Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201601020376 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	LAURA EUGENIA PEREZ FREITAS
	Turma: 9012/AB
	Nota da Prova: 2,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 10/06/2016 20:27:41
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201601792410)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A partir dos tipos ideais de dominação formulados por Max Weber, indique o que melhor se explica ao texto e justifique a sua resposta, citando duas características pertencentes ao tipo de dominação indicado. "Sócrates (470-399 a.C.) talvez seja o personagem mais enigmático de toda a história da filosofia. Ele não escreveu uma única linha e, não obstante, está entre os que maior influência exerceu sobre o pensamento europeu. Sabemos que viveu em Atenas, passeava pelas praças e mercados onde conversava com toda a sorte de pessoas. Era feio de doer, mas encantava com suas palavras e forma de questionar os valores de sua época. Segundo muitos estudiosos de filosofia antiga, podemos vasculhar o presente e o passado, mas não encontraremos ninguém comparável a ele. Exerceu grande fascínio em seus discípulos, dentre eles Platão". (GAARDER, J. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo, Companhia das Letras, 1995).
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Dominação Carismática. Dominação estruturada na autoridade de uma única pessoa. O poder de comando é exercido por um líder, um profeta, um herói ou um demagogo, que comprove possuir carisma em virtude de poderes mágicos, revelações, heroísmos, ou outros dons extraordinários. As pessoas que obedecem a tais líderes são discípulos ou seguidores que acreditam em suas qualidades extraordinárias. A pessoa de Sócrates exercia fascínio nos seus discípulos pelos seus dons extraordinários.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601064861)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Durkheim, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos que o autor denominou de solidariedade. A solidariedade social exige formas de controle e constrangimento aplicáveis aos indivíduos que ameaçam a coesão social.
Isso posto, identifique e explique: (I) O fato social apresentado no texto; (II) O tipo de sociedade descrita e a forma de solidariedade social existente.
"Tortura Cotidiana: Mulheres nas Sombras" (Veja, 10 outubro 2002)
A lista de horrores já soa, a esta altura, familiar. Meninas proibidas de ir à escola e condenadas ao analfabetismo. Mulheres impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. Milhares de viúvas que, sem poder ganhar seu sustento, dependem de esmolas ou simplesmente passam fome. Mulheres com os dedos decepados por pintar as unhas. Casadas, solteiras, velhas ou moças que sejam suspeitas de transgressões - e tudo que compõe a vida normal é visto como transgressão - são espancadas ou executadas. E por toda parte aquelas imagens que já se tornaram um símbolo: grupos de figuras idênticas, sem forma e sem rosto, cobertas da cabeça aos pés nas suas túnicas - as burcas. Quando o Afeganistão entrou no noticiário por aninhar os terroristas que bombardearam o World Trade Center e o Pentágono, essas cenas de mulheres tratadas como animais voltaram a espantar o Ocidente. (...) Elas veem o mundo através de uma grade de tecido. Sem rosto e sem direitos, as afegãs têm sido vítimas de todo tipo de atrocidades. Qualquer um pode aplicar a lei islâmica.. O mulá (autoridade religiosa) Omar explicou claramente a posição do Talibã: " É um costume milenar, as mulheres, por natureza, são fracas e caem facilmente em tentação. Se deixarmos saírem de casas sozinhas, sem a vigilância de um homem, elas acabam sendo levadas para o pecado."
		
	
Resposta:
	
Gabarito: I- O fato social apresentado são as restrições à mulher verificadas na sociedade afegã. II - Trata-se de uma sociedade simples, com grande força da consciência coletiva e pouca autonomia do indivíduo, caracterizando o que Durkheim denominou solidariedade mecânica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601256206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Antropologia é uma das ciências sociais que estuda o homem em todas as suas dimensões, e tem como objeto principal a...
		
	 
	cultura
	
	economia
	
	política
	
	religião
	
	sociabilidade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601195870)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam:
		
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	 
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada.
	 
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601270167)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De fato, dentre os diversos fenômenos sociais observados, um que se destaca como típico da cultura brasileira é o carnaval. Procurando refletir a compreensão teórica do que seja um fenômeno social, assim como as relações que podemos estabelecer entre o social e o cultural, o fenômeno que constitui o carnaval destaca-se como objeto das Ciências Sociais porque :
		
	
	O carnaval pode ser considerado um objeto de cultura ainda que não seja um fenômeno social.
	
	O carnaval pode ser considerado um objeto de cultura por estar associado à violência.
	 
	Nenhuma das afirmativas está correta
	 
	O carnaval consiste num objeto de cultura porque constitui, como qualquer fenômeno social, produto da inteligência humana.
	
	O carnaval não pode ser considerado objeto de cultura por ser manipulado pela mídia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601257887)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É importante ressaltar que "crenças" transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados, corresponde a um tipo de dominação. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Segundo Weber estamos nos referindo a:
		
	
	Dominação Legal
	
	Dominação Instável
	
	Dominação Tradicional
	 
	Dominação Cultural
	 
	Dominação Carismática
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601282447)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Augusto Comte usa o termo filosofia na acepção que lhe davam os antigos filósofos, particularmente Aristóteles, como definição do sistema geral do conhecimento humano; e o termo positiva designa, segundo ele, o real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil, a segurança frente a insegurança, o preciso frente ao vago, o relativo frente ao absoluto. (João Ribeiro, O que é Positivismo) Animado por esse espírito, Augusto Comte afirma, ao analisar o desenvolvimento do pensamento humano, a existência de uma lei fundamental que denominou Lei dos Três Estados, que, segundo ele, apresentava estágios evolutivos da história humana caracterizados como:
		
	
	Teológico, espiritualista e positivo
	 
	Teológico, metafísico e positivo
	
	Teocrático, materialista e democrático
	
	Teocrático, metafísico e materialista
	
	Teológico, metafísico e materialista8a Questão (Ref.: 201601594019)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual corrente filosófica influenciou os estudos que Emile Durkheim sobre a relação indivíduo - sociedade?
		
	
	Racionalismo.
	
	Pragmatismo.
	
	Idealismo.
	 
	Positivismo.
	
	Marxismo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601251019)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Recentemente presenciamos multidões tomarem as ruas das grandes cidades brasileiras reivindicando melhores condições de vida, em especial nas áreas de saúde, educação e transportes. Essas manifestações expressaram uma conduta humana que visa a atingir resultados previamente pensados pelos seus agentes. Segundo a concepção de Max Weber tal conduta corresponde a uma:
		
	
	Ação afetiva
	
	Acão tradicional
	 
	Ação racional relativa a valores
	
	Ação carismática
	 
	Ação racional relativa a fins
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601292039)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nos grandes centros urbanos brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, a má distribuição de renda se expressa principalmente:
		
	
	( ) Em manifestações públicas.
	
	( ) Na diminuição da criminalidade;
	 
	( ) No grande número de favelas;
	
	( ) Na verticalização de moradias;
	
	( ) Na constatação de boas políticas públicas;
	
	
Observação: Estou ciente de que ainda existe(m) 2 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 10/06/2016 20:40:46

Continue navegando