Buscar

SIMULADO CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 a Questão (Ref.: 201002896195) 
Quase 10 milhões de litros de esgoto industrial são despejados por hora, irregularmente, em rios e córregos da Região Metropolitana de São Paulo. A estimativa, inédita, foi divulgada nesta quinta-feira, por pesquisadores do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O problema é grave, ainda mais quando consideramos que vivemos em uma região com escassez hídrica. Além do mais, pelas características do esgoto industrial, calculamos que ele, em média, seja sete vezes mais poluidor que o doméstico, (...) isto é, mesmo que se consiga universalizar o tratamento de esgoto na cidade, ainda teríamos outra São Paulo inteira para tratar, que sai das indústrias (Publicado pelo Estadão On-Line em 27 de fevereiro de 2014). A partir da leitura do texto acima e com base no conceito de desenvolvimento sustentável, haveria realmente uma contradição entre a dinâmica do progresso econômico, tão proclamada pelo atual modelo de globalização e os princípios da preservação ambiental?
Gabarito: Na verdade não há contradição entre desenvolvimento e preservação ambiental, desde que os diferentes atores sociais assumam as devidas responsabilidades pelas práticas que desenvolvem. O atual modelo de globalização tem priorizado os interesses do mercado, em detrimento das necessidades maioria da população. Isto tem ocorrido mesmo nos casos em que recursos naturais valiosos e do interesse de toda a sociedade, como é o caso da água, se encontram ameaçados. Crescimento econômico sem distribuição de renda e sem sustentabilidade ambiental pode ser definido como qualquer coisa, menos desenvolvimento. 
Fundamentação do(a) Professor(a): Na verdade não há contradição entre desenvolvimento e preservação ambiental, desde que os diferentes atores sociais assumam as devidas responsabilidades pelas práticas que desenvolvem. O atual modelo de globalização tem priorizado os interesses do mercado, em detrimento das necessidades maioria da população. Isto tem ocorrido mesmo nos casos em que recursos naturais valiosos e do interesse de toda a sociedade, como é o caso da água, se encontram ameaçados. Crescimento econômico sem distribuição de renda e sem sustentabilidade ambiental pode ser definido como qualquer coisa, menos desenvolvimento.
1a Questão (Ref.: 201501779082)
	Podemos afirmar que um dos grandes desafios do capitalismo no século XXI seja a criação de um ¨capitalismo sustentável¨. Entendemos por ¿capitalismo sustentável¨:
		
	 
	a criação de um sistema que, embora baseado em princípios de mercado encorajadores da competição, leva em consideração o respeito pelo meio ambiente e a inclusão de parcela significativa da população alijada do mercado de consumo;
	
	a criação de um sistema econômico baseado no liberalismo que se preocupa, essencialmente com as regras do mercado financeiro internacional
	
	a criação de um sistema econômico que priorize o crescimento efetivo da produção em bases industriais e científicas e o aumento significativo do investimento produtivo do capital;
	
	a criação de um sistema que priorize o desenvolvimento do capital tendo como fundamento, unicamente, o avanço da era da informação e da tecnologia;
	
	a criação de um sistema voltado, unicamente para a expansão do capitalismo e das regras de um mercado globalizado.
2a Questão (Ref.: 201501810049)
	Na entrega da Oscar 2015, Patrícia Arquette se destacou ao chamar a atenção para as diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA. Frequentemente encontramos mulheres desempenhando as mesmas funções que os homens, mas recebendo salários inferiores a estes. Essa prática não se resume aos EUA e está presente em vários países do mundo. A fala de Patrícia Arquette faz menção a(o):
		
	
	preconceito racial, que discrimina os indivíduos pela raça, colocando as mulheres negras em situação de inferioridade.
	
	exclusão social, pelo fato da mulher exercer dupla jornada de trabalho, uma vez que dedica-se também ao trabalho doméstico.
	
	discriminação, por remunerar menos a mulher exclusivamente pela possibilidade da maternidade.
	 
	preconceito de gênero, que discrimina o sexo feminino, não pela sua competência, mas pelo fato de ser mulher.
	
	preconceito cultural, em que os países desenvolvidos excluem culturalmente as mulheres dos países em desenvolvimento.
3a Questão (Ref.: 201502002255)
	No mundo contemporâneo, a diversidade cultural assumiu grande relevância para a compreensão dos fenômenos sociais devido ao processo de globalização ocorrido a partir da década de 80 do século passado, quando a influência dos países ocidentais mais ricos, em especial os Estados Unidos, passou a se dar em escala mundial. Nesse contexto, se impõe o reconhecimento e o respeito às diferenças, buscando a convivência de culturas diversas numa mesma sociedade. A essa postura de não hierarquizar as diferentes culturas coexistentes, reconhecendo a diferença como algo positivo, dá-se o nome de:
		
	
	mundialização
	
	etnocentrismo
	
	egocentrismo
	
	relativismo
	 
	multiculturalismo
	
	
4ª Questão (Ref.: 201501770621)
	Podemos dizer sobre a globalização:
I - é uma intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa;
II - ela contribuiu para reduzir a desigualdade a nível mundial, diminuindo a distância entre os países mais ricos e as nações mais pobres;
III - é um fenômeno essencialmente ocidental, um processo desigual, com a sua própria "geometria do poder";
IV - ela é uma ficção da cabeça dos organismos internacionais bilaterais que perceberam nas últimas décadas uma diminuição significativa das influências culturais do ocidente sobre o resto do planeta.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está corretas.
	 
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmação III está correta.
	 
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
5ª Questão (Ref.: 201501850842)
	Uma característica marcante da chamada revolução tecnológica resultante do surgimento de uma sociedade que se comunica em escala global é o constante produção de conhecimento e informação, aumentando consideravelmente o acervo cultural da Humanidade. Como Manuel Castells denominou essa nova forma de sociedade?
		
	
	Sociedade tradicionalista
	
	Sociedade interplanetária
	 
	Sociedade em rede
	
	Sociedade fechada
	
	Sociedade harmônica
6ª Questão  (Ref.: 201501817873)
	(ENEM - 2010 - Adaptada) A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas ao público LGBT abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é baseada em similares dos EUA e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo público estudantil e tem como objetivo principal impedir a evasão social de grupos socialmente discriminados (Época, 11 de jan, de 2010, adaptado). O texto trata de uma política pública de ação afirmativa voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição de ensino voltada a atender esse público, pretende-se:
		
	
	contribuir para a invisibilidade do preconceito ao grupo LGBT.
	
	copiar os modelos educacionais da Europa e dos Estados Unidos.
	
	permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico e profissionalizante.
	 
	promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino.
	
	criar uma estratégia de proteção e isolamento deste grupo.

Outros materiais