Buscar

RESUMÃO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS 
	A Análise de Consequências tem por objetivo estimar a realização de impactos negativos do acidente sobre tudo o que se acha dentro do espaço vulnerável. No que se refere aos danos ambientais decorrentes de um acidente estão incluídos:	Efeitos sobre a fauna e a flora.
	A análise de riscos é uma ferramenta indispensável a qualquer ramo de atividade e subdivide-se em três tipos diferentes. As análises relacionadas a casos de exposições crônicas a determinados agentes e focadas nos efeitos sobre seres humanos fora dos ambientes de trabalho são as análises de:	Saúde.
	A análise do PPRA (Programa de Riscos Ambientais) para a avaliação do seu desenvolvimento e realização de ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades, deverá ter qual periodicidade:	 Sempre que necessário ou pelo menos uma vez ao ano
	A APP é uma metodologia indutiva estruturada para identificar os potenciais componentes da instalação de novas unidades e sistemas e está baseada em categorias de:	Frequência.
	A Avaliação de Impactos Ambientais é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente estabelecidos pela Lei Federal 6938/81, e sua principal regulamentação é dada pela Resolução CONAMA 001/86. Em relação ao Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA) e ao Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) tem-se que: 	o EIA deve definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, considerando-se em todos os casos a bacia hidrográfica na qual se localiz
	A classificação de resíduos de acordo com a sua periculosidade mostra-se fundamental para a gestão destes materiais em todos os ramos de atividade. A principal característica dos resíduos perigosos é:	 Potencial de danos não somente ao meio ambiente, mas também à saúde do homem.
	A Constituição Federal Brasileira de 1988 abrange o critério da dignidade da pessoa humana , isto é, o homem deve ter o direito de desfrutar do meio ambiente. Sobre a relação da Constituição com os assuntos que tratam do meio ambiente está correto afirmar que:	O estudo prévio de impacto ambiental e o licenciamento ambiental são exemplos de medidas administrativas para prevenir e reparar os danos ambientais.
	A Constituição Federal em seus Artigos 23 e 24, e a Lei de Agrotóxicos nº 7.802/89 em seu Artigo 10, dispõem sobre a competência para legislar sobre o u s o , p r o d u ç ã o , c o n s umo , c omé r c i o e armazenamento dos agrotóxicos, seus componentes e afins, bem como a competência para fiscalizar o uso, o consumo, o comércio, o armazenamento e otransporte interno dos mesmos, estabelecendo esta responsabilidade: 	à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
	A crescente atividade industrial faz com que cada vez mais impactos 	Implicar em investimentos para correção de situações que implicavam em impa
	A definição oficial dos termos utilizados na avaliação de riscos destaca alguns elementos fundamentais. O termo correspondente ao grau de perda de um elemento ou conjunto de elementos vulneráveis, resultante da ocorrência de um fenômeno (natural ou induzido pelo homem) com determinada magnitude ou intensidade é:	Vulnerabilidade.
	A evolução histórica dos riscos trouxe-nos, através dos acidentes industriais ampliados, uma nova mentalidade na forma de seu gerenciamento. O envolvimento da sociedade que vive em torno de indústrias químicas, é um exemplo clássico de um novo modelo de gestão. Com isso estas indústrias devem:	Apresentar planos de emergência com envolvimento de sua população ocupacional (interna) e da sociedade de seu entorno.
	A gestão ambiental deve prever o atendimento integral à legislação vigente, inclusive no que tange ao transporte de produtos perigosos. De acordo com o decreto 96.044/88 (art. 7º) é proibido o transporte de produto perigoso juntamente com:	Alimentos ou medicamentos destinados ao consumo humano ou animal.
	A gestão de riscos ambientais no âmbito ocupacional acontece por meio de alguns programas específicos estabelecidos pela legislação trabalhista brasileira. É a diferença principal entre PPR e PPRA:	O PPRA se refere aos riscos ambientais em geral e o PPR abrange somente os riscos ambientais com potencial de provocar doenças respiratórias.
	A identificação de aspectos e impactos ambientais é parte fundamental da Gestão Ambiental de uma organização e está relacionada ao Gerenciamento de Riscos Ambientais porque:	Assim é possível reduzir os riscos de danos decorrentes de acidentes ambientais. 
	A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente define degradação ambiental como "alteração adversa das características do meio ambiente" (art. 3°, inciso II), definição suficientemente ampla para abranger todos os casos de prejuízo à saúde, à segurança, ao bem-estar das populações, às atividades sociais e econômicas, à biosfera e às condições estéticas ou sanitárias do meio, que a mesma lei atribui à poluição. É característica de uma área degradada:	 A perda da resiliência e estabilidade.
	A massa liberada acidentalmente, MLA, é a maior quantidade de material perigoso capaz de participar de uma liberação acidental de substância perigosa devido ao vazamento ou ruptura de tubulações, por exemplo. Na ausência de informações mais precisas, a MLA deve ser considerada como:	Vinte por cento da massa de material estocado ou em processo.
	A massa liberada acidentalmente, MLA, é a maior quantidade de material perigoso, capaz de participar de uma liberação acidental de substância perigosa. Dentro deste contexto, são considerados Recursos Vulneráveis:	Pessoas, áreas residenciais e públicas, recursos ambientais, rios e mangues.
	A menor quantidade da substância capaz de causar danos a uma certa distância do ponto de liberação é 	MR;
	A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Como é conhecida esta metodologia para o gerenciamento de riscos com vistas a confiabilidade do processo?	FMEA
	A Norma Regulamentadora nº 09 da Portaria n. 3.214 de 08/06/78 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), por parte de todos os empregadores e instituições que admitam empregados. É considerada a primeira etapa do PPRA:	Antecipação dos riscos
	A probabilidade de ocorrência inclui dois fatores:	A frequência de exposição e a probabilidade da lesão 
	A realização de análise de riscos é fundamental na concepção de projetos, com a principal finalidade de mitigar as consequências danosas decorrentes de eventos indesejáveis. É considerado exemplo de cenário de acidente estudado na análise de risco ecológico:	Explosão de reator seguido de incêndio em indústria química de grande porte. 
	Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental, o órgão estadual competente ou a SEMA ou, no que 	Diagnóstico ambiental da área, análise dos impactos ambientais do projeto, definição das medidas 
	Ao determinar a execução do estudo de impacto ambiental, o órgão estadual competente ou a SEMA ou, no que couber ao Município, fixará as diretrizes adicionais que, pelas peculiaridades do projeto e características ambientais da área, forem julgadas necessárias, inclusive os prazos para conclusão e análise dos estudos. O estudo de impacto ambiental deverá conter, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:	Diagnóstico ambiental da área, análise dos impactos ambientais do projeto, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos.
	As categorias de riscos, estão relacionadas a alternativa:	1, 2, 3, 4
	As chamadas bactérias fixadoras das raízes de certas leguminosas são úteis à agricultura porque atuam sobre o	enriquecê-lo com sais nitrogenados.
	As emissões atmosféricas, os lançamentos em corpos dágua, os lançamentos no solo, o uso de matérias-primas e recursos
naturais e também o uso da energia, são conhecidos como: 	Impactos Ambientais; 
	As lideranças têm papel fundamental para o alcance de resultados satisfatórios na prevenção de acidentes nas
organizações. Com base no Fluxograma Causal, a falta de supervisão e a ausência de treinamento de
capacitação adequado estão associadas à ocorrência de:	Erro.
	Assinale a (s) alternativa (s) abaixo onde todos os Riscos Ambientais se classifiquem no grupo de Riscos Físicos:	Ruído, Vibrações, radiação ionizante (raio-x, alfa , gama).
	Assinale a (s) alternativa (s) abaixo onde todos os Riscos Ambientais se classifiquem no grupo de Riscos Químicos:	Gases e vapores
	Assinale a alternativa incorreta quanto a APP:	 Indutiva
	Assinale a opção correta quanto aos tipos de análise de riscos ambientais:	Podem ser de três tipos: risco na segurança, risco na saúde e risco ecológico 
	Assinale a opção correta quanto aos tipos de análise de riscos ambientais: Podem ser de três tipos: 	risco na segurança, risco na saúde e risco ecológico
	Assinale a opção correta quanto aos tipos de análise de riscos ambientais: 	Podem ser de três tipos: risco na segurança, risco na saúde e risco ecológico
	Assinale a opção correta. É proibido o transporte de produto perigoso juntamente com:	 Animais, alimentos, medicamentos ou embalagens para estes bens.
	Assinale a opção incorreta quanto a importância do levantamento de aspectos e impactos ambientais:	 Determinação da quantidade exata de pessoas a serem submetidas ao risco
	Assinale a opção incorreta quanto ao gerenciamento de risco:	Redução de trabalhadores
	Assinale a opção incorreta quanto as metodologias de análise de riscos:	Análise dos 3 Rs
	Atividades antrópicas (ação humana sobre a natureza) atingem diretamente o ecossistema e levam a ......................de maior ou menor proporção atingindo, assim, a estrutura trófica (estrato autotrófico e heterotrófico) dos mesmos. 	Danos ambientais
	Através da escolha da .......................é que saberemos as informações necessárias para a conclusão da análise e com qual equipe teremos que trabalhar.	Metodologia.
	Atualmente, temos sistemas potenciais de geração de acidentes e isto está relacionado às possibilidades destes acidentes quanto:	À probabilidade de ocorrência e à magnitude dos danos.
	Aula 1- Na disciplina de gerenciamento de riscos ambientais compreendemos conteúdos relativos ao cotidiano	A elaboração de um programa de prevenção de riscos ambientais
	Avaliação de Impactos Ambientais é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio 	Avaliação de Impactos Ambientais é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio 
	Chamamos de índice de risco, o conhecimento da razão/proporção entre os fatores de perigo e................	Suas distâncias.
	Cite uma ferramenta que analise o ambiente laboral, o meio ambiente, além da prevenção e controle de impactos ambientais que podem causar também riscos a vida humana.:	Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ( PPRA);
	Com base na Lei nº 6.938/81, temse que para a caracterização do dano ambiental somente é necessária a ligação entre o causador da conduta ou atividade/omissão e o dano ambiental. Esta relação recebe o nome de:	Nexo Causal.
	Com base nas definições de perigo e salvaguarda abaixo descritas, explique a relação de ambos com o risco industrial. Perigo: quantidade de material perigoso capaz de ser liberado acidentalmente para o meio. Salvaguarda: combinações de fatores que tendem a minimizar os efeitos danosos de liberações acidentais.	O risco industrial está diretamente ligado à intensidade de perigo e inversamente à quantidade de salvaguarda.
	Com referência à cadeia alimentar, marque a alternativa correta: 	a energia contida no produtor diminui gradualmente, ao passar de consumidor a consumidor.
	COMO SABEMOS GERÊNCIA DE RISCOS É O PROCESSO DE PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR OS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO, NO SENTIDO DE MINIMIZAR OS EFEITOS DOS RISCOS SOBRE ESSA ORGANIZAÇÃO, AO MÍNIMO CUSTO POSSÍVEL. DENTRO DESTE CONTEXTO, MARQUE A ÚNICA AFIRMATIVA POSITIVA EM RELAÇÃO AO GERENCIAMENTO DE 	GERENCIAMENTO DE RISCOS ENFOCA O TRATAMENTO DE RISCOS QUE POSSAM CAUSAR DANOS: HUMANOS, MATERIAIS, AO MEIO AMBIENTE E À IMAGEM DA EMPRESA
	Como sabemos gerência de riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização, ao mínimo custo possível. Dentro deste contexto, marque a única afirmativa positiva em relação ao gerenciamento de riscos: gerenciamento de riscos enfoca o tratamento de riscos que possam causar danos: 	Humanos, materiais, ao meio ambiente e à imagem da empresa.
	Conforme o conceito de....................., se integram fenômenos como a desertificação, poluição 	Risco Ambiental; 
	Considerando a amplitude na análise de Riscos Ambientais, dividimos o estudo em três grandes grupos de interesse. Identifique-os abaixo.	Saúde humana, segurança e ecologia.
	Considerando a classificação de magnitude das consequências dos eventos danosos, qual das opções abaixo pode ser considerada característica de evento de magnitude catastrófica?	Podem provocar mortes, lesões graves, danos irreversíveis a saúde dos funcionários, terceiros e membros da comunidade em geral.
	De acordo com a Norma Regulamentadora NR 9 que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA, os riscos que deverão ser apurados e estabelecidos nestes programa e considerados riscos ocupacionais são:	Físicos, Químicos e Biológicos.
	De acordo com a NR09,
o objetivo principal do PPRA é a preservação da saúde e da integridade física dos
trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle dos riscos existentes
ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerandose
a proteção ao meio ambiente e aos recursos
naturais. O planejamento de metas e prioridades do PPRA é de periodicidade:	Anual.
	De acordo com os fundamentos do Gerenciamento de Riscos, quando reduzimos a FREQUENCIA dos riscos estamos realizando uma ação de:	PREVENCÃO
	Dê três exemplos da importância do levantamento dos aspectos e impactos ambientais para o gerenciamento dos riscos. -	Conhecimento das atividades que causam impacto ao meio ambiente -Determinação da significância destes impactos -Atendimentos aos requisitos legais e normativos -Determinação dos controles operacionais -Visão sobre o gerenciamento de resíduos -Estabelecimento de objetivos e metas -Elaboração de planos de emergência e de monitoramento e medição
	Dentro do contexto do Gerenciamento de Riscos Ambientais, são questões fundamentais que devem ser consideradas na hora da elaboração de um projeto:	Aspectos Ambientais e Conformidade Legal.
	É proibido o transporte de produto perigoso juntamente com: I - animais; II - alimentos ou medicamentos destinados ao consumo humano ou animal, ou com embalagem de produtos destinados a estes fins; III - outro tipo de carga, salvo se houver compatibilidade entre os diferentes produtos transportados. O texto acima faz parte do chamado: 	Transporte de Resíduos e Produtos Perigosos
	É um processo evolutivo e suas modificações constantes inserem acontecimentos irreversíveis.	Remediação imediata do risco não controlado
	Em relação à análise de riscos, deveremos levar em consideração prioritariamente:	Os possíveis efeitos ambientais de um possível acidente
	Em relação a frequência da exposição, deveremos considerar:	Exposição frequente é aquela em que a exposição ao risco ocorre várias vezes ao dia
	Em relação a perigos e riscos, marque a única opção falsa:	F - não podemos estimar a probabilidade de danos numa atividade industrial pois não há uma relação definida entre riscos e perigos. V - a avaliação de riscos é o processo que mede os riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores decorrentes de perigos no local de trabalho.
