	Os neurotransmissores são substâncias químicas que produzidas pela bainha de mielina aumentam o impulso nervoso.

Continue navegando