Buscar

vida de florence resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FLORENCE NIGHTINGALE
Florence nasceu em 12 de maio de 1820, em Florença, na Itália.
Seus pais eram ingleses. Família respeitável e de classe alta britânica.
Tinha uma irmã chamada Frances Parthenope.
Era uma moça bastante inteligente, dominava vários idiomas (inglês, francês, alemão, italiano, grego, latim), era determinada, bondosa e sempre demonstrou o desejo de servir aos mais necessitados.
Recusou o papel convencional das mulheres de seu status, que seria de ser uma esposa obediente e submissa.
1837: acreditava ter escutado um chamado de Deus para uma missão e decidiu dedicar-se a enfermagem.
A função da enfermagem era exercida por mulheres ajudantes em hospitais ou do exército, cozinheiras, prostitutas ou mulheres que se embriagavam. Eram consideradas pessoas de categoria inferior, de vida desregrada e baixa reputação. 
Visitou hospital em Londres, ficando impressionada com a precariedade do local.
1845: anunciou a sua família que se dedicaria a enfermagem provocando indignação, principalmente de sua mãe e irmã. Seus pais não queriam admitir que sua filha, criada com tanto conforto e riqueza, se prestasse a um serviço em ambiente precário, sujo e repleto de doenças infecciosas. 
Formou-se em uma escola de treinamento na Alemanha, no Instituto Kaiserswerth. Aprendeu noções de higiene, nutrição, religiosidade, regras e horários rígidos, fundamentos de enfermagem.
1854: partiu para a Guerra da Criméia (Inglaterra, França e Turquia contra a Rússia) com 38 voluntárias selecionadas por ela para o tratamento dos enfermos.
O Hospital de Scutari, na Turquia, onde os feridos da guerra eram levados, era precário, sujo, escuro e sem ventilação. Faltava também material hospitalar.
Os feridos não tinham assistência adequada, suas feridas infectavam e o tratamento oferecido constituía apenas quando os membros necessitavam de amputação, quando não havia mais o que fazer. 
Não conhecia o conceito de contato dos microorganismos, mas acreditava que o cuidado meticuloso do ambiente e pessoal, ar fresco, boa iluminação, calor adequado, boa nutrição e repouso, além de técnicas simples de lavagem das mãos, limpeza de curativos e separação de enfermos por critérios de contaminação, seria essencial para a cura.
Todas as noites, Nightingale fazia a ronda, carregando uma pequena lamparina, parando para confortar ou cuidar dos feridos. Ficou conhecida como "A Dama da Lâmpada".
Florence e suas enfermeiras, além de exercerem cuidados com os ferimentos dos soldados, elas também ofereciam conforto e solidariedade. 
Reduziu a mortalidade de 40 para 2%.
1856: retornou da guerra como heroína e doente (febre tifóide).
Recebeu um prêmio em dinheiro do governo inglês e fundou a primeira escola de enfermagem do mundo em 1860, no Hospital Saint Thomas. 
A partir de então, a enfermagem assumia um novo papel, com privilégio, valorização e dignidade. 
Na escola, a disciplina era do tipo militar e o ingresso era de mulheres com qualidades morais. 
Dedicou sua vida a enfermagem e ao campo científico. 
Faleceu em 1910 em Londres, com 90 anos. 
Ficou conhecida pelo belíssimo trabalho realizado aos enfermos, sendo considerada a precursora da enfermagem. Chamada também de a dama da lâmpada por, durante a guerra, percorrer as enfermarias prestando seus cuidados com uma lamparina. 
O seu nascimento é hoje comemorado o dia internacional da Enfermagem.

Outros materiais