V - um risco é a possibilidade, elevada ou reduzida, de alguém sofrer danos provocados pelo perigo. V - risco é uma análise sistemática de todos os aspectos relacionados com o trabalho, que identifica aquilo que é susceptível de causar lesões ou danos
	EM RELAÇÃO AO RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS, MARQUE A AFIRMATIVA CORRETA	ENTENDENDO AS EXPOSIÇÕES DOS GRUPOS HOMOGÊNEOS E SUAS ABORDAGENS EM GERAL. É A FASE POSTERIOR A ANTECIPAÇÃO
	EM RELAÇÃO AO RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS, MARQUE A AFIRMATIVA CORRETA	RECONHECER OS RISCOS AMBIENTAIS É SE APROFUNDAR NAS ATIVIDADES DE UMA ORGANIZAÇÃO,
ENTENDENDO AS EXPOSIÇÕES DOS GRUPOS HOMOGÊNEOS E SUAS ABORDAGENS EM GERAL. É A FASE
POSTERIOR A ANTECIPAÇÃO
	Em um fluxograma causal, o erro está relacionado a:	Personalidade
	Em uma análise ambiental, o conhecimento da razão/proporção entre os fatores de perigo e suas distâncias, é 	Indice de Riscos;
	Em uma análise de histórico de acidentes ambientais pelo mundo, vemos que muitos ocorreram pela falta de gerenciamento de riscos, ou pela falta de comprometimento e despreparo das pessoas envolvidas no processo. Isso gerou efeitos finais muito bem definidos. Cite dois desses efeitos finais. 	Fatalidades (mortes), danos a saúde, perdas econômicas, impacto ao meio ambiente
	Em vigor desde 12/02/1998, a Lei de Crimes Ambientais consolidou todos os crimes ambientais que estavam dispersos na legislação brasileira e também as sanções penais previstas em outras leis. No que se refere a esta lei é correto afirmar que: 	Tornou-se clara a necessidade da implantação de planos de gerenciamento ambientais.
	Enquanto que os acidentes tecnológicos possuem uma relação direta com as atividades humanas, os acidentes naturais decorem de fenômenos da natureza. Sobre os acidentes naturais está correto afirmar que:	Podem ocasionar acidentes tecnológicos.
	Entendendo análise preliminar do risco, culpa, confiabilidade e modelagem ambiental, podemos elaborar o:	Plano de Contingência.
	entende-se por plano de contingência o documento que registra o planejamento elaborado a partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre e estabelece os procedimentos para ações de alerta e alarme, resposta ao evento adverso, socorro e auxílio às pessoas, reabilitação dos cenários e redução dos danos e prejuízos. Para a elaboração do plano de contingência deve-se contemplar as seguintes ações: i - identificação da responsabilidade de organizações e indivíduos que desenvolvem ações específicas em emergências; ii - descrição das linhas de autoridade e relacionamento entre os órgãos envolvidos, mostrando como as ações serão coordenadas; iii - descrição de como as pessoas, o meio ambiente e as propriedades serão protegidas durante a resposta ao desastre; iv - identificação do pessoal, equipamento, instalações, suprimentos e outros recursos disponíveis para a resposta ao desastre, e como serão mobilizados; v - identificação das ações que devem ser implementadas antes, durante e após a resposta ao desastre. De acordo com o apresentado acima, quais afirmativas são verdadeiras?	 Todas as afirmativas são verdadeiras.
	Exemplifique ambiental recente e faça um um acidente comentário analítico.	O deslisamento da encosta no Rio de Janeiro em Angra dos Reis. A mais recente foi barragem de dejetos da mineradoda em Minas Gerais que foi o maior impacto ambiental do Brasil nos últimos vinte anos, onde a barragem rompeu e soterrou toda a cidade próxima além de despejar na via hídrica lama química contribuindo para um grande impacto ambiental.
	Existe risco ambiental nas atividades de importação e exportação em navios?	Sim, existem riscos ambientais que precisam de uma análise preliminar de riscos.
	Fazer a análise dos riscos mais críticos, com o intuito de identificar os eventos primários e intermediários, que
levam à ocorrência do evento de topo é uma ferramenta de avaliação de riscos, chamada:	Análise por Arvore de Falhas;
	Foi verificado em uma indústria petroquímica o vazamento de um grande volume de óleo que contaminou de forma severa o solo e as águas subterrâneas. Com base no conceito de Responsabilidade Civil Ambiental (Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981), está correto afirmar que:	O responsável pelo acidente ambiental deve reparar o dano, ainda que não tenha culpa sobre o evento.
	Gerenciamento de Riscos Ambientais baseia-se no importância da preservação do meio ambiente, o que inclui a vida sob todas as suas formas. Sobre a questão ambiental é correto afirmar que:	É um processo evolutivo e suas modificações constantes inserem acontecimentos irreversíveis.
	Há várias características que permitem identificar um bom serviço de abastecimento de água potável, como a qualidade final da água, a quantidade de água potável disponibilizada, a cobertura do serviço de abastecimento, a continuidade do serviço de abastecimento, o custo pelo serviço e o controle operacional do mesmo. Por controle operacional do serviço de abastecimento de água potável entende-se: 	o controle da operação e a manutenção preventiva e corretiva do sistema de abastecimento de água para assegurar seu bom funcionamento.
	HAZOP é uma técnica de análise qualitativa desenvolvida com o intuito de examinar as linhas de processo, identificando perigos e prevenindo problemas. Marque a alternativa que indica a implantação correta do HAZOP: 	O método HAZOP é principalmente indicado quando da implantação de novos processos na fase de projeto ou na modificaçãos de processos já existentes.
	Jorge trabalha em um laboratório de análises onde tem contato habitual e permanente com bactérias e fungos. Os riscos mencionados são denominados, no âmbito na Norma Regulamentadora 09, como riscos:	Biológicos.
	Marque a alternativa verdadeira sobre um Plano de Contingência:	Para que um plano de contingência atinja seus objetivos é fundamental a Identificação de suas necessidades em fase preliminar
	Marque a opção que indica as etapas básicas determinadas no estudo de Risco Ambiental. 	Identificação do perigo, estudo de toxidade e caracterização do risco.
	Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus braços os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus dentes, alimentando-se de detritos. Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes: nichos.	nichos.
	Na APP, podemos classificar a frequência dos cenários em categorias:	A, B, C, D, E
	Na disciplina de gerenciamento de riscos ambientais compreendemos conteúdos relativos ao cotidiano que apresentam um histórico dos principais agentes de riscos ambientais e dos princípios de gestão relacionados a situações de perigo. Assim, o foco desta disciplina permite: 	A elaboração de um programa de prevenção de riscos ambientais.
	NO INÍCIO DOS ANOS 60, COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E COM UM GRANDE AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL, AS INDÚSTRIAS FORAM FORÇADAS A SE ADEQUAR ÀS NOVAS NECESSIDADES DE CONSUMO. AMPLIARAM ASSIM A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E BUSCARAM MELHORIAS NO PROCESSO E QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS. COM ISSO AS INDÚSTRIAS PASSARAM A CONSUMIR MAIS ENERGIA, ARMAZENAR E MOVIMENTAR MAIS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, AUMENTANDO CONSIDERAVELMENTE SUAS OPERAÇÕES E INVENTÁRIOS. OS ACIDENTES INDUSTRIAIS AMPLIADOS OCORRERAM DE FORMA ACELERADA COM GRANDES PERDAS, INCLUSIVE HUMANAS. NESTE SENTIDO MARQUE A OPÇÃO EM QUE O ACIDENTE RADIOATIVO LEVOU A ÓBITO CERCA DE 7.000 PESSOAS.	 USINA NUCLEAR EM CHERNOBIL NA UCRÂNIA
	O conceito de gestão de risco era considerado como equivalente de resposta à catástrofe. Este conceito acima era um entendimento da comunidade internacional até quando:	Década de 70;
	O conceito
que fala sobre o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro de uma área afetada pelo processo considerado, relacionado a probabilidade de uma vida ser perdida no processo, diz respeito a: Vulnerabilidade	Vulnerabilidade
	O consumismo desenfreado em nossa sociedade representa uma questão importante quando se trata de práticas sustentáveis. O impacto ambiental mais significativo relacionado ao descontrole no consumo está principalmente relacionado a:	Geração de grandes quantidades de resíduos
	O desenvolvimento econômico e tecnológico em larga escala necessita da intervenção ativa do Estado para o socorro dos valores ambientais. De acordo com a Constituição Federal de 1988, está correto afirmar que:	A proteção ao meio ambiente e o combate a todas as formas de poluição estão claramente contemplados.
	O fator de distância é definido como:	O quociente entre duas distâncias, sendo uma fixa (50metros)
	O fator de distância é definido como:	O quociente entre duas distâncias, sendo uma fixa (50metros)
	O Gerenciamento de Riscos Ambientais baseia-se no importância da preservação do meio ambiente, o que inclui a vida sob todas as suas formas. Sobre a questão ambiental é correto afirmar que:	É um processo evolutivo e suas modificações constantes inserem acontecimentos irreversíveis.
	O gerenciamento de riscos ambientais deve ser iniciado na concepção do projeto. Dentre as premissas a atender, ressalta-se a identificação dos aspectos ambientais. Esta etapa é tão importante para a gestão de riscos pela seguinte razão:	A identificação dos aspectos ambientais permite conhecer quais as atividades e produtos que podem causar acidentes ambientais.
	O Gerenciamento de Riscos consiste na formulação de diferentes medidas preventivas para evitar a ocorrência de acidentes ou reduzir suas consequências (Sánchez, 2008). Sobre Gerenciamento de Riscos está correto afirmar que:	 A formulação e implantação de medidas e procedimentos têm por finalidade controlar ou reduzir os riscos existentes, de modo a torná-los toleráveis
	O Instrumento norteador dos procedimentos para as atividades que gerem risco a sociedade e ao ambiente, é 	Estudo de Análise de Riscos;
	O Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente estabelecidos pela Lei Federal 6938/81, e sua principal regulamentação é dada pela Resolução CONAMA 237/97. No processo de Licenciamento Ambiental: 	os empreendimentos e atividades serão licenciados em um único nível de competência, isto é, ou em nível federal, ou em nível estadual, ou em nível municipal, no caso de impacto local e de delegação do Estado por instrumento legal.
	O mundo todo demonstra grande preocupação com a floresta amazônica, entre outras razões, por seu desaparecimento significar a extinção de muitas espécies ali endêmicas. Entretanto, um outro bioma brasileiro que contém grande parte das espécies de vertebrados na lista das ameaçadas de extinção é(são): A mata atlântica	a mata atlântica.
	O número de perdas humanas e materiais é maior em quais regiões ?	Regiões de maior concentração de população de baixa renda / pouca cultura.
	O Plano de Ação de Emergência (PAE) é um documento que baseado nos resultados obtidos no estudo de análise e avaliação de risco, deve conter todas as informações necessárias para atuar, no caso da ocorrência de um acidente. Qual das seguintes assertivas NÃO deve ser apresentada no PAE?	Registro no Ministério do Meio Ambiente.
	O Plano de Contingência é a representação do estado de preparação dos atores envolvidos para uma ocorrência acidental. Compõem o Plano de Contingência:	Estudo de Análise de Riscos, Plano de Gerenciamento de Riscos e Plano de Ação de Emergência.
	O PPRA deverá contemplar, obrigatoriamente, as seguintes etapas para sua elaboração:	Antecipação, Reconhecimento, Avaliação e Controle
	O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Proteção Respiratória (PPR) são duas ferramentas legais de controle da saúde do trabalhador. A responsabilidade do empregador no que se refere ao PPRA é:	Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa
	O que é um Plano de Contingência?	 Um Plano de Contingência é um documento institucional com a finalidade de fornecer orientações procedimentais quando da necessidade de mitigação de danos à imagem da organização.
	O que são Riscos naturais? 	Correspondem a ocorrências associadas ao funcionamento dos sistemas naturais.
	O transporte de cargas perigosas, incluindo resíduos perigosos, inclui o atendimento integral à legislação vigente sobre o assunto. No manual de emergência encontram-se todos os procedimentos relativos ao produto correspondente. Todo guia deve conter:	Características do Produto, Atitudes quanto à Segurança Pública e Ações de Emergência.
	Os ..............são representados pela população, equipamentos, propriedades e atividades econômicas vulneráveis num território.	Elementos em risco
	Os acidentes severos preocupam as autoridades em função dos danos potenciais para todas as formas de vida, o que inclui consequências graves para as comunidades circunvizinhas ao empreendimento. Sobre acidentes severos está correto afirmar que:	São mais frequentes em países em desenvolvimento.
	Os principais produtores da cadeia biológica marinha são: 	diatomáceas e dinoflagelados;
	Os recursos tipicamente vulneráveis a serem considerados num acidente são:	Pessoas e recursos ambientais.
	Os temas risco ambiental e vulnerabilidade ambiental, frequentemente associados, podem ser definidos, respectivamente, como	Probabilidade de um evento se tornar realidade tendo uma consequência e susceptibilidade de um sistema à degradação ambiental
	Para ações específicas antes de desastre ambiental (evento correspondente a perdas) , entendemos que deveremos utilizar uma metodologia que englobe as atividades que correspondam as etapas de prevenção, mitigação, preparo e alerta. Veja as afirmativas abaixo e marque a opção correta: i - prevenir para evitar que ocorram danos maiores no impacto do desastres, ii - mitigar para diminuir o impacto do mesmo, já que algumas vezes não é possível evitar sua ocorrência, como no caso das erupções vulcânicas, terremotos, inundações ou secas, iii - preparar para organizar e planificar as ações de resposta e, iv -alertar para notificar formalmente a presença iminente de um perigo. 	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	Para que realizemos o chamado Gerenciamento de Riscos temos que conhecer quais os aspectos e impactos ambientais, Favor enumerar ao menos 03 destes.	Identificação, análise, avaliação, remediação e tratamento de riscos, dentre outros, de modo que mensurem consequências para o meio e suas áreas vizinhas.
	Podemos destacar as diversas utilidades dos Índices de Risco, exceto:	A utilização apenas para dados estatísticos.
	Podemos dizer que "o processo de estimativa da probabilidade de ocorrência de um evento e a magnitude provável de seus efeitos adversos (econômicos sobre a saúde e segurança humana, ou ainda ecológico) durante um período de tempo especificado)" é a melhor definição de:	RISCOS
	Porque consideramos como eventos ampliados as explosões, incêndios e emissões envolvendo substâncias químicas perigosas? Dê exemplos.	Considera-se evento ampliado devido a a) Questão de escala espacial (além dos muros das fábricas: bairros, cidades, países); b) local (efeitos das fábricas: bairros, cidades, países) e c) temporal (efeitos toxicológicos e ecotoxicológicos) de curto, médio e longo prazos).
	Qual a metodologia que procura focalizar situações em que haja possibilidade de ocorrência de falhas na 	APP;
	Qual alternativa abaixo, não diz respeito a risco natural ou risco tecnológico:	Reciclagem 
	Qual alternativa abaixo, não está relacionada a um exemplo de risco ambiental?	 Reciclagem de alumínio
	Qual alternativa abaixo, não está relacionada ao reconhecimento do risco existente?	Seguir orientações recebidas
	Qual das alternativas a seguir responde corretamente
a seguinte questão: "Que resultaria se desaparecesse do mar o fitoplâncton? 	a cadeia alimentar do ecossistema perderia o elo principal, pois do fitoplâncton depende 
	Qual das opções abaixo NÃO é uma metodologia para análise de risco? 	 Licenciamento Ambiental.
	Qual dos acidentes abaixo, não faz parte de um histórico de acidentes ambientais que provocaram o surgimento do gerenciamento: 	Acidente de Estocolmo.
	Qual dos especialistas abaixo NÃO integra uma equipe de Análise Preliminar de Perigos (APP)?	Secretaria
	Qual dos procedimentos abaixo NÃO faz parte de um Planejamento de Emergência?	Comunicação de sinistro à seguradora.
	Qual etapa abaixo, não é relacionada as fundamentais para um planejamento e gerenciamento de riscos?	Remediação imediata do risco não controlado
	Quando falamos em fatores capazes de reduzir os efeitos danosos de liberações acidentais de substâncias perigosas, podemos relacionar isso a definição de:	Fator de distância ou a medida das salvaguardas
	Quando falamos em fatores de perigo e suas distâncias, temos que relacionar isso a:	Índice de risco
	Quando falamos no comprometimento da estabilidade do ecossistema (capacidade de absorver um dano sem alterar-se) podendo levá-lo à perturbação ou à degradação, estamos falando em que fator analisado no gerenciamento de riscos ambientais?	Dano ambiental 
	Quando pensamos no manejo e manutenção dos recursos naturais, sabemos que um mesmo recurso pode trazer benefícios ecológicos e também benefícios econômicos. Assinale a alternativa que apresenta, exclusivamente, benefícios ou serviços ecológicos importantes para a manutenção de em uma floresta. 	Purificação do ar, redução da erosão do solo, influências no clima local e regional.
	Quanto a abordagem para se identificar aspectos ambientais e seus riscos, não podemos dizer que qual aspecto abaixo não está de acordo com impactos a serem causados ao meio: 	Reciclagem de garrafas pet
	Quanto a ambiente, podemos dizer que é correto afirmar: 	Ambiente é tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. 
	Quanto a delimitação do contexto de risco, é incorreto afirmar	Quanto a delimitação do contexto de risco, é incorreto afirmar
	Quanto a delimitação do contexto de risco, é incorreto afirmar	Podem ser de três tipos: risco na segurança, risco na saúde e risco ecológico
	Quanto a delimitação do contexto de risco, é incorreto afirmar:	 Riscos aos produtos
	Quanto a estrutura do PPRA, a mesma deve estar escrita em um documento-base, contendo exceto:	Número máximo de trabalhadores
	Quanto a estrutura do PPRA, a mesma deve estar escrita em um documento-base, contendo exceto: 	Número máximo de trabalhadores
	Quanto a gerenciamento de riscos, é correto afirmar que	Tem a finalidade de prevenir, controlar ou reduzir os riscos existentes, de modo a torná-los toleráveis
	Quanto aos resultados da prática do desenvolvimento sustentável hoje numa projeção futura	Visa garantir as gerações futuras o usufruto dos recursos naturais do planeta
	Quanto as considerações a serem feitas sobre acidentes severos, não podemos dizer que há	Padrões superiores de segurança operacional
	Quanto maior o desenvolvimento industrial de uma área, maior 	Atividades com Fonte Nuclear e Atividades com Produtos Químicos.
	Realizar o acompanhamento do risco e de seu desenvolvimento ao longo do tempo, é também chamado de:	Monitoração dos Riscos
	Risco é a potencialidade de que ocorra um acidente, um desastre, um evento físico que resulte em perdas e danos sociais ou econômicos. Podemos ainda dizer que risco é fonte de objeto social, como a percepção do perigo ou da catástrofe possível. De acordo com este entendimento, aponte a opção que melhor representa os riscos urbanos.	Os aglomerados e adensamentos populacionais com ocupações em áreas de encostas. 
	São riscos avaliados no PPRA:	Fisicos, químicos e biológicos
	Segundo a Lei Federal 6938/81, são instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; II - o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos; III - a educação ambiental em todos os níveis de ensino; IV- a criação de áreas de relevante interesse ecológico; V - o Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras. 	São corretos APENAS os instrumentos: I, IV e V
	Toda carga de resíduo perigoso deve estar acompanhada de um guia, que é um manual de emergência, onde se encontram todos os procedimentos relativos ao produto correspondente. Todo guia deve conter:	 Títulos, atitudes quanto à segurança pública e ações de emergência.
	Todos os conceitos de risco têm um elemento em comum: a distinção entre realidade e possibilidade. Para uma gestão eficaz dos riscos foram criadas as metodologias de análise de perigos, que possuem diferentes características. Uma destas metodologias consiste na realização de uma revisão da instalação, a fim de identificar os perigos potenciais e/ou problemas de operabilidade, por meio de uma série de reuniões, durante as quais uma equipe multidisciplinar discute metodicamente o projeto da instalação. Tratase de:	Análise de Perigos e Operabilidade (HazOp).
	Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida,...............................:, esse parágrafo, faz parte: 	 Artigo 225 da Constituição Federal do Brasil.
	Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida." Este parágrafo é parte do	Artigo 225 da Constituição Federal do Brasil.
	Trata-se de uma ferramenta de controle de riscos no ambiente de trabalho, direcionada às doenças ocupacionais relacionadas à inalação de poeiras, fumos, névoas, gases e vapores. O documento em questão é denominado:	 PPR.
	Um engenheiro de segurança está realizando um Estudo de Riscos e necessita identificar a probabilidade de ocorrência de vazamentos de produtos químicos de grande magnitude no setor de fabricação de uma indústria química. O conceito que está sendo utilizado neste caso é:	Periculosidade.
	Um estudo de análise de riscos deve ter como objetivo principal estimar os mesmos e responder às algumas questões fundamentais. Marque a única opção onde a pergunta não está relacionada a estimativa dos riscos:	V - quais são as causas básicas dos eventos não desejados? V - qual é a freqüência dos acidentes? V - quais são as conseqüências? F - qual o culpado pelo acidente? V - o que pode acontecer errado? 
	Uma das técnicas de Análises de Riscos mais conhecidas estuda as falhas humanas e de equipamentos, enquadrando as mesmas em categorias de severidade distintas, como desprezível, marginal, crítica ou catastrófica. A técnica citada é:	APP.
	Uma determinada Lei veio complementar a Constituição Federal e criou o crime de poluir, fortalecendo a necessidade urgente da implantação de planos de gerenciamento ambientais. A Lei em questão é:	Lei nº 9.605/98.
	Uma determinada técnica de Análise de Riscos envolve uma complexidade de interações entre populações, comunidades e ecossistemas (incluindo cadeia alimentar) ao nível micro e macro e possui uma grande incerteza na relação causa-efeito. A técnica mencionada é:	O Estudo de Risco Ecológico;
	Uma indústria do ramo farmacêutico contrata periodicamente uma transportadora para destinar seus resíduos perigosos até uma empresa onde serão incinerados. Ocorrendo uma vazamento ou derramamento destes resíduos perigosos na estrada e contaminação de solo e cursos d´água é possível afirmar que:	A contratante pode ser responsabilizada administrativa, civil e penalmente.
	Uma indústria petroquímica está realizando um Estudo de Riscos para uma nova unidade da empresa que será instalada em um distrito industrial. Ao identificar as unidades industriais e outros focos de concentração de pessoas nas circunvizinhanças, estão sendo
obtidas informações sobre:	Elementos de Risco.
	Uma pequena indústria de material elétrico deseja adquirir um terreno onde no passado existia um posto de gasolina e que, por conta disto, apresenta diagnóstico de contaminação de óleo e combustíveis no solo e lençol freático. Este tipo de ocorrência, a qual demanda investimentos para sua correção, é denominada de:	Passivo Ambiental.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais