Buscar

Governo - Nova Zelândia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Parlamentarismo Democrático é o sistema de governo, composto por 120 membros constituintes que fazem parte da chamada House of Representatives, ou um equivalente ao Congresso nos países republicanos. Dos 120 constituintes, 69 deles são eleitos pelo voto no candidato, incluindo em 7 Maoris. Os 51 restantes, são eleitos através de um voto para o partido. Ou seja, vota-se duas vezes, uma no candidato e outra no partido. Esse sistema chama-se MMP que significa Mixed Member Proportional, ou traduzindo melhor, um voto misto, onde um pouco mais da metade dos constituintes é eleita diretamente pelo povo (MP), e o restante indicado pelo partido (MMP). Esse tipo de voto, mudou completamente a representação política na Nova Zelândia, pois antes desse sistema, os políticos eleitos tinham a tendência de querer se perpetuar no poder, favorecendo interesses privados ao invés de toda a comunidade. Com o novo sistema, o rodízio é grande, e o congressista só tem 3 anos no mandato, apesar de poder se reeleger pelo voto direto. O Primeiro Ministro também é eleito pelo voto do povo depois de ter sido apontado pelo partido, mas pode ser destituído a qualquer momento pelos congressistas, ou até mesmo deixar o cargo por livre e espontânea vontade. Nesse caso, o partido e o Primeiro Ministro indicam um substituto, que pode ou não ser aprovado pelo parlamento. O sistema é extremamente enxuto, e os gastos públicos com os políticos muito baixos. Para enxugar mais ainda, o governo conseguiu aprovar a eliminação da Upper House, equivalente ao Senado no Sistema Republicano. O prédio onde o executivo trabalha, e que tem forma de Bolo de Noiva chama-se Beehive ou casa de abelhas para os íntimos (foto).
Governo
Parlamento da Nova Zelândia
O Parlamento da Nova Zelândia (em inglês: Parliament of New Zealand, em maori: Pāremata Aotearoa) consiste na Rainha da Nova Zelândia e na Câmara dos Representantes e, até 1951, no Conselho Legislativo da Nova Zelândia. A Câmara dos Representantes é muitas vezes referida como "Parlamento".
Jonh Key and Helen Clark
John Key do National Party é o atual Primeiro Ministro da Nova Zelândia (desde Novembro 2008). Helen Clark do Labor Party foi PM de 99 ate 2008 reeleita por muitos anos. Foi ela que isentou Brasileiros de obtenção de visto prévio de entrada para turista. 
Outros participantes do governo 
Outros participantes do governo, mas que não tem poder algum de decisão dentro do legislativo, é o Governo-General. Eles são meros representantes da Rainha da Inglaterra, e tudo o que fazem são coisas relativas ao Commonwealth, já que a Nova Zelândia é soberana.
Principais partidos: Trabalhista (LP), Nacional (NP), Aliança, Verde, ACT Nova Zelândia, Nova Zelândia Primeiro.
Wellington
CAPITAL DA NOVA ZELÂNDIA
A Nova Zelândia, em 1893, foi o primeiro país a garantir o sufrágio às mulheres.
Geografia 
Localização Geográfica: Oceania (ilhas do sul do Oceano Pacífico)
 Coordenadas Geográficas: 41 00 S, 174 00 E
 Limites geográficos: o território da Nova Zelândia é cercado pelas águas do Oceano Pacífico.
 Área: 270.534 km²
 Fronteiras com os seguintes países: não possui.
 Extensão do litoral: 15.134 km
 Clima: temperado
 Relevo: montanhoso em quase todo território com presença de planícies costeiras.
Ponto mais baixo: Oceano Pacífico (0 metros) - nível do mar
Educação
Educação
O Sistema de ensino na Nova Zelândia foi aprimorado de forma a ser homogêneo em todo o país. Isso quer dizer que qualquer instituição patrocinada pelo governo, seja ela primária, secundária ou terciária,  tem o mesmo tipo de ensino com as mesmas características e a mesma estrutura de matérias em qualquer cidade do país. Para os Kiwis, o ensino é grátis em uma escola pública até o final do curso secundário. A partir daí, para os estudos na Politécnica ou na Universidade, o estudante terá que pagar do próprio bolso, ou com o auxílio do crédito educativo da NZ. O crédito é um empréstimo bancário fornecido com o aval do governo no qual ao terminar o curso, o estudante paga de volta com juros. Para estudantes internacionais, todos os níveis de estudo são pagos, a não ser que o estudante ou seus pais tenham residência permanente na Nova Zelândia
Education
Até os 16 anos de idade o ensino é compulsório, e se os pais não colocarem os filhos na escola, podem até mesmo passar uma temporada vendo o sol nascer quadrado.
O Sistema de Notas são baseados nas letras A, B, C, D, E, F, tanto nas escolas Secundárias, Politécnicas e Universidades. Certos cursos profissionais, não tem notas e julgam somente se o aluno finalizou o curso competente ou não (Competent) para exercer uma profissão e receber o certificado. Notas variam de A+, A, A-, B+, B, B-, C+, C, C- sendo essa última equivalente a uma nota um pouco acima de 5 em 10.  D,E e F significam notas baixas ou reprovação
Segurança e Saúde
A Nova Zelândia é um lugar muito seguro para se viajar. Tem um índice de criminalidade baixo, poucas doenças endêmicas e um excelente sistema de saúde.
