Buscar

AV2 Psicologia Social I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0162_AV2_201401069649 » PSICOLOGIA SOCIAL I
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201401069649 - CLÁUDIA ADRIANA MAGALHÃES TEIXEIRA
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	Turma: 9009/OC
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 04/06/2016 11:09:38
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201401190089)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de atribuição de causalidade é um tópico bastante estudado e de grande importância na Psicologia Social que mostra como, através do senso comum, procuramos estabelecer as causas das coisas. Descreva o processo de atribuição diferencial de causalidade "interna e externa" comentando a influencia que tal processo exerce sobre o comportamento humano.
	
	
Resposta: O processo de atribuição de causalidade refere-se à atribuição de causas sobre um determinado comportamento do indivíduo frente a uma situação social, no qual quando se trata de nós mesmos, costumamos atribuir nosso comportamento às causas externas, circunstanciais, ou seja, ambientais (do ambiente), mas quando se trata dos outros atribuímos tal comportamento devido às causas internas desta pessoa, ou seja, causas pessoais, referentes aos seus traços de personalidade. Isso acontece porque quando estamos vivenciando alguma situação, o nosso foco é o ambiente, que nos "prende a atenção", e ao contrário, quando estamos como expectadores desta, não perdemos a nossa atenção para com o ambiente e focamos nossa atenção diretamente na pessoa que estamos observando e desta forma parece que ela é responsável por tudo aquilo que está acontecendo no momento, o que com isso poderemos estar fazendo um julgamento equivocado diante da situação, ao esquecermos de outros fatores que desencadearam-na.
	
Gabarito: Apresentamos a necessidade de viver em um mundo relativamente estável e previsível e, para tanto, tentamos atribuir causas aos fenômenos que observamos, um processo denominado pela psicologia social de atribuição de causalidade. Nessa análise de causalidade são consideradas as forças pessoais e as forças ambientais da ação que se deseja verificar. Com essa análise podemos considerar que as ações derivam de uma causalidade pessoal ou uma causalidade impessoal. Se percebemos uma ação como derivada principalmente de forças pessoais, estamos fazendo uma atribuição de causalidade pessoal, isto é, vemos aquela ação como proveniente de uma disposição pessoal; se, por outro lado, atribuímos a ação a forças externas às pessoas, ou seja, a forças sobre as quais ela não tem controle, estamos fazendo uma atribuição de causalidade impessoal, isto é, percebemos a ação como proveniente de forças ambientais, derivada de algo sobre o qual ela não tem controle.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201401249402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diariamente, tomamos decisões de forma constante. Algumas delas são mais importantes que outras. Mas seja qual for a sua importância, o certo é que continuamente precisamos escolher entre duas ou mais alternativas. Assim, nossas decisões acarretam consequências importantes tanto para nós mesmos como os que podem estar envolvidos de forma direta ou indireta. Ofereça argumentos que esclareça o termo ¿dissonância cognitiva¿.
	
	
Resposta: Todos os dias e a todo momento da nossa vida precisamos tomar decisões. Dentre essas decisões precisamos estar escolhendo entre duas ou mais alternativas. Essas decisões independente de serem mais ou menos importantes acarretam consequências para nós mesmos ou para os demais envolvidos direta ou indiretamente. Este conceito refere-se a Dissonância Cognitiva, o qual ao decidirmos sobre uma das opções, sabe-se também que a nossa decisão implica em consequências, uma vez que há pontos negativos na opção escolhida por nós e ao mesmo tempo há pontos positivos na opção descartada, pela gente. Mas precisamos escolher, porque seja qual for a nossa escolha dentre as opções a serem escolhidas, esta permitirá que não mais venhamos a nos sentir com uma sensação de sofrimento psíquico que nos causa certo desconforto. Logo, como forma de restabelecimento de bem-estar, este termo Dissonância Cognitiva relaciona-se à uma melhor adaptação do indivíduo.
	
Gabarito: A dissonância cognitiva é um estado psíquico que consiste em um sentimento de desconforto como consequência da discrepância entre o conteúdo que a pessoa acredita ser verdadeiro e aquilo que a pessoa sabe de verdade que é. Refere-se as ideais conflitantes com as crenças pessoais.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201401187848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Psicologia Social, enquanto campo de conhecimento científico tem por objeto de estudo, EXCETO:
	
	
	A influência que a mera expectativa da presença das pessoas apresenta sobre os comportamentos humanos.
	
	O processo cognitivo gerado pela interação social.
	
	A influência recíproca entre pessoas na interação social.
	 
	O mesmo objeto de estudo da Sociologia.
	
	A influência da presença das pessoas sobre a apresentação de outras pessoas.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201401249505)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de preparação das pessoas para o desempenho de papéis sociais, que implica no desenvolvimento de habilidades psicológicas e físicas de maneira a serem capazes de preencher expectativas comportamentais do grupo ao qual pertencem, denomina-se:
	
	
	Comportamentalismo
	
	Inspecionismo
	
	Voluntarismo
	 
	Socialização
	
	Estruturalismo
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201401249528)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Avalie a seguinte situação com base na classificação de atitudes: Uma pessoa decide viajar para rever os amigos da infância e sua família. Ela não se importa com conforto ou com a duração da viagem e nem avalia as consequências da mesma. Sem qualquer planejamento, apenas deseja passar suas férias de forma feliz ao lado dos que ama. Pode-se interpretar que:
	
	
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base afetiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base cognitiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.
	
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base cognitiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base comportamental em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	 
	Com base na classificação de atitudes, há uma atitude de base afetiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201401811216)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A discriminação ocorre com maior frequência contra a raça negra e mais precisamente em relação aos negros pobres, se agravando contra as mulheres, crianças e idosos negros e pobres. Assim a discriminação poder ser considerada:
	
	
	quando uma pessoa é tratada de forma desigual por pertencer a uma classe social qualquer
	 
	como sendo o tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc...
	
	como sendo qualquer pensamento ou atitude que interligue as raças humanas
	
	quando uma pessoa é classificada pelo seu jeito de ser identificado
	
	como sendo um ato de pura violência contra alguns tipos de pessoas
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201401263149)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Todos os dias, a todo momento precisamos tomar decisões. Dentre essas decisões precisamos estar escolhendo entre duas ou mais alternativas. Essas decisões independente de serem mais ou menos importantes acarretam consequências para nós e para os demais envolvidos direta ou indiretamente. De qual conceito estamos nos referindo?
	
	
	Conflitos grupais
	 
	Dissonância cognitiva
	
	Pensamento grupal
	
	Dilemas sociais
	
	Desindividuação
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201401263104)
	Pontos:1,0  / 1,0
	O amor que se caracteriza pelo respeito mutuo, apego, afeição e confiança é definido segundo a psicóloga Elaine Hatfield e suas colegas como:
	
	 
	Amor Companheiro
	
	Amor Verdadeiro
	
	Amor Paixão
	
	Amor Nostálgico
	
	Amor Romântico
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201401648660)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O aluno que inicialmente se sentia tranquilo em relação a avaliação do semestre, no momento em que encontra o grupo de colegas da turma, que parecem extremamente nervosos frente à proximidade da avaliação, começa se inquietar. A que teoria esse exemplo se refere:
	
	
	Conformismo
	 
	Influência Social Informativa
	
	Persuasão
	
	Estabilidade
	 
	Conformidade
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201401811716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mas o que acontece quando os governadores e os juízes são autoritários e quando alguns legislam em causa própria? Que dizer quando grupos e minorias poderosas forçam a criação de acordos e negociações em proveito próprio? Estamos nos referindo a lei natural ou positiva da ética?
	
	
	Lei da dimensão crítica e propositiva da ética.
	
	Lei eterna, isto é, a lei divina.
	
	Lei natural, isto é, o referencial é a natureza.
	
	Lei da construção coletiva de valores.
	 
	Lei positiva, isto é, a prescrita por um legislador.

Outros materiais