Buscar

avaliacao etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 1a Questão (Ref.: 201301695329)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Entre os pré-socráticos Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", definindo um "modo de estar" no mundo. Demócrito mostra a virtude sob a busca de um equilíbrio interno diante do movimento das paixões. Qual foi a contribuição de Sócrates para a ética?
		
	
Resposta: no auxilio do equilibrio da sociedade mostrando os limites de cada um
	
Gabarito: A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na estabilidade das leis, dos princípios verdadeiros e universais das normas, conferindo a elas um valor intrínseco; a partir dele, o termo ética se afasta tanto do sentido originário de morada quanto de equilíbrio das paixões, tal como Heráclito e Demócrito respectivamente entendiam.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301695350)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Em uma cidade do interior de Roraima se instalou um surto de cólera, que se espalhou rapidamente. A doença virou uma epidemia e as autoridades decidiram decretar quarentena. Ninguém entra ou sai da cidade e algumas pessoas em estado mais grave estão sendo mantidas em um hospital de campanha montado para salvar vidas e evitar que a doença se espalhe ainda mais. Argumente acerca das discussões bioéticas sobre epidemias correlacionando com a sentença.
		
	
Resposta: mesmo tendo o direito de ir e vir os cidadaos da cidade entende a epidemia que sea comete e a necessidade de cuidados especiais evitando assim resultados negativos no futuro
	
Gabarito: Em situações excepcionais como de uma epidemia (doença disseminada em larga escala local) ou pandemia (doença disseminada em escala mundial), os direitos individuais podem ser suplantados pelos direitos coletivos. Neste tipo de situação a alteridade precisa se sobrepor à neutralidade e a ética impõe a consciência de que toda a sociedade é corresponsável, todos devem estar engajados em um mesmo esforço solidário, não por dever ou obrigação legal, mas por reconhecer que é este conjunto de ações que nos torna humanos. Assim, para garantir a saúde de uma população em risco, entendida como um bem maior, é lícito que algumas pessoas sejam mantidas em regime de quarentena, que estabelece uma clara restrição à sua liberdade (e consequentemente uma quebra de seus direitos individuais). No exemplo da sentença, a quarentena pode ser uma solução viável para evitar que a doença se alastre ainda mais e as consequências sejam ainda piores.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301708695)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:
		
	 
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da pessoa ou da família.
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da igreja católica.
	 
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, deve servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	tomar como base a minimização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, pode servir como base irracional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302350296)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da Segunda Grande Guerra, houve a necessidade de uma nova concepção ética voltada aos aspectos associados à saúde e às pesquisas científicas que envolvessem seres humanos. A qual nova concepção o enunciado está referindo?
		
	 
	Ética da Saúde
	
	Ética dos seres humanos Ética Médica
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	 
	Bioética
	
	Ética dos seres humanos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302345629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma menina de 15 anos engravidou e sua vida corre risco. De acordo com a legislação brasileira a referida menina:
		
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois já tem 15 anos.
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois não foi estuprada.
	
	Tem o direito de fazer o aborto somente se tiver sido estuprada.
	 
	Tem direito a fazer o aborto, pois sua vida está em risco.
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois o bebê não é anencéfalo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301838352)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ricardo reside em um país em que a eutanásia é liberada e solicitou ao seu médico de confiança que, em função de sua doença terminal, realizasse algum procedimento que acarretasse na finalização de sua vida. Diante do exposto, é correto afirmar que:
		
	
	A eutanásia se caracterizaria por: duplo efeito e não voluntária.
	
	A eutanásia se caracterizaria por: passiva e não voluntária.
	 
	A eutanásia se caracterizaria por: ativa e voluntária.
	
	A eutanásia se caracterizaria por: ativa e involuntária.
	
	A eutanásia se caracterizaria por: passiva e involuntária.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302352007)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em situações epidêmicas uma questão a ser avaliada é a alocação de recursos. Alguns itens precisam ter seus critérios de distribuição e priorização claramente definidos. Analise os itens a seguir e marque a resposta correta de acordo com a sequência de V (verdadeiro) ou F (falso) Instalações sanitárias não fazem parte desses critérios. Equipamentos fazem parte desses critérios. Medicamentos fazem parte desses critérios. Recursos humanos especializados não fazem parte desses critérios.
		
	
	V, V, F, V
	
	V, F, F, V
	
	F, V, V, V
	
	V, F, F, F
	 
	F, V, V, F
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302352015)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma unidade de saúde a equipe é composta por nutricionista, psicólogo, médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e assistente social. O trabalho é caracterizado por atuação independente, sem que estejam partilhando suas tarefas, constatações e responsabilidades. Este tipo de trabalho em equipe denomina-se:
		
	
	Não divisível
	
	Divisível
	
	Perecível
	 
	Multidisciplinar
	
	Interdisciplinar
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301934621)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Temos visto, nos últimos tempos, uma considerável redução estatística do número de casos definidos por ¿atendimentos especiais¿ ou registrados como PNEs (Portadores de Necessidades Especiais). Esta redução se deve fundamentalmente a dois fatores. A saber:
		
	 
	O avanço tecnológico da medicina e o estímulo da sociedade em ações de inclusão social.
	
	Os critérios de triagem utilizados nos hospitais e a redução do orçamento nos programas de saúde.
	
	A pouca informação a respeito destas questões e o empobrecimento da população em geral.
	
	A inclusão das igrejas como ambientes de atendimento e a redução de postos de saúde que efetuam estes atendimentos.
	
	A descoberta de cura da maioria das necessidades especiaise a desistência de pacientes em recorrer ao sistema de saúde.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302223950)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A valorização da ciência, a partir essencialmente do século XVIII, produziu muitas mudanças nas estruturas sociais e na percepção das pessoas acerca da atuação das instituições de saúde. Dentre as principais mudanças, podemos destacar:
		
	
	O hospital deixa de ser um local de morte e passa a ser visto sobre um foco mais humanizado onde se privilegia o assistencialismo e a atenção pessoal ao doente como o conforto espiritual, por exemplo.
	 
	O hospital passa a ser um local de estudo, de aprimoramento de meios de diagnóstico e tratamento. Assim, o foco passa a ser a abordagem técnica e científica das doenças e não mais o assistencialismo.
	
	O abandono por um interesse legítimo na recuperação dos pacientes que foi substituído por uma postura experimental de utilização dos casos pessoais como cobaias para novos tratamentos e testagens de novos medicamentos.
	 
	O hospital se transforma em uma empresa, que objetiva metas, lucros e crescimento. Com isso as pessoas passam a ter uma relação de desconfiança e medo destes locais e só os procuram em situações extremas de saúde.
	
	As instituições de saúde passam a ser percebidas como locais de exclusão, para onde as famílias enviavam seus doentes (físicos ou mentais) como forma de afastamento do convívio social.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 24/05/2016 até 07/06/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais