Buscar

CASOS CONCRETOS 7 AO 10 FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 7 :
I. Qual seria para Durkheim o objeto de estudo evidenciado no texto? Justifique dentro da postura metodológica proposta pelo autor.
- 
Resp:
 O objeto é o fato social: A violência contra a mulher/ Violência Doméstica. Durkheim define os fatos sociais como “maneiras de agir, pensar e sentir que apresentam a característica marcante de existir fora da consciência individual.”
-
II. O fato tratado no texto é normal ou patológico? Justifique. 
- Resp:
 Para Durkheim, o crime, enquanto acontecimento que se repete, é um fato social normal. Fato Normal – está dentro dos limites estabelecidos pela consciência coletiva, ou seja, não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que refletem os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população.
-
Questão de múltipla escolha:
 (UEL/2009) Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. 
As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social. 
Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim. 
O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade. 
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais. 
 O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade. 
 O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social. 
Assinale a alternativa correta. 
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas. 
b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas. 
c) Apenas as afirmativas II e III são corretas. 
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas. 
e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
-
Resposta: Alternativa C.
--
Caso Concreto 8:
(I) Que tipo de sociedade e de solidariedade social correspondente se encontra no caso em questão? Justifique. 
Resp:
 Sociedade simples ou tradicional e Solidariedade Mecânica; onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão trabalho social (a consciência coletiva exerce todo seu poder de coerção sobre o indivíduo). Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. É justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.
(II) Que tipo direito é predominante nesta sociedade? Justifique. 
Resp:
 Direito Repressivo – A preocupação principal desse tipo de direito é punir aquele que não cumpre determinada norma social através da imposição de dor, humilhação ou privação de liberdade. 
--
Caso Concreto 9:
QUESTÃO DISCURSIVA: 
A partir do texto abaixo, analise a relação entre infraestrutura e superestrutura na obra de Marx. 
“Para citar mais uma vez Nabuco, ele dizia no século XIX que escola e senzala eram polos que se repeliam. Hoje pode-se dizer que e escola e a desigualdade se repelem. São resultados de pesquisa: a escola melhora a percepção dos direitos, aumenta o senso crítico, incentiva a participação política, melhora a qualidade do voto. Não foi por acaso que chegamos ao século XXI com estatísticas ainda vergonhosas de analfabetismo, sobretudo de adultos. Educar o povo é perigoso. Basta educar a elite. Os colonizadores portugueses criaram esta regra, os colonizadores internos a consolidaram. (José Murilo de Carvalho, JB,10/03/2001). 
Resp: 
 Para Marx é o conjunto de relações sociais de produção que forma a estrutura da sociedade, e é a partir desta estrutura que as instituições sociais e políticas vão se constituir. Neste caso percebe-se que o sistema educacional brasileiro, que faz parte da superestrutura, historicamente serve como instrumento de dominação da elite, interessada em manter o povo sem acesso à educação e, consequentemente, sem desenvolver o senso crítico e sendo mais fácil de ser controlado pelos detentores do capital. 
QUESTÃO DE MÚTIPLA ESCOLHA: 
 
 Segundo Karl Marx, "o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual, em geral". A partir desta afirmação, Marx resume sua teoria da história, também denominada de: 
a) Racionalismo cartesiano 
b) Socialismo científico 
c) Fenomenologia do espírito 
d) Individualismo metodológico 
e) Materialismo histórico 
Resp. Correta: Letra E, pois é este o método de análise social marxista, segundo o qual as relações materiais que os homens estabelecem entre si e o modo como produzem em seus meios de vida formam a base de todas as suas relações.
---
Caso Concreto 10:
QUESTÃO DISCURSIVA: 
 A partir do texto abaixo, construa uma análise que contemple a perspectiva teórica de Karl Marx sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. 
"A arrumação da ordem era calculada e os favelados contidos. Mas será que a elite imaginava que eles entendiam que eram inferiores mentalmente e que estavam conformados indefinidamente com o destino a eles reservado? Será que imaginavam que estas pessoas discriminadas entendiam que isso era uma fatalidade imutável? Tudo mudou com a abertura democrática, a globalização, a televisão. Escândalos e mais escândalos no Brasil e nunca os culpados vão para a cadeia. Quem é que lota os presídios? E começaram a haver manifestações de afirmação de cidadania. Legítimas e as ilegítimas”.(entrevista do diretor do Instituto de Segurança Pública, Jorge da Silva, JB, 31 maio 2003. Ideias, p. 3) 
Resp: 
 Para Marx as classes economicamente dominantes desenvolveram formas de dominação políticas que lhes permitem apropriar-se do aparato do poder do Estado e com ele, legitimar seus interesses sob a forma de leis e planos econômicos e políticos. Neste sentido, a crítica Marxista é a de que o Direito nada mais é do que um instrumento de legalidade da exploração capitalista, e o Estado é um coletivo ilusório. 
QUESTÃO DE MÚTIPLA ESCOLHA:
 
“A propaganda, seja ela comercial ou ideológica, está sempre ligada aos objetivos econômicos e aos interesses da classe dominante. Essa ligação, no entanto, é ocultada por uma inversão: a propaganda sempre mostra quem sai ganhando com o consumo de tal ou qual produto ou ideia não é o dono da empresa, nem os representantes do sistema, mas, sim, o consumidor." (Aranha e Martins, 1999, p. 50). O texto refere-se ao conceito de ideologia que, de acordo com Karl Marx, é: 
a) O conjunto de ideias da classe dominante presente em todas as épocas. Quando uma nova classe passa a dominar, ela apresenta o seu interesse de forma explícita desconsiderando o interesse de todos os membros da sociedade. 
b) O conjunto de ideias que reproduzem valores etnocêntricos da classe dominante que é possuidora de uma educação formal erudita, política e econômica, que fornecem subsídios para o desenvolvimento político e econômico da nação. 
c) O conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo, no qual cada um possui uma ideologia própria. 
d) O conjunto de ideias que determina o modo de pensar, sentir e agir de uma sociedade que tem como propósito a homogeneidade das ações sociais,que permitiria uma melhor coesão social.
e) O conjunto de ideias da classe dominante que faz uso de ferramentas simbólicas voltadasà criação e/ou manutenção das relações de dominação. 
Resp. Correta é a letra E, porque através dos aparelhos ideológicos o que é resultado de uma posição particular da classe dominante é apresentado com algo válido para todos, mascarando a realidade.

Outros materiais