Turismo
Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros atualmente, a Nova Zelândia, além de ser um paraíso dos esportes radicais e dos passeios outdoor, é um local extremamente seguro. Atualmente a Nova Zelândia está entre os 4 primeiros países mais seguros do mundo.
Turismo na Ilha do Norte
Auckland - Além de bonita e de ser a maior cidade, Auckland tem muita coisa para fazer e conhecer. Desde ver vitrines e fazer compras, até esportes radicais, e tours contemplativos. Restaurantes são muito bons com cardápios de várias partes do mundo. É uma cidade muito tranquila e multicultural, mas que não dá ideia da verdadeira Nova Zelândia (as cidades menores e rurais dão).
Tourism
Museu
Kelly Tarltons
Bay of Plenty 
As pequenas cidades dessa região são bonitas e retratam bem como é a vida na Nova Zelândia fora dos grandes centros urbanos. Tauranga tem seu charme, e Monte Maunganui é uma bela cidade de praia, ambas com muitos atrativos e belezas naturais.
Monte Maunganui
Rotorua
A cidade de Rotorua é relativamente pequena se compararmos com Auckland ou Wellington, mas é um dos grandes pólos turísticos da Nova Zelândia, com literalmente centenas de coisas para fazer para todo o gosto e idade. O lago é extremamente bonito, e as atividades nas imediações são imperdíveis. A cultura Maori é outro grande atrativo de Rotorua, com muitos shows, comidas típicas, etc..
Wellington
A segunda maior cidade e capital da Nova Zelandia é interessante, com muito agito, bares, restaurantes, lojas comerciais etc..Por ser mais compacta, me parece mais acochegante do que Auckland que é mais plana e espalhada.
Milford Soun
Esse é o principal ponto turístico natural da Nova Zelândia. Localizado na Ilha Sul, Milford Sound é um fiorde cavado pelo degelo nas montanhas e pela ação do vento, proporcionando uma das paisagens mais bonitas do mundo. É considerada a oitava maravilha do mundo, segundo Rudyard Kipling. Além do cenário incrível, o local é rico em cascatas, proporcionando caminhadas, ciclismo e passeios de caiaque.
Tongariro National Park
Este é o parque nacional mais antigo da Nova Zelândia, localizado a 330 km ao sul de Auckland. Dentro do parque, você poderá fazer uma das trilhas mais incríveis do mundo, subir montanhas e apreciar a paisagem de vulcões e lagos extraordinários. A diversidade é impressionante!
Turismo na Ilha do Sul
Queenstown - Essa é a mais turística de todas, não só pela beleza impressionante da cidade em si, do seu lago, e das montanhas ao redor. Atividades é o que não falta, e oferece tanto para turistas tradicionais, quanto para os aventureiros e radicais.
Chistchurch
Talvez por ter um aeroporto internacional e ser a maior cidade da Ilha do Sul, atrai muitos turistas de várias partes do mundo. A cidade é bonita, com a bela Catedral na praça principal, e um fabuloso Jardim Botânico. Mas em nossa opinião, nada que prenda um turista por muitos dias. Nota: A Catedral de Chistchurch foi quase toda
destruida nos terremotos que atingiram a cidade em Setembro 2010 e Fevereiro e 2011.
Te Anau
Um dos lugares mais bonitos no mundo se você tiver a sorte do dia estar bonito, pois chove muito na área. Não recomendamos reservar tours com antecedência sem saber como vai estar o tempo por lá. Os fiords, as cachoeiras caindo no mar, o passeio de barcos pelos fiords, além da estrada em si, são tão bonitos que faz  lutador de Box sorrir, e criançinha chorar.
Curiosidades
Há longas estradas da Nova Zelândia, mas nenhuma parte do país tem mais que 128 km do mar.
Poluição é praticamente inexistente no país (os kiwis agradecem).
Curiosities
A Nova Zelândia tem menos de 5 milhões de habitantes, sendo que há mais ovelhas que pessoas vivendo lá.
A Nova Zelândia é o países com os menores índices de corrupção do mundo e com a melhor estrutura para turismo.
Escultura na Nova Zelândia que parece um desenho animado.
Escultura na Nova Zelândia que parece um desenho animado.
Outras Curiosidades
1- O primeiro bungee jumping comercial do mundo foi criado na Nova Zelândia. 
2- A primeira pessoa a escalar o Monte Everest foi o neozelandês Edmund Hillary.
3- Dirigida por Peter Jackson, a trilogia O Senhor dos Anéis foi totalmente filmada na Nova Zelândia. Detalhe: Peter Jackson é neozelandês.
4- Menos de 5% da população da Nova Zelândia são humanos - o restante são animais. Este é um dos mais altos índices de anima
5- Não existe cobras na Nova Zelândia. 
6-3/4 da população vive na Ilha Norte, e 1/4 em Auckland.
8- O nome mais longo do mundo é o da colina Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwenuakitanatahu, em Porangahau, Hawkes Bay. O nome Maori significa “o lugar onde Tamatea, o homem com os joelhos grandes, que escorregou, subiu as montanhas, conhecidas como Landeater, tocou sua flauta para sua amada.”
9- Em nenhum lugar do país você vai estar a mais de 128km do mar.
10- Os Maoris tradicionais cumprimentam com um “hongi”, em que eles encostam narizes e testas, simbolizando que os dois entendem a alma do outro. É um cumprimento muito pacífico e respeitoso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais