Buscar

Anatomia do Crânio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Crânio
A porção dorsal é formada pelos ossos nasais e dorsais. Os ossos nasais não apresentam acidentes ósseos. 
Ossos frontais: São os maiores ossos da porção dorsal do crânio e constituem a parede dorsal da cavidade do crânio. Na sua parte caudolateral pode ter o processo cornual, que é a projeção óssea que vai formar a base para os cornos ou chifres. 
Eles formam a parede dorsal e lateral das orbitas ósseas. Na borda lateral se encontra o processo zigomático do osso frontal indo em direção ao osso zigomático, no qual vai se unir ao processo frontal do osso zigomático, onde irão formar a parede caudal da cavidade da orbita. 
Na face dorsal, acima da orbita óssea, se encontra um sulco com um forame na sua porção caudal. Eles são denominados de sulco supra-orbital e o forame supra-orbital. O forame da origem ao canal supra-orbital que segue em direção ao interior do osso até alcançar a parede dorsal da orbita óssea. 
Eles são ossos ocos, com seios frontais extensos que seguem até o processo cornual, se presente. 
A parte lateral do crânio é constituída pelos ossos da face, ossos da orbita e ossos da parede lateral da cavidade craniana.
A face é formada pelos ossos maxilar, incisivo, zigomático, lacrimal, mandibular e nasal. 
Osso maxilar: É o maior osso da face, se articulando com os ossos nasal, incisivo, lacrimal e zigomático.
Na parte medial se localiza uma elevação com uma tuberosidade mais rostral próximo ao 3o pré-molar, essa elevação é chamada de crista facial e a tuberosidade de tuber facial. 
Mais rostral ao tuber facial se encontra o forame infra-orbital que vai ser a passagem para os vasos e nervos infra-orbitais.
Na sua parte ventral estão localizados os alvéolos dentários. E o seu interior é formado pelo seio maxilar.
Osso incisivo: Em ruminantes não possuem os alvéolos.
Osso zigomático: Forma a parede ventral da orbita óssea. Na sua parte caudal saem dois processos que irão se articular com os ossos frontal e temporal. 
O que vai se articular com o osso frontal é o processo frontal do osso zigomático que vai se unir com o processo zigomático do osso frontal, formando a parede caudal da orbital.
O processo que vai se articular com o osso temporal é o processo temporal do osso zigomático, no qual vai se unir ao processo zigomático do osso temporal para ambos formarem o arco zigomático.
Osso lacrimal: Faz parte da parede rostral da orbita. Possui o forame lacrimal, seguido pela formação do canal nasolacrimal que vai desembocar na cavidade nasal. 
Osso mandíbula: É formada por corpo, ângulo e ramo.
Corpo: É a parte mais rostral do osso com os alvéolos dentários e possui duas faces, uma interna e uma externa. 
Na face externa rostral se encontra um ou dois forames, os forames mentuais que são por onde saem os vasos e nervos mentuais. 
Ângulo: Curvatura entre o corpo e o ramo
Ramo: Sua porção dorsal é dividida em dois processos pela incisura mandibular. Os processos formados pela divisão da incisura mandibular são o processo coronoide rostral e o processo condilar caudal. 
O processo coronoide se insere o músculo temporal. O processo condilar tem uma superfície articular denominada de cabeça que vai se articular com o osso temporal.
Na face lateral do ramo se encontra uma rugosidade para a inserção do músculo masseter. Na sua face medial se localizam os forames mandibulares e o sulco milo-hióideo.
Orbita óssea: É a cavidade onde se aloja o olho e glândula lacrimal. Seu formato é similar a de um cone com seu ápice chega no forame orbitorredondo sua base é voltada para fora, para frente e para cima.
Na parede medial da orbita se encontra vários forames:
Forame orbitorredondo: 
Forame óptico: perto do forame orbitorredondo (acima e na frente)
Forame etmoidal: acima do forame óptico
Forame lacrimal: osso lacrimal
Na parede dorsal se encontra uma depressão denominada fossa da glândula lacrimal. Entre as paredes dorsal e medial se localiza a abertura orbital do canal supra-orbital.
A parede ventral não está completa e ela possui uma estrutura óssea oca chamada bula lacrimal. 
A parede lateral é formada pelos processos temporais e zigomticos. 
