Buscar

Gabarito da prova sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da prova
Questão	Resposta
1	A
2	D
3	A
4	A
5	C
6	A
7	D
8	C
9	C
10	A
11	
Enunciado -
Max Weber nos auxilia a pensar nas relações de dominação na sociedade atual. Ao refletirmos sobre as estruturas escolares nos dias de hoje (o papel do professor, do diretor etc.), como poderíamos definir, de acordo com a teoria da dominação de Weber, o tipo existente na instituição escolar? Justifique sua resposta.
Resposta Esperada -
Espera-se que o aluno descreva alguma situação concreta em que ele observe a relação de dominação no interior da escola. Com isso, ele terá de relacionar essa situação com a teoria da dominação de Max Weber (dominação tradicional, racional ou carismática).
Por exemplo: O aluno pode falar da relação de dominação existente entre o diretor da escola e os professores e alunos. O diretor, em algumas escolas, exerce uma liderança que pode ser carismática (se aproxima dos alunos, é um membro do bairro em que a escola está situada e, por isso, tem uma relação direta com a comunidade escolar, além de possuir um carisma para isso); pode ser racional (ou seja, o diretor é um líder e exerce um poder baseado nas leis e nas regras da escola. Nestas circunstancias ele domina, mas sempre amparado na ordem jurídica); e pode também exercer uma dominação tradicional (ele é diretor há muito tempo e todos na comunidade escolar aceitam esta figura como diretor porque é de costume).
12	
Enunciado -
Em um mundo globalizado apresentam-se novas realidades sociais. Uma destas novas realidade é o contato cada vez mais constante com o diferente. A educação acontece dentro de um determinado contexto social e não pode fugir a esta realidade, sendo assim a educação também deve ser pensada como uma forma de superar o etnocentrismo e construir uma sociedade em que o relativismo seja o elemento que funda as relações sociais. Sendo assim, explique o que é etnocentrismo e o que relativismo.
Resposta Esperada -
A noção de etnocentrismo está relacionada à ideia de que os costumes e hábitos de meu grupo devem ser tomados como referência para julgar a atitude dos outros grupos. Neste sentido, tudo aquilo que não é similar os meus costumes é negado como falso.
O relativismo, por outro lado, está pautado na compreensão de que existente hábitos e costumes diversos e que estes não podem ser julgado, ou avaliados, tendo como referência os costumes e hábitos de um grupo.

Outros materiais