140 questões de Histologia e Embriologia 2016.1
55 pág.

140 questões de Histologia e Embriologia 2016.1


DisciplinaHistologia e Embriologia8.115 materiais369.990 seguidores
Pré-visualização17 páginas
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201402743064)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o sistema reprodutor masculino, assinale a única proposição INCORRETA:
		
	
	O epidídimo é um túbulo altamente enovelado onde os espermatozóides terminam seu processo de amadurecimento, isto é, onde adquirem mobilidade e a capacidade final de fecundarem um óvulo;
	 
	O processo de produção de gametas masculinos é chamado de espermiogênese, enquanto o subsequente desenvolvimento dos gametas masculinos em um espermatozóide móvel é chamado de espermatogênese.
	
	As glândulas acessórias do trato reprodutor masculino produzem secreções que são misturadas ao esperma durante a ejaculação para a produção do sêmem e são essenciais para a reprodução;
	
	A fase final da produção espermática é o processo pelo qual as espermátides se diferenciam em espermatozóides, e inclui formação do acrossomo, condensação e elongamento do núcleo, desenvolvimento de um flagelo e perda de grande parte do citoplasma;
	
	Espermatogônias são células especializadas dos túbulos seminíferos que iniciam um longo processo de divisão mitótica, dando origem finalmente a uma célula denominada espermatócito primário;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402408770)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tecido rico em vasos sanguíneos e glândulas especializadas. Formado e destruído periodicamente no período menstrual, em resposta às alterações hormonais. A função é acolher e nutrir o embrião nos estágios iniciais da gravidez, oferecendo condições necessárias para a implantação e nutrição do óvulo fecundado, até a formação da placenta. Analise as alternativas abaixo e marque a que cita o tecido descrito.
		
	 
	Endométrio
	
	Córion
	
	Sinciotrofoblasto
	
	Perimétrio
	
	Miométrio
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402285904)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma jovem mulher apresenta infecção no trato genital pela bactéria Clamídia, uma bactéria que causa uma doença sexualmente transmissível (DST) que pode levar a obstrução das tubas uterinas e é responsável por mais de 50% das doenças nflamatórias pélvicas. Ao causar a obstrução das tubas uterinas, a inflamação pela Clamídia causa infertilidade porque:
		
	
	impede a ovulação.
	 
	impede a fertilização.
	
	impede a excitação sexual.
	
	impede a menstruação.
	
	impede a secreção hormonal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402750886)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale qual a alternativa CORRETA com relação ao aparelho reprodutor humano:
		
	 
	O epidídimo é um tubo enovelado e se estende da extremidade posterior do testículo até quase 4 cm a partir da parte terminal superior e é o principal local onde se produz os espermatozoides.
	 
	Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação, mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal.
	 
	A parede do útero é constituída por duas camadas: miométrio e endométrio, sendo que esta última ainda se subdivide em compacta, esponjosa e basal. No período menstrual a camada basal descama, preservando as compacta e esponjosa.
	 
	As células de Sertoli são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona e pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários.
	 
	A vagina é um canal tubular de 10 a 15 cm de comprimento, orientada para cima e para baixo, está situada entre a uretra e o reto.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402866021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Contracepção de Emergência. Indicação: Método utilizado para prevenir a gravidez após relações sexuais desprotegidas ou em que haja falha do método contraceptivo utilizado. Deve ser usada apenas em situações de emergência. Não há qualquer contra-indicação à sua utilização. Não está provada teratogenicidade se ocorrer gravidez. Efeitos indesejáveis incluem desde desconfortos gastrointestinais com náuseas e vômitos. Menos frequentemente, cefaleias, edemas, dores pélvicas, spotting ou metrorragia irregular. A menstruação deverá surgir aproximadamente 3 semanas após a toma (Ministério da Saúde, 2011). Verifique os itens abaixo e marque somente o único incorreto:
		
	
	A progesterona é responsável por manter o endométrio, portanto é produzida no final do ciclo após a formação do corpo lúteo.
	
	O sistema hormonal de anticoncepção através do uso convencional de pílulas não pode ser confundido com o sistema de contracepção de emergência, pois no primeiro caso a dosagem é bem menor.
	
	A contracepção de emergência é um método hormonal que dificulta a subida do espermatozoide à tuba uterina. Esse produto só tem eficácia pois o sêmen tem um trajeto de até três dias para percorrer.
	 
	Em um ciclo sexual regular, há produção de hormônios que acontecerão na seguinte ordem: Estrógeno e progesterona, para então produzir FSH e LH.
	
	O estrógeno é um hormônio produzido pelos ovários e que possui atividade sexual, pois além de promover o desenvolvimento do endométrio também é responsável pelos caracteres sexuais secundários.
	
	 1a Questão (Ref.: 201402424807)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	2) Gonadotrofina coriônica humana é um hormônio glicoproteíco produzido na gestante no sinciciotrofoblasto (parte da placenta). Sua função é de impedir a desintegração do corpo lúteo do ovário, essencial à manutenção da gravidez. Assinale a alternativa que contenha a função do corpo lúteo na gravidez.
		
	
	b) Produção do hormônio folículo estimulante
	 
	a) Produção de progesterona
	
	e) Produção do hormônio luteinizante
	
	c) Produção de ovócitos primários
	
	d) Produção de hemácias
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402285794)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tecido epitelial obrigatoriamente está associado ao tecido conjuntivo. A esse fato podemos atribuir qual afirmativa?
		
	
	O tecido conjuntivo fornece sustentação e proteção aos epitélios.
	
	O tecido epitelial é altamente vascularizado e fornece nutrientes ao tecido conjuntivo
	 
	O tecido epitelial é avascular e sua nutrição se dá através dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo
	
	O tecido epitelial de revestimento caracteriza-se por apresentar células justapostas, avascular e com muito material intercelular e necessita do conjuntivo para a sua nutrição
	
	O tecido conjuntivo é rico em células de defesa e, sendo assim, fornece proteção ao epitélio
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402286012)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em alguns países do mundo, como nos Estados Unidos, a incidência de malformações do tubo neural chega a 16 por 10.000 nascimentos. (Moore e Persaud, 2000). As malformações do tubo neural podem causar defeitos congênitos do sistema nervoso central. Considerando o desenvolvimento do tubo neural, somente podemos afirmar que:
		
	 
	O pedículo do embrião induz o desenvolvimento da crista neural.
	
	As células da crista neural participarão apenas da formação da face do embrião.
	 
	O tubo neural se forma no ectoderma sobrejacente á notocorda.
	
	A medula espinhal se desenvolvera a partir da proliferação das células da crista neural.
	
	A membrana bucofaringea forma-se na região caudal do disco embrionário.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402824960)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A blástula dá origem às células tronco que são células de organismos multicelulares que possuem a capacidade de se replicar indefinidamente sem perder suas características e de se diferenciar em outros tipos celulares. Em relação as células tronco, assinale a alternativa verdadeira:
Ozimar
Ozimar fez um comentário
Muito bom
0 aprovações
Maryana
Maryana fez um comentário
muito bom
0 aprovações
Daiana
Daiana fez um comentário
obrigada viu
0 aprovações
Carregar mais