A parede lateral da cavidade craniana é formada pelos ossos temporal, parietal e frontal.
Osso temporal: Ele é dividido em partes escamosa, timpânica e petrosa.
Escamosa: É a porção mais dorsal do osso que forma a parede ventromedial da fossa temporal caudal ao processo zigomático do osso temporal. Na parte ventral do processo zigomático existe uma área convexa que se articula com o processo condilar da mandíbula denominado de tubérculo articular. Logo atrás do tubérculo articular se localiza a fossa mandibular que é uma depressão onde a cabeça do processo condilar vai se articular e em seguida se localiza o forame retroarticular.
Timpânica: Está ventral a porção escamosa e é formada pelo meato acústico externo e bula timpânica. 
O meato acústico externo é um canal cilíndrico logo atrás do forame retro-articular. A abertura do forame é chamada de poro timpânico.
A bula timpânica é uma projeção óssea oca que esta ligada ao meato acústico externo por uma crista chamada de bainha do processo estiloide. Na porção rostral da bula timpânica se encontra um processo pontiagudo voltado rostralmente chamado de processo muscular.
Petrosa: É o menor dos três processos e é mais bem vista na porção interna da cavidade craniana. Na sua parte externa, ela formar dois processos chamados de processo mastoide e processo estiloide.
O processo mastoide está localizado entre o meato acústico externo e o processo jugular do occipital. 
O processo estiloide é uma pequena projeção cilíndrica em uma cavidade entre a bula timpânica e bainha do processo estiloide. É no processo estiloide que o osso hioide vai se prender. Próximo ao processo estiloide se encontra o forame estilomastoide. 
Os ossos frontal e parietal completam a parte dorsal da face lateral do crânio.
A parte caudal do crânio é formada pelos ossos occipital, parietal, temporal e frontal.
Próximo ao seu centro está localizada uma estrutura rugosa chamada de protuberância occipital externa, que é onde o ligamento da nuca vai se inserir. Na sua porção ventral se localiza o forame magno que é por onde a medula espinhal segue em direção as vértebras. Localizada lateralmente ao forame magno, existem dois côndilos do occipital que irão se articulas com o atlas. Próximo aos côndilos estão dois processos pontiagudos denominados de processos jugulares. 
A parte ventral do crânio tem duas porções, a rostral e a caudal. 
Rostral: É constituído pelos ossos palatino, maxilar e incisivo. O incisivo possui uma fissura entre seus ossos denominada fissura interincisiva. O incisivo segue caudalmente com duas projeções ósseas, os processos palatinos do osso incisivo que ao se juntarem ao osso maxilar formam as fissuras palatinas. 
No osso palatino se encontram os forames palatinos maiores seguidos pelos sulcos palatinos maiores. 
Caudal: logo após o osso palatino se encontra os ossos pterigoides, com formato de lamina óssea, formando a parte caudal da cavidade nasal. Entre o osso pterigoide e o osso maxilar existe uma depressão chama de fossa pterigopalatina que possui três forames.
Forame esfenopalatino: maior e mais dorsal
Forame maxilar: estreito e escondido pela bula lacrimal
Forame palatino caudal
A parte ventral da cavidade craniana é formada pelos ossos occipital (parte basilar), basi-esfenoide e pré-esfenoide. 
Entre o osso occipital e basi-esfenoite estão duas tuberosidades chamadas de tubérculos musculares. Entre os tubérculos musculares e a bula timpânica de encontra o forame oval. 
Entre a bula timpânica e o occipital existe uma fissura chamada de fissura petro-occipital que possui em seu fundo o forame jugular. 
Osso hioide: Está entre a cabeça e o pescoço, se articulando com o processo estiloide do osso temporal. 
Ele é dividido em:
Basi-hioide: pequeno e transversal com o processo lingual na ponta rostral
Tireo-hioides: sai caudalmente do basi-hioide e seguepara a cartilagem tireoidea
Carato-hiodes: entre o basi-hioide e tireo-hiode seguindo dorsalmente e se ligando ao epi-hioide
Epi-hioides: pequeno osso que liga o cerato-hioide ao estilo-hioide
Estilo-hiodes: é a maior parte do hioide que segue dorsocaudalmente para de articular com o processo estiloide do osso temporal.

Outros materiais