Buscar

1 AV1 06 2016 Tecnologia da Informação

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST0576_AV_201010044362 » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201010044362 - ADRIANA FERNANDES ALVES
	Professor:
	CONSUELO SOARES MEIRA DE AGUIAR
	Turma: 9005/AB
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 18:37:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201010117194)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Gestão refere-se ao processo de atingir objetivos organizacionais com planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.Quais os quatro principais desafios enfrentados pelos gestores ao desempenhar seu trabalho em um ambiente global?
		
	
Resposta: Lidar com a Falta da Informação, com os excessos ou com o conflito de informações.
	
Gabarito: Os principais desafios enfrentados pelos gestores são: competição crescente, recursos decrescentes, tecnologia que muda rapidamente, diferenças culturais dramáticas, restrições legais, e necessidades dinâmicas de seus clientes.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Os principais desafios enfrentados pelos gestores são: competição crescente, recursos decrescentes, tecnologia que muda rapidamente, diferenças culturais dramáticas, restrições legais, e necessidades dinâmicas de seus clientes.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201010150010)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Vários motivos levam a fracasso de uma aplicação de TI, durante o processo de desenvolvimento. Cite o principal desses fatores e explique porque é o principal fator.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O principal fator que leva uma aplicação ao fracasso é FALTA DE COMUNICAÇÃO. O desenvolvimento é uma atividade que depende de profissionais de TI entenderem as necessidades dos usuários, ou seja precisa haver a comunicação entre as partes. E comunicação precisa acontecer nos 2 sentidos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201010303400)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Trinômio SOCIEDADE, CIÊNCIA e TECNOLOGIA é considerado uma relação dialética pois seus conceitos estão intrinsecamente ligados, ou seja, é uma relação contínua entre si, em constante interação e determinação mútua de impactos em sua evolução. Marque a afirmativa FALSA referente às características desta relação dialética.
		
	
	O surgimento das novas tecnologias, numa velocidade rápida e contínua, tem proporcionado transformações no dia a dia do mundo global.
	 
	Para cada momento histórico, diferentes demandas da SOCIEDADE faz com que a CIÊNCIA estude/pesquise e juntamente com a TECNOLOGIA, desenvolvem produtos/serviços para atender tais demandas.
	
	Na atual Sociedade da Informação e do Conhecimento, tal relação dialética tem um dinamismo mais acelerado dos acontecimentos em razão das novas tecnologias.
	
	Alguns temas debatidos desta relação: ética, cidadania, exclusão/inclusão, diferenças, desigualdade e equidade social.
	 
	Esta relação dialética existe somente em razão das novas tecnologias desenvolvidas pela área da informática.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201010063085)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das ferramentas mais estratégicas no papel da tecnologia da informação são os sistemas de gerenciamento de banco de dados. Os quais podem ser definidos como:
		
	
	Dar suporte a pesquisa de informações na organização.
	
	Especificamente as redes das empresas e a internet, que aperfeiçoaram dramaticamente a comunicação das informações entre pequenas e grandes distâncias.
	 
	Oferecem veículos para armazenar e dar suporte ao processamento de grandes quantidades de informações de negócios, tais como dados sobre os empregados, produtos, clientes e fornecedores.
	
	Atender o nível operacional na organização do volume de informações.
	
	Sistemas de processamento de transações que dão suporte a empregados de nível operacional no desempenho das funções rotineiras.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201010058904)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na gestão efetiva das informações, os gestores precisam coletar, processar e disseminar as informações rápida e corretamente para ajudar suas organizações a competir efetivamente no mercado global. Com base nesses objetivos, conclui-se que os gestores devem enfrentar o desafio de:
		
	
	Implantar Sistemas de Informações.
	
	Formular o rumo geral da organização.
	
	Instituir controle dos padrões estabelecidos.
	 
	Lidar com a falta, com o excesso ou com o conflito de informações.
	
	Dar suporte a uma força de trabalho móvel.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201010289460)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS quanto às oportunidades criadas com base na Internet: 
( )Fácil acesso às informações. 
( )Redução dos custos de transação. 
( )Surgimento de novos agentes na ponta de cadeia produtiva, substituindo os tradicionais intermediários. 
( )Eliminação das distâncias físicas. 
( )possibilita a interação social e o comércio eletrônico. 
Marque a resposta CORRETA:
		
	
	F,F,F,F,F
	
	F,V,F,V,V
	
	V,V,F,V,V
	 
	V,V,V,V,V
	
	V,F,V,F,F
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201010616692)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O mercado de trabalho na área de TI é carente de profissionais. A indústria de tecnologia da informação opera com 100 mil pessoas a menos do que necessita para realizar projetos e atingir sua meta. Há tempos existe um déficit de mão de obra nesse setor e a lacuna só vem aumentando". (Dicas Info Exame - edição n. 70). Este é um texto que trata das novas tecnologias da informação em seu contexto profissional. Com base nesta informação da Revista Exame, é possível deduzir:
		
	
	O mercado de trabalho na área de TI está equilibrado, uma vez que não existe desemprego neste campo nas empresas brasileiras.
	
	O mercado de trabalho na área de TI está com excesso de oferta de profissionais, sendo necessário dispensar técnicos qualificados que procuram o mercado no exterior.
	 
	O mercado de trabalho na área de TI está bastante aquecido e com déficit de profissionais qualificados, sendo uma área de evolução incessante, com perfil profissional diferenciado de outras áreas.
	
	O mercado de trabalho na área de TI está bastante aquecido, mas as empresas não estão capacitadas para absorver estes profissionais.
	
	O mercado de trabalho na área de TI está carente de profissionais qualificados, uma vez que apesar do déficit de mão-de-obra, a maioria não possui diploma de curso superior.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201010276649)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Novas tecnologias vêm surgindo no meio empresarial que estimulam a sociedade a lidar com novos desafios no campo legal e ético. Através do exemplo do Google Street View, pode-se fazer uma reflexão sobre que área dos aspectos éticos e legais?
		
	
	Aspectos legais do mundo virtual
	 
	O direito privado a imagem ou o direito público à informação
	
	Segurança da informação
	
	Contratos no mundo virtual
	
	Pirataria na internet
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201010241246)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observe as seguintes afirmativas: I - O mercado de trabalho na área de TI está bastante aquecido e com déficit de profissionais qualificados. II ¿ A tecnologia de informação (TI) é uma área de evolução incessante, com perfil profissional diferenciado de outras áreas. III ¿ A área de TI tem exigências na área de tecnologia que só podem ser cumpridas com cursos no exterior. Estão corretas:
		
	
	Somente I
	 
	I e II
	
	Todas estão corretas
	
	I e III
	
	II e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201010063365)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Toda empresa precisa de informações concisas e confiáveis sobre operações, tendências e mudanças relativas, podendo ser atendida por um banco de dados que armazena dados correntes e históricos de potencial interesse para ampararas decisões. O banco que tem essa funcionalidade é:
		
	 
	Data warehouses
	
	Estrutural
	
	Data Marts
	 
	Relacional
	
	Data mining
	
	
Observação: Estou ciente de que ainda existe(m) 1 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 11/06/2016 18:50:56
	
	Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.
Parte inferior do formulário

Continue navegando