Buscar

apol 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

uestão 1/5
Leia com atenção o texto a seguir:
“Esta nova configuração do contexto social, econômica e políticas, originada com o processo de globalização da esfera econômica, impôs elementos novos na relação entre Estado e sociedade civil. Neste caso, torna-se impossível considerar que a formulação de políticas públicas é pensada unicamente a partir de uma denominação jurídica, fundamentada em lei, como se o Estado fosse uma instituição neutra, como querem os funcionalistas. (...). Não se pode mais pensar, tampouco, que as políticas públicas são formuladas unicamente a partir dos interesses específicos de uma classe, como se fosse o Estado uma instituição a serviço da classe dominante.”
 
(BONETI, L.W. Políticas públicas por dentro. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006 )
 
Tendo em vista o texto acima citado, analise cada afirmativa a seguir. Assinale a alternativa que apresenta adequada interpretação sobre as políticas públicas, segundo a lógica do texto de Boneti (2006), conforme citado:
	
	A
	Políticas públicas são formuladas pelo poder público, representado pelos governos e pelas leis, que são elementos neutros a favor do bem público.
	
	B
	Políticas públicas são instrumentos utilizados pelos governos para assegurar o interesse da classe dominante.
	
	C
	Política públicas são produto de contínua tensão entre interesses de diferentes grupos sociais, compreendendo interesses dos governos e da sociedade civil. 
Você acertou!
Está correta esta alternativa, sendo que as demais apresentam interpretações equivocadas do texto citado.
	
	D
	Políticas públicas, em tempo de globalização, são expressões de interesses coletivos, cuja neutralidade promove a superação de interesses individuais ou grupais. 
�
Questão 2/5
Analise a questão e responda a alternativa correta. No Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels em 1848, as classes sociais na sociedade capitalista são caracterrizadas por:
	
	A
	Manter a igualdade de condições entre todos. 
	
	B
	Duas classes dicotômicas e antagônicas. 
Você acertou!
Está correta pois no Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels em 1848, as classes sociais na sociedade capitalista são caracterrizadas por duas classes dicotômicas e antagônicas, pois divergem com relação aos seus interesses. As demais afirmativas tratam de classes que pretendem manter a igualdade entre todos.
	
	C
	Três classes colaborativas que se complementam: A, B e C. 
	
	D
	Quatro classes que não se contrapõem entre si. 
�
Questão 3/5
Leia com atenção ao seguinte conceito de políticas sociais:
 “políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.”
(HÖFLING, E. M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos cedes. Ano XXI, n. 55, novembro. 2001)
 
Höfling (2001), apresenta um conceito que envolve a história das políticas sociais:
Dado o conceito acima, assinale, a seguir, a alternativa que traz uma correta caracterização sobre as políticas sociais e sua origem:
	
	A
	As políticas sociais resultam de constantes conflitos de interesses, contando com a pressão de diferentes atores políticos, dos governos e da sociedade civil. 
Você acertou!
Está correta esta alternativa, sendo que as demais apresentam distorções ao conceito de políticas sociais.
	
	B
	As políticas sociais são estratégias dos governos para construir progressivamente uma estrutura política e produtiva de caráter socialista. 
	
	C
	As políticas sociais são ações obrigatórias dos governos, determinadas pelas leis, efetivadas de forma independente dos interesses políticos de grupos ou indivíduos. 
	
	D
	As políticas sociais caracterizam uma resposta às desigualdades do capitalismo, a partir da qual se extinguem as relações de exploração do trabalho pelo capital. 
�
Questão 4/5
Leia atentamente ao texto:
“Os direitos com os quais as políticas públicas se identificam, e devem concretizar, são os direitos sociais, que se guiam pelo princípio da igualdade, embora tenham no seu horizonte os direitos individuais – que se guiam pelo princípio da liberdade.
A identificação das políticas públicas com os direitos sociais decorre do fato de esses direitos terem como perspectiva a equidade, a justiça social, e permitirem à sociedade exigir atitudes positivas, ativas do Estado para transformar esses valores em realidade.”
 
(BEHRING, E.R. BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006)
 
Assinale, a seguir, a afirmativa que apresenta exemplos de direitos sociais a serem promovidos por políticas sociais:
	
	A
	Manifestação do pensamento. 
	
	B
	Inviolabilidade do lar. 
	
	C
	Educação e saúde. 
Você acertou!
Está correta. Pois as demais se referem a outro tipo de direito. 
	
	D
	Ir e vir. 
�
Questão 5/5
Analise a questão e marque a alternativa correta. Sobre a luta de classes, Karl Marx, no Manifesto do Partido Comunista (1848) afirma que:
	
	A
	Representa a luta do dia a dia do trabalhador conquistando espaço na sociedade para avançar para um nível maior de vida entre as classes baixa, média e alta.
	
	B
	É a luta entre as classes médias e as classes mais baixas, a primeira querendo manter seu nível social e suas conquistas, a outra querendo ascender um degrau mais alto impactando sobre a redução do poder aquisitivo da outra. 
	
	C
	É uma luta política contra a burguesia, uma organização do proletariado, que é incessantemente destruída pela concorrência que fazem entre si os próprios operários. Mas, renasce sempre, e cada vez mais forte, mais firme, mais poderosa.
Você acertou!
É a única alternativa correta da questão, pois as demais tratam de estamentos e não de classes sociais (1 e 2) e a 4 apresenta a divisão de classes em países socialistas, o que não possui relação com a abordagem de classes sociais no Manifesto Comunista que a relaciona com o Modo de Produção Capitalista.
	
	D
	É Característica de países com regimes socialistas onde ficam claras as diferenças entre as classes sociais subalternas e classes sociais dominantes. 
�
_1528125189.unknown
_1528125193.unknown
_1528125196.unknown
_1528125197.unknown
_1528125194.unknown
_1528125191.unknown
_1528125192.unknown
_1528125190.unknown
_1528125185.unknown
_1528125187.unknown
_1528125188.unknown
_1528125186.unknown
_1528125181.unknown
_1528125183.unknown
_1528125184.unknown
_1528125182.unknown
_1528125179.unknown
_1528125180.unknown
_1528125177.unknown
_1528125175.unknown

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes