Buscar

atps teoria da contabilidade

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Prof. Kelly Sinara Rezende 
Administração
Data de Entrega 04/11/2014
Pindamonhangaba – SP
2014
Sumário
Introdução--------------------------------------------------------------- 03
Desenvolvimento------------------------------------------------------ 04
Conclusão---------------------------------------------------------------- 12
Referêcias---------------------------------------------------------------- 13
1
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos ideias para o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, considerando práticas sustentáveis como consumo racional de água; o uso de energias renováveis; a seleção de materiais baseada no ciclo de vida; e a redução dos impactos dos canteiros de obras, sendo, esta ultima, em sua dimensão ambiental e social, para que colabore com a sociedade, valorização da marca da empresa, aumento de lucros e competitividade.
2
DESENVOLVIMENTO
1. DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
A representatividade da indústria da construção civil não e difícil de ser verificada. Segundo Augenbroe e Perace (1998), esta é uma das maiores consumidoras de recursos naturais e a maior fonte de impactos causados ao meio ambiente.
Um dos insumos que mais causam impacto negativo é o cimento. Isso se deve ao fato de as cimenteiras fazerem uso intensivo de energia para processar calcário – a queima dele em altos-fornos é a base da produção de cimento e gera as emissões de carbono que poluem e comprometem o meio ambiente. O setor cimenteiro em geral responde por 5% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) e por 18% das emissões da indústria.
No Brasil, de acordo com os dados do segundo Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa, o ramo representa 2% de todo o carbono emitido pelo país. E nos últimos 15 anos aumentaram em 30% as emissões de carbono desse setor.
Há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Tais aspectos ambientais, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam as relações entre construção e meio ambiente. Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc.
Dessa forma para propor diretrizes para a redução dos impactos ambientais, envolve necessariamente o estudo das causas de tais impactos, ou seja, os aspectos ambientais. Esses são os elementos consequentes das atividades presentes em um canteiro de obras, sobre os quais a equipe de obra pode agir e ter controle. Atuando nestes, seja por meio de inserção de medidas gerencias ou tecnológicas, obtêm-se as reduções nas interferências negativas causadas pelas construções. 
Priorizados os impactos que precisam ser reduzidos ou eliminados, podem-se definir as tecnologias e as ações de natureza gerencial necessária para tanto, estabelecendo os recursos que precisam ser implantados – equipamento a serem comprados, profissionais a serem treinados ou contratados, ferramentas gerencia a serem implantadas, etc. – e os prazos e custos envolvidos. São essas as principais informações que interessam os profissionais de obra preocupados com a questão da sustentabilidade.
2. PROPOSTA DE AÇÕES DA EMPRESA L&CONSTRUÇÃO VOLTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
Sustentabilidade econômica é muito mais do que uma concepção utópica ou meramente ideológica. Ela foca, em primeiro plano, um empreendimento que não seja caro e que gere rápidos frutos. Para tanto, é cada vez mais recorrente a necessidades de medidas estatais ou políticas que seja favorável a implantação da economia sustentável. A sustentabilidade econômica entra no âmbito socioeconômico com o intuito de tornar não somente o futuro mais próspero, mas também alterar alguns fatores da realidade em que se vive.
A definição de sustentabilidade econômica leva fundamentos básicos como medidas que visam um desenvolvimento estável, evitando os picos econômicos, e que leve em consideração uma baixíssima, senão nula taxa de inflação por ano. Além disso, também contam como fatores essenciais: a boa gestação de recursos naturais, principalmente no tocante a geração de energia, usando, para tanto, fontes renováveis em substituição as que não são renováveis. A sustentabilidade econômica visa tanto o presente, acentuando até mesmo mudanças não bruscas em todos os setores econômico-industriais, sem que com isso ocorra uma brusca mudança estrutural.
Nossa Empresa apresenta algumas propostas de ações para voltadas para a abordagem da Sustentabilidade Econômica, adotando os seguintes objetivos:
	Titulo da Ação: Governo, Empresa L& Construção e Sociedade
	Objetivo:
	Ação
	Resultados esperados
	
Divulgação
	A. Interagir Empresa e Governo
	Promover eventos junto com os órgãos governamentais envolvendo temas sobre a responsabilidade ambiental, que permitam aos colaboradores entender o processo de licenciamento ambiental, o destino e tratamento de resíduos da Construção Civil resultante e suas atividades de construção, reformas, reparos e demolições de estruturas e estradas, remoção de vegetação, escavação de solos, etc.;
	
	B. Divulgação as ações de sustentabilidade.
	Mostrar por meio da rede mundial de comunicação, as ações sustentáveis que nossa empresa pratica.
	
	C. Portal Sustentabilidade da L&Construção 
	O Portal visa reunir informações sobre boas práticas sustentáveis, estudos, trocas de experiência e publicações sobre as contratações públicas sustentáveis do governo e outras empresas colaboradoras de nossa visão de futuro.
	Realização 
	A. Promover parceria com o plano de governo “Minha Casa minha Visa”.
	Construção de casas populares
	
	B. Promover construção de casas populares.
	Prover a construção de casas populares com tijolos economicamente sustentáveis
	
	C. Estrutura mais segura.
	Como as colunas são embutidas nos furos, a carga de peso é mais bem distribuída; Redução no uso de madeiras nas caixarias dos pilares e vigas;
Economia de 70% do concreto e argamassa de assentamento e de 50% de ferro; Maior durabilidade, podendo ser até seis vezes mais resistentes que os convencionais; Fácil acabamento, já que pode ser utilizado apenas com um impermeabilizante, podendo dispensar o uso de tintas e outros acabamentos. O assentamento dos azulejos também pode ser feito diretamente sobre os tijolos; Isolamento térmico e acústico, gerados pelos furos no meio dos tijolos, que formam câmaras de ar.·.
3. PROPOSTA DE AÇÕES DA EMPRESA L&CONSTRUÇÃO VOLTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.
E como fazer isso? Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade, ou seja, se mantenham para o futuro. Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis. A adoção das medidas que deemsustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, garantindo a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.
Nossa Empresa apresenta algumas propostas de ações para voltadas para a abordagem da Sustentabilidade Ambiental, adotando os seguintes objetivos:
	Titulo da Ação: Construção de uma Empresa Verde
	Objetivo:
	Ação
	Resultados esperados
	
Realização
	A. Ação Madeira Legal.
	A meta prioritária da L&CONSTRUÇÃO é contribuir com o combate à exploração ilegal da madeira, sendo implementada a Ação Madeira Legal, em parceria com o IBAMA e o Ministério do Meio Ambiente. A medida consiste na comprovação da origem das madeiras para que possamos utilizar na construção dos conjuntos habitacionais, por meio do documento de origem florestal (DOF) e de uma declaração que demonstre o volume e a destinação dessas madeiras na obra. Os empreendedores são obrigados a apresentar o Documento de Origem Florestal - DOF para comprovar a procedência legal das madeiras nativas utilizadas nas construções. Esta ação contribui para o uso de madeira legal e combate o desmatamento ilegal das florestas nativas brasileiras.
	
	B. Produzir uma energia limpa e renovável.
	Aquecedor Solar de Água
O aquecedor solar tem como meta proporcionar uma economia mensal média de 35% do consumo de energia elétrica, contribuindo para reduzir a conta de luz.
O Sol fornece anualmente quinze mil vezes mais energia do que a consumida pela população mundial. Há várias formas de aproveitar a energia solar, entre as quais destacamos o aquecedor solar de água, que é uma excelente tecnologia para produção de energia limpa e renovável.
	
	C. Minimizar os impactos gerados pelos gases do efeito estufa.
	Arborização e urbanização de praça para comunidade carente
Incentivar a arborização urbana é uma estratégia para minimizar os impactos gerados pelos gases do efeito estufa - GEE, produzidos na construção, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar e para a redução do efeito ilha de calor nas áreas urbanas. O plantio de árvores na área do empreendimento contribui também para a melhoria do conforto térmico das habitações, como também a construção da praça com quadras esportivas e brinquedos infantis para a interação da sociedade com o meio em que vive.
Desta forma, a L&CONSTRUÇÃO adota como norma da empresa que a cada conjunto habitacional construído e feito uma praça bem arborizada, numa proporção de uma árvore para cada unidade habitacional. 
4. PROPOSTA DE AÇÕES DA EMPRESA L&CONSTRUÇÃO VOLTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE SOCIAL
A sustentabilidade social é um dos mais importantes setores para a mudança nos panoramas da sociedade. O modo de vida pós-capitalista levou não apenas o homem, mas também o próprio espaço urbano a degradações. A desigualdade social, o uso excessivo dos recursos naturais por uma parte da população enquanto a outra cresce desmedidamente são fatores que são extremamente combatidos no âmbito da sustentabilidade social. Pode-se afirmar que a sociedade obedece a relações intrínsecas com os outros setores de base da sociedade (acesso a educação, desenvolvimento das técnicas industriais, econômicas e financeiras, além dos fatores de ordem político e ambiental) então um primeiro passo que deve ser tomado para a resolução dos agravantes sociais é justamente a responsabilidade social e a agregação a sustentabilidade desses setores.
No tocante a aplicação sustentabilidade social pelas empresas, é possível ressaltar que há crescente investimento das grandes marcas do mercado, principalmente os órgãos mais ligados as relações financeiras. Além disso, as indústrias e empresas que vem se envolvendo na sustentabilidade social (ou responsabilidade social), as indústrias sustentáveis, tendem a exercer um imprescindível papel para toda a comunidade. Quando se tomam medidas como investimentos em promoção de trabalhos e de renda, investimento em projetos de ordens sociais, com saúdes, etc. são medidas que visam a igualdade entre os cidadãos e os exercícios da cidadania entre outros ganhos. Muitas empresas tem se empenhado ultimamente para esses tipos de projeto, uma vez que eles promovem uma excelente imagem da própria empresa.
A sustentabilidade social visa o bem-estar da sociedade de hoje e a de amanhã em iguais medidas. Para que ela de fato se concretize é necessária grande campanha de divulgação, instalada tanto pelas macroestruturas (setores políticos e básicos) quanto por empresas que visem os projetos e a aplicação da mesma. A mobilização social para esse fim também é um fator determinante para a melhora da qualidade de vida.
Nossa Empresa apresenta algumas propostas de ações para voltadas para a abordagem da Sustentabilidade Social, adotando os seguintes objetivos:
	Titulo da Ação Interação entre a L&Contrução e sociedade
	Objetivo:
	Ação
	Resultados esperados
	
Ação 
	A. Erradicar o trabalho infantil.
	Educar e capacitar profissionalmente os jovens
Como determina a legislação brasileira, a empresa não deve utilizar trabalho infantil (menores de 14 anos), mas é positiva a iniciativa de empregar menores de14 há 16 anos como aprendizes, para sua capacitação profissional, desde que inclua a exigência de sua permanência na escola;
Igualar as pessoas independente de sua origem.
	
	B. Uma sociedade mais justa e igual a todos.
	Devem ser oferecidas oportunidades iguais às pessoas, independente de sexo, raça, idade, origem, orientação sexual, religião, deficiência física, etc. A empresa que contempla tal tema em seu código de conduta tornando se agente fundamental na redução da violência oriunda das injustiças e exclusões. Para L&Construção, igualar estas oportunidades é uma barreira em função das atividades desenvolvidas no canteiro de obra, que exigem força e boa condição física;
	
	C. Comprometimento com seus funcionários.
	Para o registro da cumplicidade de responsabilidade social com seus funcionários
A empresa deve estender os valores que sustentam seu relacionamento com a força de trabalho, disseminando-os pela cadeia de fornecedores, empresas parceiras e terceirizadas, a fim de garantir a qualidade nos serviços.
3
CONCLUSÃO
São diferenciais cada vez mais importantes para as empresas que fabriquem produtos ou prestem serviços que não degradem o meio ambiente, promovam a inclusão social e participem do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte. Estudos comprovam que as empresas que cultivam uma forte imagem de responsabilidade social apresentam melhor desempenho financeiro, inclusive no mercado acionário.
Este estudo apresenta um dos passos iniciais para um processo de redução dos impactos ambientais. A analise aqui apresentada funciona como subsidio para que os responsaveis pelo canteiro de obras formulem diretrizes para intervenções visando a um processo construtivo mais sustentável. 
O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem à sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.
4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARBONARI, Maria E. E.; SILVA, Gibson Z. (orgs.); PEREIRA, Adriana C. (orgs.) et al. Sustentabilidade na Prática : Fundamentos, Experiências e Habilidades. 1ª ed. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.
CORAL, Elisa. Modelo de Planejamento Estratégico para a Sustentabilidade Empresarial. Florianópolis: UFSC, 2002.
DRUCKER, P. Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira, 2001.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento Includente, Sustentável e Sustentado. Rio de Janeiro: Garamond,2006.
Atitudes Sustentáveis (Site). Disponível em: http://www.atitudessustentaveis.com.br>. Acesso em Setembro, 2013.
Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC). Disponível em: . Acesso em Setembro, 2013.
Instituto Carbono Brasil (Site). Disponível em: . Acesso em Setembro, 2013.
www.abrhrs.com.br/content/artigo_download.php?id, acessado em 29 de novembro de 2013.
http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-sustentavel, acessado em 29 de novembro de 2013
http://www.uff.br/sg/index.php/sg/article/viewFile/V6N3A10/V6N3A10, acessado em 7 de dezembro de 2013.

Continue navegando

Outros materiais