Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402271951)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Concurso Público para o cargo de Juiz Estadual do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - 1996) - Analise as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta e justifique sua resposta dizendo qual instituto é tratado neste caso. "A personalidade jurídica das pessoas jurídicas têm existência distinta da dos seus membros."
		
	
	o direito brasileiro consagra a impossibilidade do juiz em apartar a personalidade jurídica de entes coletivos.
	 
	a desconsideração da personalidade, como medida excepcional, somente poderá ser aplicada nas sociedades de capital, comprovado o envolvimento do sócio na situação ensejadora de sua incidência (dolo, fraude,simulação, abuso de direito, má-fé etc);
	 
	o juiz poderá não levar em consideração a idéia de que a personalidade da pessoa jurídica é distinta da personalidade dos seus integrantes, responsabilizando pessoalmente os seus membros, para impedir prática de atos fraudulentos, depois de esgotados os bens da sociedade, se houver;
	
	a desconsideração da pessoa jurídica é uma construção jurisprudencial de âmbito universal, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil, lamentavelmente, não há previsão no direito positivo;
	
	este princípio tradicional encontra-se inteiramente revogado, em face da aplicação generalizada da disregard doctrine.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402519087)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antônio, 35 anos, trabalha numa plataforma de exploração de petróleo em alto-mar. Por motivos não esclarecidos, a estrutura naufraga e a maioria das pessoas embarcadas não são resgatadas. Esgotadas as buscas, muitos corpos não são encontrados, inclusive o de Antônio. Considerando haver prova do embarque, do naufrágio e dos encerramentos das buscas sem sucesso em localizar o corpo de Antônio, verifica-se no caso em tela o seguinte instituto jurídico:
		
	 
	morte presumida
	
	morte real
	
	comoriência
	
	morte efetiva
	
	ausência
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403001178)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência, salvo disposição em contrário (LINDB). Havendo disposição em contrário, ocorre:
		
	
	Ab-rogação
	
	Revogação
	
	Anulação
	 
	Repristinação
	
	Derrogação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402271141)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ideia de personalidade exprime aptidão genérica para adquirir direitos e contrair obrigações. Assim sendo, em face do Direito Positivo:
		
	 
	todos os seres humanos vivos são dotados de personalidade jurídica.
	
	apenas o ser humano é dotado de personalidade jurídica.
	
	animais e plantas têm, em alguma medida, personalidade jurídica.
	
	apenas o ser humano absolutamente capaz tem personalidade jurídica.
	
	os órgãos públicos, o espólio, o condomínio, a massa falida e a herança jacente têm personalidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402920965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Analista Judiciário - Área Judiciária - 2015 - TRE/RR - FCC) No tocante as pessoas jurídicas, considere: I. As organizações religiosas e os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado. II. O prazo decadencial para anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, é de dois anos a contar da publicação de sua inscrição no registro. III. Em regra, se a pessoa jurídica tiver administração coletiva, as decisões se tomarão pela maioria de votos dos presentes. Neste caso, o prazo decadencial para anular as referidas decisões que violarem a lei ou estatuto é de dois anos. IV. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade. Está correto o que se afirma APENAS em:
		
	
	I, II e III.
	 
	I e IV.
	
	III e IV.
	
	II e III.
	
	I e II e IV.

Continue navegando