Buscar

AV1 DE SOCIOLOGIA JURIDICA CLAIRTON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0108_AV1_201202199615 » SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201202199615 - CLAIRTON ROCHA BARBOSA
	Professor:
	RICARDO LUIZ MOSNA FERREIRA DA SILVA
	Turma: 9052/BU
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 22/03/2016 20:25:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201202249688)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as seguintes afirmações com relação à Teoria Tridimensional do Direito. I - A ciência do Direito tem por objeto o estudo do direito sob a ótica dos efeitos que a norma produz, isto é, se preocupa com a eficácia da norma. II - A sociologia jurídica analisa o direito enquanto norma, tendo como interesse de estudo, entre outros, a preocupação precípua com a vigência da norma jurídica. III - A Filosofia do Direito, apesar de se preocupar com o direito enquanto fato, tem preocupação precípua com a vigência da norma jurídica. IV - A Sociologia Jurídica preocupa-se com a eficácia das normas e seus efeitos na sociedade. Somente é correto o que se afirma na(s) alternativa(s):
		
	 
	IV
	
	II e III
	
	I
	
	I e II
	
	II
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202249780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A técnica de enfermagem X., de 22 anos, não comemora a gravidez. Aos sete meses de uma gestação conturbada, ela sabe que não terá direito aos prazeres da maternidade. Seu bebê, um menino, é portador de uma anomalia incurável, a falta da calota craniana, e, segundo os médicos, terá numa perspectiva otimista, poucas horas de vida. Contrariando a orientação de especialistas, a Justiça negou, por duas vezes, o pedido de interrupção da gravidez. Em seu despacho de 19.12.2002, a juíza Tula Corrêa de Mello, da 1ª Vara Criminal, argumentou que "as afirmações de óbito intrauterino ou no período pré-natal (...) não autorizam que esta magistrada condene um ser humano com vida à morte". E, por entender que "a lei não deu ao magistrado o poder de determinar o término da vida", indeferiu em primeira instância o pedido de interrupção da gravidez. O GLOBO - FEVEREIRO/2003. Diante do acima narrado, identifique a Escola sobre a gênese do Direito que inspira a decisão:
		
	 
	Teológica
	
	Histórica
	
	Marxista
	
	Culturalista
	
	Sociológica
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202247743)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação às medidas extrajudiciais, exceto:
		
	
	A conciliação, por ser uma medida anterior à Audiência de Instrução e Julgamento, pode ser considerada como uma forma de ¿desafogar¿ o Judiciário.
	
	A mediação, também prevista na CF de 88, consiste numa técnica de solução de conflitos e consegue, na maioria das vezes, restaurar a paz entre as partes, pois o mediador trabalha especificamente sobre as inter-relações sociais.
	
	A arbitragem consiste numa Justiça Privada composta pelos Tribunais Arbitrais que apreciam e julgam causas patrimoniais e as suas decisões não são passíveis de interposição de recursos.
	
	A arbitragem é apreciada por juízes-arbitrais, a mediação por mediadores e a conciliação por conciliadores.
	 
	A mediação, a conciliação e a arbitragem são formas puras de solução de conflitos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202249876)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito à função social do Direito podemos afirmar que: Assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	as características da composição jurídica são a publicidade, a posterioridade e a universalidade
	
	com base em uma perspectiva tradicional, as principais funções do Direito são prevenir e compor litígios
	
	a decisão judicial não é a única forma de resolver os problemas sociais. Em algumas circunstâncias, outros mecanismos de composição dos conflitos podem ser igualmente saudáveis para o convívio social.
	
	pode-se dizer que são três os principais critérios para a composição dos conflitos: autoritário, voluntário e jurídico
	
	o ato de contratar não é disciplinado apenas pela simples vontade dos contratantes, pois está sujeito a interesses sociais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203004772)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	- Pode-se afirmar que existem três causas principais para a ineficácia da lei: I- DESATUALIZAÇÃO DA LEI (mesmo que a lei esteja em perfeita adequação com a realidade no momento de sua criação, mas, com o passar do tempo, acaba sendo ultrapassada. II- MISONEÍSMO (decorrente da resistência às inovações ou transformações do status quo) III- ANTECIPAÇÃO DA LEI À REALIDADE SOCIAL EXISTENTE (quando a lei positivada não possui correspondência com a realidade social do país e a lei cai no vazio) IV- ADEQUAÇÃO INTERNA DA NORMA, referente à capacidade da norma de atingir a finalidade social estabelecida pelo legislador. Das afirmativas expostas, estão corretas:
		
	
	I e II
	 
	I, II e IV
	
	I e IV
	
	II, III e IV
	 
	I, II e III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201203004763)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A respeito da eficácia social das normas jurídicas, pode-se afirmar que as normas mais eficazes são: I) Somente aquelas cumpridas de forma espontânea II) Somente aquelas que guardam um vínculo real com a sociedade que as instituiu e que expressam necessidade social e que correspondem aos anseios populares III) Somente aquelas que não são condicionadas pela coação estatal Das afirmativas acima, estão INCORRETAS:
		
	
	todas
	 
	I e III
	
	nenhuma
	 
	I e II
	
	II e III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202239338)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	FICHA LIMPA. Substitutivo de projeto de lei é entregue à Câmara (www.conjur.com.br) 18.03.2010. Parlamentares e entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta quarta-feira (17/3), o substitutivo do projeto de lei sobre a divulgação de nomes de candidatos que respondem a processo na Justiça, conhecido como "Ficha Limpa". O PL 518/2009 é do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), e tem como objetivo proibir pessoas condenadas por crimes graves de disputar eleições. Essa política coaduna-se com as seguintes preocupações, EXCETO:
		
	
	pré-selecionar candidatos às eleições
	
	moralização do processo eleitoral
	
	reação do povo e parlamentares quanto à qualidade dos candidatos
	 
	descaso com o sistema de escolha de legisladores
	
	sistema de escolha de legisladores
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202300251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Súmula é a síntese ou enunciado de um entendimento jurisprudencial extraído de reiteradas decisões no mesmo sentido. Desde a EC 45/2004 as súmulas podem ser classificadas em vinculantes e não vinculantes. Para serem vinculantes devem seguir rigorosamente o procedimento descrito na Lei, de 19.12.2006, que regulamentou o art. 103-A da CF. Os principais aspectos que envolvem a compreensão das súmulas vinculantes são os seguintes:
I- por deixarem para trás o conteúdo de mera sugestão passam a revestir-se de verdadeiras normas jurídicas aumentando, consideravelmente, a esfera de influência do Poder Judiciário;
 II- o argumento da celeridade da justiça, pois devido à longa demora no julgamento de processos, o Poder Judiciário é alvo de inúmeras críticas por toda a sociedade;
III- a introdução do Poder Judiciário na era da "commonlawlização" do direito nacional;
IV- o aspecto da judicialização política;
V- o argumento de evitar-se o recorrismo e a litigância de má-fé.
Estão corretas as alternativas:
		
	
	I, II e III
	
	II, III e V
	
	III e V
	 
	I, II, III, IV e V
	
	II e IV
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202296638)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os juízes gozam das seguintes garantias:
		
	
	Vitaliciedade, que no primeiro grau só será adquirida após dois anos de exercício no cargo, inamovibilidade em caráter absoluto e irredutibilidade de vencimentos.
	
	Vitaliciedade,que no primeiro grau só será adquirida após três anos de exercício, inamovibilidade em caráter absoluto e irredutibilidade de vencimentos.
	 
	Vitaliciedade, que no primeiro grau será adquirida após dois anos de exercício, inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do respectivo Tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça e irredutibilidade de vencimentos.
	
	Vitaliciedade, que no primeiro grau será adquirida após três anos de exercício, inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão unânime do respectivo Tribunal, assegurada ampla defesa e irredutibilidade de vencimentos.
	
	Nenhuma das opções anteriores está correta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202361074)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, assumiu na última semana o cargo de corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça e prometeu manter a linha de atuação de sua antecessora, a ministra Eliana Calmon. Para Falcão, as funções desempenhadas pelo Conselho são irreversíveis e o "estilo" de Calmon, embora diferente do seu, deu certo. "Temos que tirar as maçãs podres que infelizmente existem no Poder Judiciário", afirmou. As informações são do jornal. (www.conjur.com.br) 10.09.2012. Pergunta-se: O CNJ é o mais novo membro do:
		
	
	Supremo Tribunal Federal
	
	Poder Legislativo
	
	Superior Tribunal de Justiça
	
	Poder Executivo
	 
	Poder Judiciário

Outros materiais

Outros materiais