Buscar

Av1 FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0076_AV1_201403372951 » FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201403372951 - VANUSA GONÇALVES
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0,5  Data: 16/04/2016 19:28:07
	
	 1a Questão (Ref.: 201404012713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O professor ainda encara a Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva compensatória, tendo como referencial pedagógico, o modelo de escolarização de crianças e adolescentes. Assinale a opção que mais se aproxima da realidade da EJA.
		
	 
	É uma modalidade que atende Jovens e Adultos especialmente na área rural e, por isso, tem forte característica reprodutivista e compensatória. (certa)
	
	A EJA atende Jovens e Adultos em um contexto de escolarização regular, aparece como possibilidade de educação de alta qualidade.
	
	Mesmo atendendo ao segmento de Jovens e Adultos, a EJA não é oficialmente uma modalidade.
	
	A modalidade atende basicamente Jovens e Adultos e dentro do contexto de políticas compensatórias, não é uma possibilidade de escolarização acelerada.
	
		A EJA está inserida em um contexto de políticas compensatórias e que atende fundamentalmente aos setores mais favorecidos da sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404114520)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paulo Freire traduziu a docência como um ato político e por meio de uma metodologia que ele denominou de dialogante; ¿denunciava¿ o contexto mas ¿anunciava¿ o texto. Por exemplo, dizia que a intolerância é, sabidamente, cultural e que a tolerância, em contrapartida, nasce com cada ser humano e que ler e escrever são elementos básicos da civilidade. Com essa visão, Freire construiu um método para a educação de jovens e adultos cujos passos, segundo Gadotti (2001, p. 82) são: Concurso Público Santa Catarina EDITAL N0 001/2009/SED/FCEE-
		
	 
	Leitura de mundo, sensibilidade, pesquisa e respeito aos saberes dos educandos. (certa)
	
	Princípio do conhecimento pertinente, ensinar sobre a identidade terrena, o diálogo como denúncia.
	
	Leitura de mundo, educação como prática de libertação, docência é transferência de conhecimentos.
	
	Ler o mundo, construção de sonhos, ensinar sobre a complexidade e, a ética do gênero humano.
	
	Ler o mundo, compartilhar a leitura do mundo lido, a educação como ato de produção e de reconstrução do saber e, a educação como prática de liberdade (libertação).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404124704)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os anos de 1940 e 1950 podem ser apresentados como o momento específico onde a EJA começa a se considerada como uma necessidade da sociedade tendo significado tanto no cenáriointernacional e como nacional.  O contexto econômico e político que o país atravessava naquele momento explicava a força que as campanhas de EJA passaram a ter. Portanto nas proposições abaixo identifique nesse momento histórico os determinantes políticos e pedagógicos que marcaram a necessidade da educação de Jovens e Adultos. Assinale a proposição correta
I.      a formação de uma mão-de-obra mais qualificada para a então emergente   indústria nacional.
II.    com a redemocratização do país (fim do Estado Novo), havia a necessidade de ampliação das bases eleitorais dos partidos políticos (analfabetos não votavam);
III.  o intenso êxodo rural acarretava a necessidade de integração dos migrantes aos centros urbanos;
IV. o início de uma política oficial de EJA, nesse período, como um fenômeno não vinculado diretamente às necessidades daquele momento;
		
	 
	estão corretas I, II e III (certa)
	
	estão corretas I, II e IV
	
	estão corretas II, III e IV
	
	Todas estão corretas
	
	estão corretas III e IV
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404033466)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que durante a ditadura militar, varrem-se do país todas as experiências inovadoras que estavam em curso e, consequentemente, perdem-se os avanços conquistados na década de 1960 através dos estudos de Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos. Uma das principais idéias deste educador, é que os conteúdos escolares deveriam ser trabalhados:
		
	 
	Como Temas Geradores. (certa)
	
	Como matérias isoladas para melhor sistematização do conteúdo.
	
	Como conteúdo cultural universal que atende a todo território nacional.
	
	Através das Cartilhas de Alfabetização.
	
	Através dos livros didáticos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404033545)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a Lei de Diretrizes e Bases que promulgou pela primeira vez uma referência ao ensino da EJA no Brasil?
		
	
	A Lei 9.394/86
	 
	a Lei nº 9.394/96 (certa)
	
	a Lei nº 5692/71
	
	a Lei nº 4.024/61
	
	A Lei 4.025/61
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404127772)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Governo Militar foi um período de grande crescimento da economia com a instalação de industrias e abertura para o capital estrangeiro, o que gerou uma dependência cada vez maior do Brasil ao capital e a tecnologia externa. No tocante aos seus aspectos ideológicos, podemos afirmar que:
		
	
	Houve um afastamento da teoria do "Capital Humano".
	 
	Houve distanciamento das organizações sindicais e populares. (certa)
	
	Houve uma maior participação popular e política.
	
	Houve uma maior aproximação com as questões sociais.
	
	Houve transferência do setor privado para a educação pública.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404033729)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Emenda Constitucional n.º 14, de setembro de 1996 criou um Fundo destinado à adição de recursos nas escolas e na formação de professores, entretanto, destinava recursos somente para o ensino fundamental e não contemplou a educação básica como um todo, deixando de fora a educação infantil, o ensino médio e a educação de jovens e adultos. Este Fundo chamava-se:
		
	
	FUNDB
	
	FUNDF
	 
	FUNDEF (certa)
	
	FUNDEB
	
	FUNDE
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404038098)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque o item que completa o texto abaixo o tornando CORRETO O Parecer elaborado pelo professor Jamil Cury apresenta três funções para a Educação de Jovens e Adultos. Uma delas restaura o direito à educação que foi negado à grande parcela da população brasileira e que daria acesso a um bem real, social e simbolicamente importante à plena cidadania. Esta função chama-se:
		
	 
	Reparadora. (certa)
	
	Educadora.
	
	Equalizadora.
	
	Qualificadora.
	
	Potencializadora.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404034002)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É correto afirmar que a EJA encontra-se diante de antigos e novos desafios para melhorar sua qualidade e proporcionar igualdade de oportunidades de condições para todos, EXCETO:
		
	
	Ainda existe no país uma grande parcela da população analfabeta ou analfabeta funcional e em decorrência disso, estes indivíduos são excluídos sócio culturalmente.
	
	A EJA ainda tem um grande desafio frente à Formação de Professores para atuar nesta modalidade de ensino.
	
	Desde o período colonial, até os dias atuais, podemos constatar que o Estado tem atuado de forma descontínua, fragmentada e aligeirada em relação ao oferecimento de educação para adultos.
	
	A EJA deve investir em uma formação humana, que possibilite ao individuo aprender criticamente e que tenha acesso à cultura geral.
	 
	A EJA é uma modalidade educacional que atende, majoritariamente, alunos-trabalhadores deve ter por finalidade o compromisso com a formação profissional. (certa)
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404038121)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção CORRETA que apresenta a abordagem complementar a frase de Paulo Freire, descrita abaixo. Ferraro (2003, p. 197) destacou no texto publicado por Paulo Freire, emocasião do exílio no Chile, o seguinte item que sintetiza a concepção da sociedade acerca do analfabeto. ¿A abordagem dessa questão, ao longo de nossa história, sempre foi marcada
		
	
	Ela ruptura na família
	
	Pela associação do analfabetismo à marginalidade.
	 
	Pelo preconceito, discriminação e estigmatização. (certa)
	
	Pela garantia tardia dos direitos.
	
	Pelo difícil acesso às escolas.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 22/03/2016 até 24/05/2016.
Parte inferior do formulário

Continue navegando