Buscar

CASOS CONCRETOS 1 AO 6 RESOLVIDOS - FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASO 1
Questão discursiva: 
Leia o diálogo a seguir. 
 - Hoje o sol está de rachar! 
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor? - Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor! 
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
RESPOSTA: Uma das principais diferenças entre o pensamento cientifico e o senso comum é o fato de o pensamento cientifico ter provas do que afirma ser verdade ou seja é comprovado cientificamente, já o senso comum surge muitas vezes através do mito, ou do “achismo”, é tudo aquilo que não tem comprovação cientifica. Ex: Mito de que gato preto da azar, Tomar leite com manga causa dor de barriga, etc;
	CASO 2
Roberto da Matta, célebre antropólogo brasileiro, mostra que os fenômenos que compõem a 
matéria-prima das Ciências Sociais são complexos. Explique por que razão existe essa 
complexidade. 
Roberto da Matta, célebre antropólogo brasileiro, mostra que os fenômenos que compõem a matéria-prima das Ciências Sociais são complexos. Explique por que razão existe essa complexidade.
RESPOSTA: A matéria prima das ciências sociais são eventos complicados e que podem acontecer em ambientes diferenciados, tendo a chance de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento e com a sua posição numa cadeia de eventos anteriores e posteriores.
	CASO 3
Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: 
Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autor fez as seguintes observações no seu diário: "Frequentemente me pergunto que vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo. Onde nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui ... Nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamente falando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...)" (Trecho extraído do livro Antropologia cultural/Franz Boas. Celso Castro (org). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004). 
(i) Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa? 
RESPOSTA: 
Trecho: Descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo.
 O método utilizado pelo antropólogo foi o de campo foi a ETNOGRAFIA, ele se introduziu na sociedade “selvagem” que pretendia estudar com o objetivo de investigar seus costumes culturais coletando dados. 
(ii) Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por Franz Boas. 
RESPOSTA: Para Franz Boas o relativismo cultural era a forma de estudar/observar a cultura desconhecida compreendendo a visão do outro sem a visão etnocêntrica, ele acreditava que cada sociedade tem sua particularidade e é justamente essa variedade que torna a vida humana uma riqueza.
	CASO 4
Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: 
Em plena Nova York surge um Capitão-América diferente: Seu nome é Vishavjit Singh. Ele é praticante do Siquismo, uma religião indiana e uma das características dos sikhs (os praticantes dessa religião) é o uso do turbante. 
Vestido de Capitão América e usando um turbante azul na cabeça ele diz: "Quero desafiar as percepções das pessoas, elas tomam um choque quando me veem". 
Singh é um engenheiro de software pela manhã e um cartunista apaixonado à noite. Em suas histórias em quadrinhos, que ele expõe em um site da internet chamado SIKHTOONS.COM, ele já havia inventado o super-herói de turbante. Seus cartoons descrevem como é a vida dos sikhs nos Estados Unidos, enfocando o patriotismo que ele sente pelo país em que nasceu (ele é americano) e o orgulho pela religião a qual pertence. Vishavjit criou o personagem do Capitão-América de turbante juntado os aspectos culturais das sociedades americana e indiana, para assim lutar contra a intolerância. Diz ele: "Eu percebi que eu tinha que desenhar algo novo e o novo filme Capitão América me deu uma ideia. Que tal um super-herói que tem uma barba e um turbante e que luta contra a intolerância?"
 Confundido com sendo um muçulmano e alvo de intolerância, Vishavjit resolveu desafiar as pessoas e dar um passo além: não só desenhou como se vestiu com as roupas de seu personagem. "Quando eu coloquei a fantasia pela primeira vez, foi um dos dias mais incríveis da minha vida, foi como se um interruptor tivesse sido ligado, estranhos estavam me abraçando, policiais me pediam fotos, eu estava sendo arrastado para casamentos". 
A matéria acima retrata as contradições de um fenômeno contemporâneo chamado multiculturalismo. 
Em que consiste esse fenômeno? 
RESPOSTA: é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. 
Apresente, justificadamente, exemplos de ações na sociedade contemporânea em que se verifique a valorização da diversidade cultural. 
RESPOSTA: As ações em favor do multiculturalismo são chamadas de ações afirmativas, que são políticas focais que investem recursos direcionados aos grupos discriminados e excluídos. A medidas destas políticas visam combater qualquer tipo de discriminação e promover o acesso à educação, saúde, trabalho, redes de proteção social e reconhecimento da cultura de cada grupo. 
Podemos exemplificar como ações afirmativas: 
- contratação e promoção de membros de grupos discriminados;
- acesso à educação por via de cotas e fundos de estímulo; 
- bolsas de estudo;
- empréstimos e preferência em contratos públicos; 
- cotas de participação na mídia, na política e outros âmbitos; 
- reparações financeiras;  
- políticas de valorização identitária. 
	CASO 5
“Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca… Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês." (Cecil Rhodes, colonizador britânico). 
O texto acima evidencia uma forma de pensamento e uma visão de mundo dos europeus típica do século XIX. Indaga-se: 
Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo no século XIX?
RESPOSTA: Como inferiores.
Qual a forma de pensamento embasava essa visão, e que o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
RESPOSTA: Se baseava na influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros, eles levavam a "missão civilizadora" para esses países e utilizavam essa “missão” para mascarar a conquista e a dominação.
	CASO 6
O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva: 
Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.RESPOSTA: Conte definiu a sociedade ou filosofia positiva como uma física. 
Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados. 
RESPOSTA:
Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. 
Metafísico: no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal. 
Positivo: a humanidade busca respostas científicas todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos dois estágios anteriores.

Outros materiais