Buscar

Av seminario em serviço social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201303225459)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Sob o olhar das elites, os movimentos messiânicos foram considerados retrógrados e antimodernos, pois encontravam fundamentos em valores ou sentimentos tradicionais. Foram tratados como manifestações irracionais de fanatismo e loucura coletiva. Além disso, devido seu crescimento e crítica à República, foram vistos como uma ameaça à ordem estabelecida. Por isso deviam ser radicalmente eliminados. A partir da abordagem da Professora Maria Isaura Pereira de Queiroz, comente sobre as principais características dos movimentos messiânicos.
		
	
Resposta: Eram reações das camadas populares, que usavam dos seus meios para se manifestarem. Não eram aberrações, utilizavam-se dos grupos que participavam ( como os grupos religiosos/messianicos) para protestarem por seus direitos. Não eram alienados só buscavam seus direitos.
	
Gabarito: 1) os movimentos messiânicos comprovam que as sociedades patrimonialistas não são estagnadas, mas sim possuem uma dinâmica interna própria, 2) os movimentos messiânicos não são aberrações sociais, mas sim reações normais de sociedades tradicionais em momentos de crise; 3) O apelo a valores religiosos não seria uma atitude alienada, mas a expressão da revolta por meio do único canal possível no contexto cultural tradicional;4) os líderes messiânicos não seriam psicopatas megalômanos, mas místicos ou ascetas frequentes na tradição judaico-cristã, dotados de qualificações intelectuais acima da média de seus liderados; 5) os conflitos eventualmente deflagrados não se devem à ignorância ou ao caráter retrógrado das massas ou de seus líderes, mas a interesses políticos e econômicos locais e regionais e à intolerância das autoridades civis e religiosas; 6) muitos movimentos, quando não hostilizados e tolerados em suas especificidades, consistem em interessantes experiências de desenvolvimento regional, Tais seriam os casos de Santa Brígida e de Juazeiro;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303235166)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Explique a abordagem Culturalista sobre os chamados Novos Movimentos Sociais:
		
	
Resposta: Os novos movimentos sociais eram pontuais e não atacavam os existentes, eram diretose objetivos. Buscavam uma reforma de pensamento que havia se consolidado na Cultura existente. Buscavam novos direitos o qual acreditavam. Uma novo movimento social podemos citar o exemplo do movimento feminista, onde a camada do sexo feminino luta pelo uso livre do seu corpo. Onde antes as mulheres nem se quer podiam votar ou engajar no mercado de trabalho. Diante dos movimentos sociais que se engajaram isso já se tornou possível, onde as mulheres saem para trabalhar e podem votar.
	
Gabarito: de acordo com a abordagem Culturalista, de fundamentação weberiana, os Novos Movimentos Sociais transcendem a clássica dicotomia da luta de classes. Eles não estão reduzidos à lógica marxista em que a consciência de classe se sobrepõe à consciência do indivíduo, como ocorre na definição dos movimentos sociais clássicos. Os Novos Movimentos Sociais se desenvolvem a partir das subjetividades dos indivíduos em suas visões de mundo. Por isso, eles são identificados como forma de Ação Coletiva dos Indivíduos. É o caso, por exemplo, dos movimentos ambientalistas em que não se está lutando contra uma classe dominante nem seus participantes pertencem a uma classe dominada. A questão ambiental é de interesse difuso, pois atinge a todos indeterminadamente e a mobilização social depende da identificação subjetiva de cada sujeito com a causa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303251590)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	) os movimentos sociais são resultados das contradições inerentes à estrutura social, ou seja, a forma como a própria sociedade está organizada. No caso do modelo capitalista, sua principal contradição está no fato da riqueza ser socialmente produzida pelo trabalho, mas sua apropriação ser privada. Isso quer dizer que os operários produzem a riqueza, mas quem usufrui é a burguesia, por ser esta a dona dos meios de produção. Essa definição de Movimentos Sociais é pertinente a abordagem teórica denominada:
		
	
	harmônica, defendida por Émilie Durkheim.
	 
	histórica-estruturalista, defendida por Karl Marx.
	
	culturalista, defendida por Émilie Durkheim.
	
	histórica-estruturalista, defendida por Max Weber.
	 
	culturalista, defendida por Max Weber.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303242183)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Por que a abordagem neopositivista, de fundamentação durkheimiana, nega a existência de conflito em sociedade?
		
	
	Porque o conflito tem origem no marxismo
	
	Por que a sociedade se contradiz.
	 
	Porque os indivíduos quem determinam a sociedade e não o contrário.
	
	N.D.A. ¿ Nenhuma das anteriores!
	 
	Porque é a sociedade que determina os indivíduos e não o contrário. Por isso, não existe conflito, pois a sociedade não se contradiz.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303239111)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fome, êxodo rural, cidades superpopulosas, elevadas jornadas de trabalho (16-18 horas/dia), desemprego e diversas epidemias de tifo e tuberculose.¿ Podem ser considerados como efeitos colaterais do:
		
	
	Movimento Social
	
	Projeto radical
	 
	Capitalismo consolidado
	
	Nacionalismo
	
	Socialismo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303251602)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Poder Constituinte (PC) é o poder de elaborar ou reformular uma Constituição. Ele pode ser chamado de Poder Constituinte Originário (PCO), porque cria a nova ordem constitucional ou de Poder Constituinte Derivado (PCD), porque a sua possibilidade de alterar a Constituição . Este último é subdividido em Poderes Reformador, Decorrente e Revisor. Assim, marque a alternativa correta:
		
	
	Poder Constituinte Derivado Decorrente (PCDD) é o poder de alterar a Constituição dentro dos limites impostos pelo Poder Constituinte Originário (PCO)
	 
	Poder Constituinte Derivado Reformador (PCDR) é o poder de alterar a Constituição dentro dos limites impostos pelo Poder Constituinte Originário (PCO)
	
	Poder Constituinte Derivado Revisor (PCDR) é o poder conferido aos Estados-membros de se estruturarem conforme a Constituição Nacional
	
	Poder Constituinte Derivado Reformador (PCDR) é o poder conferido aos Estados-membros de se estruturarem conforme a Constituição Nacional
	 
	Poder Constituinte Derivado Revisor (PCDR) é o poder de alterar a Constituição dentro dos limites impostos pelo Poder Constituinte Originário (PCO)
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303289857)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O período de transição do Brasil monárquico para o período republicano é marcado pela continuidade das contradições na estrutura social. A crescente desigualdade e a opressão exercida pelos "coronéis" agravam mais ainda o quadro de miséria e desesperança. É nesse contexto que surgem os fenômenos sociais no campo conhecidos como:
		
	 
	messianismo e banditismo.
	
	messianismo e coronelismo
	
	banditismo e tenentismo
	 
	tenentismo e coronelismo
	
	marxismo e positivismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303235173)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sob a inspiração do socialismo soviético, o movimento operário no Brasil cresceu e fundou:
		
	
	o partido do movimento democrático brasileiro em 1980.
	
	o partido socialista brasileiro em 1988.
	 
	o partido comunista do Brasil (PCB) em 1922.
	
	o partido dos trabalhadores em 1980.
	
	o partido social-democrata brasileiro em 1988.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303652008)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿É preciso a proposição de um sentido de vida social dos sujeitos envolvidos, que seja capaz de motivá-los reciprocamente à ação. É a partir de sua identificação com um sentido subjetivo que o sujeito se engaja em uma ação social coletiva.¿ Essa afirmativase compatibiliza com a seguinte abordagem teórica sobre os movimentos sociais:
		
	
	Histórica Estruturalista de fundamentação Weberiana.
	
	Culturalista de fundamentação Marxista.
	 
	Teórica Culturalista de fundamentação Weberiana.
	
	Histórica Estruturalista de fundamentação Marxista.
	
	Harmonia e equilíbrio de fundamentação Durkheimiana.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303242197)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Complete as lacunas: Podemos dizer que o Terceiro Setor corresponde à _________ da sociedade civil organizada em _________de prestação de serviços públicos não exclusivos do ______ e sem fins lucrativos.
		
	
	Configuração; políticas assistenciais; Estado
	
	Atenção; políticas sociais; capital
	
	Criação; políticas educacionais; Estado
	
	Atuação; políticas civis; Mercado
	 
	Atuação; políticas sociais; Estado

Outros materiais